Operação do MP prende pastor acusado de comandar tráfico em Belford Roxo: ele está registrado como candidato a vereador

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e a Polícia Civil deflagraram, nesta quinta-feira (29), a operação Itália, com o objetivo de cumprir mandados de prisão preventiva contra sete dos 22 denunciados de integrarem associação criminosa, voltada para a prática do tráfico de entorpecentes, no município de Belford Roxo, notadamente na comunidade Complexo do Roseiral. Também serão cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a 24 alvos. A decisão foi proferida pelo juízo  da 1ª Vara Criminal de Belford Roxo.

Afirma o parquet fluminense que, no curso das investigações, foi verificado que alguns dos integrantes da referida associação criminosa, além de integrarem a associação para o tráfico  de drogas, compunham grupo criminoso constituído sob a forma de milícia, e praticava atos como a imposição do monopólio na venda de cestas básicas, gás de cozinha, além da cobrança de “taxa” de motoristas de vans, para que estes pudessem circular livremente pela localidade. Por meio de interceptações telefônicas, autorizadas pela Justiça, foi possível identificar o modo de atuação do grupo, que incluía a prática de extorsões e ameaças, além de desvendar a hierarquia de funcionamento da organização, com a identificação das funções exercidas por cada um dos participantes. Segundo a Polícia, o grupo criminoso, ligado ao Comando Vermelho, estaria por trás de diversos assassinatos na região.

Um dos denunciados é Cremilson Almeida de Souza (vulgo ‘Coroa’), apontado como chefe do tráfico no Roseiral e também na comunidade Lote XV, que foi preso pela Delegacia de Homicídios de Belford Roxo em 12 de março deste ano. Deste modo, o controle do tráfico naquela comunidade e adjacências passou a ser exercido por Eliezer Miranda Joaquim (‘Criam’) que, também preso, elegeu como homem de confiança seu irmão Elisamar Miranda Joaquim (‘Pastor Elisamar’). Este, candidato a vereador em Belford Roxo nas eleições deste ano, passou então a exercer o controle do tráfico no local, sob os desígnios do irmão. Um dos mandados de prisão será cumprido contra ele. Os listados acima, junto a Ronaldo Lisboa Azevedo (‘Gordinho’), Jonata Gomes da Silva (‘Tobinha’ ou ‘Paraíba’) e Leone da Silva Souza, compõem o grupo principal de denunciados, pelas funções de relevância que exerciam.

Completam a lista de denunciados Marcus Vinicius Maia de Melo (‘Vinicius’), Guilherme Caíque Santos Silva (‘Babuíno’ ou ‘2b’), Igor Assunção Ramos (‘Ch’ ou ‘Cachorrão’), Diego da Silva Freire (‘DG’), Esmael Flavio Vieira da Silva, Gabriel Timóteo de Andrade (‘GB’), Wirlley dos Santos (‘Jamaica’), Rodrigo da Silva Ferreira (‘Neguinho’), Bruno de Souza, Alexandre Lopes De Oliveira (‘Baiano’), Darley Soares de Souza (‘Tatá’), Thais Martins Leite da Silva, Ingrid da Costa dos Santos, Lidia Guimaraes Lima Alves, Jurandir do Nascimento da Silva e Alexandre Aleixo dos Reis (‘Xandão’).

(Com a Assessoria de Comunicação do MPRJ)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.