Primeiro prefeito da história de Porto Real tem condenação confirmada no âmbito da Máfia das Ambulâncias

Sergio Bernadelli teve condenação confirmada pelo TRF-2

Numa ação iniciada na Vara Federal de Resende em 2009, o ex-prefeito de Porto Real – cidade do Sul Fluminense -, Sergio Bernadelli, teve confirmada sua condenação numa denúncia de fraude em processo licitatório para compra de ambulâncias, dentro de um esquema que ficou conhecido no país inteiro como Máfia das Ambulâncias. A decisão foi mantida por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em processo relatado pelo desembargador federal José Antonio Lisbôa Neiva, e Bernadelli, além de ter de ressarcir os cofres públicos, fica inelegível pelo período de cinco anos.

Ao todo foram firmados seis convênios para aquisição de ambulâncias. Ao confirmar a condenação em seu voto, o relator do processo destacou que o então prefeito “frustrou a licitude dos processos licitatórios, influindo decisivamente para a aplicação irregular de verbas públicas, bem como permitiu, facilitou e concorreu para que terceiros enriquecessem ilicitamente”.

A organização criminosa denominada Máfia das Ambulâncias foi desmontada pela Polícia Federal em 2006 na Operação Sanguessugas. O esquema consistia na liberação de emendas parlamentares aos municípios através de 56 deputados e um senador. Com o dinheiro liberado os prefeitos eram orientados a direcionar os processos licitatórios para que empresas do Grupo Planan, controlado pelo empresário Luiz Carlos Vedoin, pudessem fornecer os veículos.

To total de deputados citados 13 eram da bancada do Rio de Janeiro e nenhum perdeu o mandato por isto. Entre os membros da então representatividade fluminense na Câmara dos Deputados foram investigados Paulo Feijó, Paulo Baltazar, Fernando Gonçalves, Almir Moura, Reinaldo Betão, Laura Carneiro, Vieira Reis, João Mendes de Jesus, Dr. Heleno, Reinaldo Gripp, José Divino, Itamar Serpa e Elaine Costa.

O espaço está aberto para manifestação do ex-prefeito Sergio Bernardelli.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.