
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) informa que, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (5), o Órgão Especial da instituição determinou a propositura de ação judicial em face do procurador de Justiça Cláudio Soares Lopes (foto), visando à perda do cargo público. A decisão foi unânime no sentido do acolhimento da representação, proposta pela corregedora-geral do MPRJ, Luciana Sapha Silveira.
A partir da decisão do colegiado, o Ministério Público proporá a ação civil pública para a decretação de perda do cargo de Cláudio Lopes, em razão da presença de contingente probatório carreado aos autos, observando o devido processo legal e assegurando a ampla defesa e o contraditório.
O ex-PGJ é réu em ação criminal ajuizada pelo próprio MPRJ, por participação em esquema de corrupção comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral, também denunciado, bem como Wilson Carlos, então secretário de Governo, e Sérgio de Castro Oliveira, conhecido como Serjão. Cláudio Lopes responde pelos crimes de corrupção passiva, violação de sigilo funcional e formação de quadrilha.
A reunião do Órgão Especial do MPRJ desta segunda-feira (5) foi presidida pelo procurador de Justiça Marcelo Daltro Leite, tendo o procurador Antonio Carlos Coelho dos Santos como relator do processo e a procuradora Patrícia Mothé Glioche Béze como revisora.
(Com a Assessoria de Comunicação do MPRJ)