
O projeto já beneficiou mais de 150 mil jovens em 39 cidades fluminenses
Estão abertas até o próximo dia 11 as inscrições para o Pré-Vestibular Social, um projeto da Fundação Cecierj que já beneficiou mais de 150 mil jovens nos 56 polos de estudo espalhados por 39 cidades fluminenses. Os interessados podem se cadastrar no site www.cederj.edu.br para disputarem as mais de 16 mil vagas que estão sendo oferecidas este ano.
Foi através de uma conversa com um ex-professor de matemática que Gabriel Guarino descobriu o projeto. A informação de que o curso era bom e gratuito o estimulou a ingressar em um dos polos de ensino e o empenho nos estudos o levou a conseguir uma vaga Universidade do Estado do Rio (Uerj). Hoje, o morador do Complexo do Alemão está no 1º período do curso de Ciências Biológicas e se juntou às mais de 150 mil pessoas já atendidas pela iniciativa. “Foi sensacional o período que passei no vestibular social. Aprendi muito e foi importante para ingressar na faculdade. O curso preparatório é muito bom. A oportunidade apareceu e fui em frente. É um projeto de referência para todo o país” disse Gabriel, de 19 anos.
Estagiária no Ministério Público Federal (núcleo de São João de Meriti) na Baixada Fluminense, a aluna do 7° período de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana Saggiomo, de 22 anos, lembra com carinho das aulas do Pré-Vestibular Social no polo de Queimados. No curso, os professores não só a ajudaram nas disciplinas, mas também na escolha da profissão. “Tive tutores importantes que me ajudaram muito. Para nós, jovens, é muito bom porque saímos do Ensino Médio e tudo é uma novidade. Até as datas de inscrição e provas eram passadas por eles. Gostei muito da estrutura oferecida” afirmou Mariana.
O projeto oferece material didático e os dias e horários de aulas do curso variam de acordo com o polo escolhido, podendo ser aos sábados, durante todo o dia, ou duas vezes por semana, com aulas à tarde ou à noite. Fazem parte da grade curricular as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Inglês e Espanhol. A iniciativa é direcionada àqueles que não têm condições de pagar por um curso preparatório.