Projeto ‘TCE Presente’ será lançado amanhã em Teresópolis

Presidente, vice-presidente e secretário-geral de Controle Externo farão palestras para prefeitos e presidentes de câmaras

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) lançará, nesta quinta-feira (23), em Teresópolis, o programa “TCE Presente”. O polo da Região Serrana, que abrange 20 municípios, será o primeiro contemplado com o projeto. O conselheiro-presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, e o vice-presidente da Corte e presidente do Conselho Superior da Escola de Contas do TCE-RJ (ECG), conselheiro Márcio Pacheco (foto), participarão do evento, assim como o secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, Oséias Santana. O “TCE Presente” percorrerá os cinco polos previstos até o fim do ano (cronograma abaixo).

Voltado aos gestores e servidores públicos, o programa visa a proporcionar orientações para uma gestão efetiva e apresentar as principais atividades do Tribunal, a fim de estimular o aprimoramento da gestão pública e a ampliação da transparência e do controle social. “Essa proximidade com o jurisdicionado reforça o caráter orientador e pedagógico do TCE-RJ. Uma das prioridades da minha gestão tem sido o diálogo com as instituições e com os municípios. Sabemos que a grande maioria dos gestores quer acertar, mas às vezes enfrenta dificuldades em alguns aspectos da administração. Para esses gestores, queremos disponibilizar nosso conhecimento”, explica o conselheiro-presidente, que falará, em sua palestra, do diálogo interinstitucional com os municípios.

Em sua apresentação, o conselheiro Márcio Pacheco abordará o tema “O papel dos Tribunais de Contas” e destacará, também, a importância da Escola de Contas e Gestão para a formação dos gestores e dos servidores públicos. “A ECG possui uma estrutura impecável. Nossa intenção é abrir a Escola e ampliar as oportunidades para os jurisdicionados, de forma a deixá-la cada vez mais acessível para que o gestor público tenha um caminho norteador”, afirma o conselheiro.

Na parte da tarde, a ECG oferecerá aos participantes uma palestra ministrada pelo Sebrae. O tema da exposição será a “A Nova Lei de Licitações e o Tratamento Dispensado às Micro e Pequenas Empresas nas Contratações Públicas”.

(Com a Assessoria de Comunicação do TCE-RJ)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.