Seminário do STF vai debater justiça pelo olhar das mulheres

O encontro, em 10 de dezembro, discutirá oportunidades de trabalho, acesso à saúde, desigualdade de gênero e violência contra a mulher.

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, na próxima sexta-feira (10), a partir das 10h, o seminário “Por estas e por outras”, com o objetivo de debater a justiça pelo olhar de mulheres. Idealizado pelas ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber, além da ministra aposentada Ellen Gracie, o evento abre espaço para mulheres que atuam em variadas áreas profissionais.

A data foi escolhida por conta do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. “Temos voz e não precisamos mais de porta-voz. Queremos ter vez. Para participar e contribuir para uma humanidade mais justa e igual”, disse a ministra Cármen Lúcia, uma das organizadoras do evento.

Oportunidades de trabalho, acesso à saúde, desigualdade de gênero e violência contra a mulher estão entre os temas abordados durante as palestras. O seminário é organizado em três painéis, a serem realizados ao longo do dia, sendo cada um mediado por uma das ministras. A previsão de encerramento é 18h.

Pela manhã, às 10h, a ministra Cármen Lúcia coordena o painel “Preços e desapreços: violência custa a vida”. No início da tarde, às 14h, o segundo painel “Dignidades/Indignidades: Ser no mundo” será coordenado pela ministra aposentada Ellen Gracie. O terceiro e último painel, “Passados e não passados”, às 16h15, será coordenado pela ministra Rosa Weber.

Entre as participantes estarão a ministra Maria Cristina Peduzzi, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST); a empresária Luiza Trajano, presidente da Rede Magazine Luiza; a economista Maria Silvia Marques; as jornalista Flávia Oliveira e Ana Paula Araújo; a advogada Samara Carvalho Santos; a cantora Zélia Duncan; a embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May; a historiadora Heloísa Starling; e a neurocientista Lúcia Willadino Braga, presidente da Rede Sara.

O evento terá entrada restrita a convidados e acompanhantes das palestrantes para atender às medidas de distanciamento social e prevenção por conta da pandemia da covid-19, mas os painéis serão transmitidos na íntegra pela TV Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

(Com a Assessoria de Comunicação do Supremo Tribunal Federal)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.