Itatiaia: Empresa que ganhou a emergencial da merenda seria ligada a vereador de Volta Redonda alvo de investigação do MP

● Elizeu Pires

Alvo de investigação do Ministério Público em denúncia feita pelo então prefeito de Volta Redonda Elderson Ferreira da Silva, o Samuca, o vereador daquela cidade Vander Temponi (PTB), teria ligações com a MS da Silva Pereira Comércio e Distribuição de Frutas e Legumes, empresa escolhida sem licitação pela Prefeitura de Itatiaia para fornecer produtos perecíveis para a merenda escolar. Temponi aparece no relatório da CPI da Merenda, que apontou várias irregularidades na dispensa de licitação de cerca de R$ 600 mil feita pela gestão do prefeito Irineu Nogueira, inclusive, indícios de direcionamento.

De acordo com o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito, Temponi foi apontado como fornecedor em mensagem na qual uma nomeada por Irineu enviou o contato dele a uma servidora responsável pelo setor de Nutrição da Secretaria de Educação. “Eu consegui o telefone do fornecedor e ele pediu pra você passar pra ele por gentileza, o que é para ser entregue amanhã, ele se chama Temponi”, diz um trecho da mensagem.

O print da conversa foi entregue aos membros da CPI e está anexado no relatório, que agora será analisado pelo Ministério Público. De acordo com o relatório, o contato foi passado à servidora pela hoje subsecretária de Habitação, Simone Ribeiro de Andrade, que quando a emergencial foi feita ocupava o cargo de diretora de administração tributária, função que nada tem haver com o setor de compras e licitações, mas ela se intrometeu no assunto cobrando o envio do pedido a MS, o que a funcionaria da Nutrição achou esquisito. “Eu achei estranho isso e perguntei por que o setor de Finanças estava mandando mensagem para a Nutrição, se metendo na Nutrição porque nunca aconteceu uma situação dessas”, disse a servidora à CPI.

Ainda de acordo com o relatório da CPI, Simoni exerceu cargo de confiança na Prefeitura de Volta Redonda na gestão passada, período em que o nome do vereador Temponi surgiu em denúncia feita pelo então prefeito. No relatório é apontada a suspeita de que Simone possa ter ligações com Temponi.

Em agosto o vereador e o ex-secretário da Ação Comunitária Marcus Vinicius Convençal foram alvos de busca a apreensão por parte do Ministério Público, no âmbito de inquérito aberto para apurar denúncia feita pelo ex-prefeito Samuca, dando conta de um suposto oferecimento de “comissão” para que um contrato de fornecimento de merenda escolar fosse estendido pela Prefeitura de Volta Redonda.

Matéria relacionada:

Itatiaia: CPI da Merenda aponta indícios de irregularidades em compra sem licitação e relatório será encaminhado ao Ministério Público

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.