Rio das Ostras vai usar GPS no controle do transporte público

O uso do Sistema de Posicionamento Global vai ser uma das ferramentas usadas pelo Centro de Controle Operacional

Tecnologia será implantada para melhorar o serviço e garantir mais segurança

Os ônibus e vans que operam no transporte de passageiros em de Rio das Ostras – inclusive os veículos do transporte escolar – passarão a ser monitoradas com o uso do Sistema de Posicionamento Global. O GPS vai ser uma das ferramentas usadas pelo Centro de Controle Operacional, que será instalado para visualizar e controlar em tempo real a rota, a velocidade e demais informações dos veículos em circulação. Resolução nesse sentido foi publicada no jornal oficial do município, determinando que os sistemas instalados pelos operadores devem ter capacidade de replicar os dados do monitoramento para o CCO, que está sendo montado na sede da Secretária de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Segundo o secretário Antenor Lopes Martins, o município buscou referências nas cidades onde o sistema já funciona com sucesso.

Pelo estabelecido pela administração municipal os concessionários e permissionários têm três meses de prazo para instalarem os aparelhos de GPS em toda a frota. A partir disso será possível informatizar e criar um banco de dados totalmente digitalizado da Secretaria, inclusive com a possibilidade de acesso por meio da internet e a expectativa é de que com um baixo investimento os permissionários evitem transtornos bem maiores, como roubos de seus veículos, por exemplo, uma vez que muitos veículos não possuem seguro.  “Estamos primando pela segurança do cidadão e melhor administração por parte da Prefeitura e para controle do próprio permissionário. Teremos fiscais durante 24 horas de monitoramento e com isso, qualquer situação atípica que aconteça poderemos acionar as autoridades competentes”, disse o secretário.

O objetivo principal é garantir mais segurança aos usuários do transporte público e aos próprios motoristas, pois o sistema permitirá saber com precisão onde os veículos estarão circulando, se cumprirão o horário se estão trafegando com respeito ao limite de velocidade permitido.  Além disso, poderá ser evitado o roubo desses de seus veículos, por exemplo, uma vez que muitos veículos não possuem seguro.

No caso do transporte escolar os pais poderão acompanhar em tempo real onde seus filhos estão e a que velocidade as vans circulam.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.