Alerj quer saber o tamanho exato da dívida do Rio com a União

Governo federal diz que tem R$ 184 bilhões a receber. Será?

● Elizeu Pires

Presidida pelo deputado Luiz Paulo, a CPI tem 90 dias de prazo para chegar ao relatório final – Foto: Divulgação/Alerj

Qual o tamanho exato da dívida pública do estado do Rio de Janeiro com a União e como se deu o crescimento dela? A resposta para esse questionamento, espera-se, deverá ser encontrada pela Assembleia Legislativa, que instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito com essa finalidade.

Avaliada hoje em R$ 184 bilhões, a dívida, acreditam alguns deputados, pode ser bem menor, mas isso só as investigações poderão apontar. Presidida pelo deputado Luiz Paulo Correa da Rocha (PSD), a CPI que tem ainda a deputada Martha Rocha (PDT), foi proposta pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT), e vai se reunir na próxima terça-feira (17) para eleger o relator.

“Ao longo dos anos, esse processo de renegociação da dívida foi muito pouco transparente. Já aconteceram algumas auditorias feita pelo Tribunal de Contas que constata algumas dúvidas. Há ainda um trabalho da Auditoria Cidadã afirma que a dívida está acima dos valores possíveis. Vamos ouvir diversos agentes desse processo e quem tem a obrigação de fazer esse controle, que é a Secretaria de Fazenda”, disse o presidente da Alerj.

A Assembleia Legislativa quer ir fundo nos números, e os membros da CPI querem representantes do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Estado e da Assessoria Fiscal da Alerj acompanhando as reuniões.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.