Baixada tem mais um prefeito eleito condenado a prisão

O “bola da vez” é Washington Reis, de Duque de Caxias

Em decisão tomada no início da noite desta terça-feira o Supremo Tribunal Federal (STF), condenou, por unanimidade, o prefeito eleito de Duque de Caxias, Washington Reis (foto), do PMDB. A pena é de sete anos, dois meses e 15 dias de prisão em regime semiaberto, além de 67 dias multa. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal por prática de crimes ambientais. Reis teria autorizado um loteamento na localidade de Vila Verde, trecho da Reserva Biológica do Tinguá, em Xerém. Segundo o ministro Dias Toffoli, relator do processo, “os autos comprovam que o parlamentar atuou como coautor dos crimes apontados, uma vez que participou de todo o processo de loteamento da área, que ocorreu sem autorização do órgão público competente”. Relatos de testemunhas reforçaram a acusação, sustentando que Washington “chegava a acompanhar pessoalmente o andamento das obras e que estava construindo sua própria casa no condomínio”.

Reis é o segundo político da Baixada Fluminense a receber pena de prisão em menos de um mês. No dia 30 de novembro, em julgamento no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o prefeito eleito de Itaguaí, Carlo Busatto Junior, o Charlinho, também do PMDB, foi condenado a 14 anos de prisão pelos crimes de fraude em licitação, corrupção passiva e associação criminosa. Ele foi considerado culpado pela compra superfaturada de ambulâncias dentro do esquema de corrupção conhecido como “Máfia das Sanguessugas”.

De acordo com os advogados do prefeito de Itaguaí os crimes estão prescritos e que ele vai recorrer da decisão e que nada impede que ele assuma o mandado no próximo dia 1º de janeiro. Quanto ao Washington Reis o STF vai comunicar a Câmara dos Deputados sobre a decisão e está deverá se pronunciar sobre a perda do mandato parlamentar de Reis que, segundo seus advogados, também conseguirá assumir o cargo para o qual foi eleito no dia 30 de outubro.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.