Justiça manda prender fiscais da Prefeitura de Casimiro de Abreu

Agentes foram denunciados pelo MP por cobrarem propinas de empresas

Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do estado do Rio de Janeiro realizaram uma operação nesta terça-feira (1) em Casimiro de Abreu para prender os fiscais Rodrigo Scaldaferri, Álvaro Luiz e Luiz Claudio Abel, além do despachante Roberto Araujo, tio de Rodrigo. O grupo foi denunciado pela Promotoria por cobrar propina de empresários da cidade em troca de descontos ilegais no pagamento de impostos e multas. Eles vão responder pelos crimes de  organização criminosa e corrupção passiva.

Também foram alvos da operação Débora Muzy e Joiceneide Abel, respectivamente, companheira de Álvaro Luiz e esposa de Luiz Claudio Abel. Elas são acusadas de organização criminosa e lavagem. De acordo com o MP, as duas mulheres “desempenhavam o papel de ocultar e dissimular parte do proveito dos crimes de corrupção, cedendo suas contas correntes para depósito, de forma que o pagamento das propinas não fosse descoberto”. No caso delas a Justiça decretou medidas cautelares, como o comparecimento mensal ao juízo e a entrega de passaporte.

No dia 23 de julho deste ano o MP promoveu uma operação de busca e apreensão no setor de ISS da Prefeitura, em um escritório de contabilidade e em endereços ligados aos fiscais investigados. Pelo que foi apurado, eles utilizavam-se do acesso aos dados do Simples Nacional para a cobrança irregular de tributos municipais e posterior extorsão dos comerciantes. 

O MP obteve documentos e comprovantes que confirmaram as suspeitas de cobrança de propina por parte dos fiscais através da intermediação de uma contadora identificada.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.