‘Bloco’ da limpeza de Macaé tira onda com o de Rio das Ostras, onde moradores foram chamados de lixo ao protestarem contra sujeira

O clima de tranquilidade e a limpeza da cidade foram motivos de elogio por parte de visitantes – Fotos:Divulgação/PMM/Rui Porto Filho

“Mas amor, amiguinhos, vamos deixar de ser lixo”. A infeliz colocação feita através das redes sociais pela secretária de Turismo Aurora Siqueira, em resposta à multidão que durante um show no início deste mês protestou contra o excesso de lixo nas ruas – reação contra a precariedade do serviço de limpeza na cidade administrada pelo prefeito Marcelino Borba, o Marcelino da Farmácia –, foi motivo de revolta em Rio das Ostras, assim como a precariedade do serviço de coleta que, de acordo com alguns moradores e comerciantes, ainda não voltou ao normal.

Bem em contrário, a 23 quilômetros da cidade da baleia de bronze, a limpeza vem sendo tratada como realmente essencial. Enquanto os cidadãos riostrenses e visitantes deparam com a ineficiência, em Macaé a gestão dos resíduos sólidos se destaca como um dos pontos mais positivos da administração do prefeito Aluizio dos Santos Junior, o Dr. Aluizio.

Durante os festejos de Carnaval Macaé recebeu 20 ônibus cadastrados de turismo e a ocupação hoteleira chegou a 75%, superando a cidade vizinha. Nos dias de folia os serviços de varrição e coleta foram ampliados, para que a rotina de praias e ruas limpas não fosse quebrada, e a limpeza foi destacada.  Cibele Alves, de 33 anos e Ingrid Santos, de 32 anos, de São Paulo, estiveram em Macaé e elogiaram a limpeza da orla e a infraestrutura do município. “A praia é limpa, o hotel é top, a gastronomia da cidade está de parabéns”, disse Ingrid.

A mesma opinião tiveram Fabiano Vieira, de 45 anos e João Paulo Tavares, de 29 anos, moradores de Campos que foram curtir o Carnaval de Macaé. “A cidade está limpa e o Carnaval muito bom”, afirmou Fabiano.

O espaço está aberto para manifestação da Prefeitura de Rio das Ostras.

Matérias relacionadas:

Secretária de Turismo de Rio das Ostras pede a quem protesta contra o péssimo serviço de coleta para “deixar de ser lixo”

Mais limpa que a cidade vizinha, Macaé vem atraindo visitantes que antes se destinavam às praias de Rio das Ostras

Cidade limpa é outra coisa: apontada como a mais bem cuidada na região, Macaé vem recebendo mais visitantes nos últimos anos

Macaé trava batalha contra acúmulo de resíduos na guerra contra doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus

Precariedade no serviço de coleta de lixo suja a imagem das cidades praianas: queixas são maiores em Cabo Frio

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.