Votos “garantidos” em Silva Jardim

A rede de drogarias controlada pelo prefeito de Silva Jardim tem 16 lojas espalhadas pela região

Funcionários de rede de farmácias teriam transferido título para votar no patrão

Listado entre os municípios fluminenses que mais cresceram em número de eleitores nos últimos dois anos, Silva Jardim teve uma evolução considerada desproporcional, embora o IBGE diga que o universo populacional tenha caído. Entre as eleições gerais de 2014 e maio deste ano a pequena cidade do interior do estado do Rio de Janeiro ganhou 1.714 novos votantes e entre eles podem estar funcionários de um político local, o prefeito Anderson Alexandre – candidato a reeleição pelo PMDB -, apontado como controlador de uma rede de drogarias, quem tem 16 lojas na região. Em 2012, quando a cidade tinha 16.838 eleitores inscritos, o prefeito Marcelo Zelão perdeu a eleição para Anderson por uma diferença de 511 votos.

Baseados em informações de um membro do grupo de Anderson, que empolgado com o que classificou como “grande vantagem”, afirmou que o prefeito estaria tranquilo porque já entraria na disputa com “pelo menos 400 votos” garantidos, uma vez que empregados de toda a rede iriam votar nele, adversários do atual prefeito deverão fazer uma representação junto ao Ministério Público esta semana para que seja apurado se ocorreram transferências ilegais de domicílio eleitoral para favorecer algum político da cidade. A rede de farmácias de Alexandre tem apenas uma loja em Silva Jardim. As demais estão espalhadas por Araruama, Bacaxá, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Silva Jardim e Venda das Pedras.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral em 2014 Silva Jardim tinha 17.059 eleitores, 221 votantes a mais que em 2012, quando a cidade tinha 16.838 pessoas aptas a votar. Este ano, aponta o TSE, 18.773 eleitores, um crescimento oito vezes maior que o verificado entre 2012 e 2014, uma desproporcionalidade que se torna ainda maior se for levado em conta que, segundo o IBGE, em comparação ao universo populacional contado em 2010, o número de moradores do município caiu: a  última estimativa foi feita pelo IBGE no dia 1º de julho de 2015 e enviada ao Tribunal de Contas da União em 28 de outubro do mesmo ano, apontando 21.307 habitantes contra os 21.349 registrados em 2010.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.