Meriti oferece novas especialidades para autistas

O atendimento psicológico se estende aos responsáveis pelos alunos

Unidade de ensino trabalha de acordo com a necessidade de cada aluno

Transformada em unidade de ensino especial a Escola Municipal Professora Mariza Azevedo Catarino, em São João de Meriti ampliou o atendimento este ano para os alunos autistas, oferecendo os serviços de fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia como complementos na perspectiva da educação inclusiva. Os serviços são voltados para os alunos, mas a psicologia atuará junto à família do estudante nos casos em que houver necessidade. Os educadores entendem que o envolvimento familiar se faz necessário para que os resultados educacionais sejam mais eficazes e favoreçam a prática em sala de aula. “A escola trabalha a especificidade de cada aluno e faz um acompanhamento com a família para melhorar o desenvolvimento da criança. O nosso atendimento é voltado para todo o universo do autista. Trazer a família para dentro da escola é fundamental nesse processo de aprendizagem deles. Nós instruímos os responsáveis para que dêem continuidade em casa a tudo que é ensinado na escola”, explica a psicóloga Helena Maria da Silva Santos.

 

Referência na Baixada Fluminense, os métodos aplicados na Escola Municipal Professora Mariza Azevedo Catarino têm a aprovação total dos alunos. Mãe de duas meninas com autismo, a dona de casa Francisca Cordeiro, por exemplo, diz que só tem elogios a fazer a unidade de ensino para alunos com deficiência, onde o trabalho desenvolvido vem ajudando o educador a refletir e conhecer sobre o desenvolvimento humano e os processos ensino/aprendizagem com base nos fundamentos teóricos que sustentam sua prática.

Segundo a fisioterapeuta Magda Fernandes, o principal objetivo da fisioterapia é reabilitar, promover a saúde e estabelecer uma vida mais saudável, estando compreendidos os atendimentos aos jovens e adultos. Ela destaca que a fisioterapia deve contribuir, inicialmente trabalhando no desenvolvimento motor e, posteriormente, ativando áreas da concentração e da interação social. Para a chefe da Divisão de Educação Especial, Denise Pereira, o serviço de fisioterapia é de suma importância. “Por ser mais uma ação que visa favorecer o desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos na perspectiva da educação inclusiva”.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.