Paracambienses e autoridades políticas de diversos municípios do estado do Rio lotaram, na manhã deste domingo (3), o Cinema Imperial, na cidade de Paracambi, durante o evento de prestação de contas do deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) e seu pai, André Ceciliano, secretário especial de Assuntos Federativos do Ministério das Relações Institucionais do Governo Federal. O evento também foi marcado pelo lançamento não-oficial da pré-candidatura de Andrezinho à prefeitura da cidade em 2023. “Eu entendi que o meu caminho é a política porque a política é o caminho para mudar a vida das pessoas. Foi através dela que eu vi a cidade onde eu nasci se transformar”, comentou Andrezinho, que propôs levar para a cidade o modelo de moeda social implementado em Maricá, a Mucumba.
O local escolhido para apresentar os resultados do ano para população é repleto de simbolismo. O cinema foi comprado em 1994 pelo pai, André Ceciliano, e foi ali, onde ele promovia sessões gratuitas para quem não podia pagar, que se tornou um popular na cidade e o catapultou para a vida política. Desde 1998, André pai foi eleito prefeito de Paracambi duas vezes e quatro vezes deputado estadual. “É um orgulho para mim apresentar para a população os resultados do nosso trabalho em um lugar que é tão importante para a nossa família. Estar ao lado do meu filho é uma emoção muito grande. Fui autor de mais de 430 leis como deputado estadual, mas não alcancei feitos como o dele no meu primeiro ano de mandato”, confessou Ceciliano.
Em seu primeiro ano como deputado estadual, Andrezinho, o mais jovem parlamentar da Alerj, já aprovou 13 leis (de sua autoria e em co-autoria), apresentou 85 Projetos de Lei e destinou recursos para diversos municípios, incluindo Paracambi, através de emendas no orçamento estadual.
O deputado também foi responsável por importantes articulações em Brasília que garantiram, por exemplo, a transferência dos beneficiários do Supera RJ para o Bolsa Família. “O programa foi extinto pelo governo do estado este ano. De acordo com Rosângela Gomes, secretaria estadual de Assistência Social, que participou das nossas reuniões em Brasília, mais de 80% das 65 mil famílias já foram transferidas para o Bolsa Família”, comentou Andrezinho.
Melhor avaliação – Prefeito melhor avaliado da história de Paracambi (2001-2009), André Ceciliano se emocionou ao falar sobre o filho estar seguindo seus passos. “Só posso desejar que você continue sendo essa pessoa carinhosa, atenciosa e estudiosa. Quando se é assim, não tem como não dar certo. Você tem esses predicados e essas qualidades, mas também precisa se cercar de pessoas boas. Ninguém faz nada sozinho”, aconselhou.
Presidente estadual do PT no Rio de Janeiro, João Maurício reforçou o apoio do partido à candidatura de Andrezinho como prefeito. “Andrezinho é sensível e está atento ao que Paracambi precisa. Com essa cinema lotado, não tem como essa cidade eleger outro prefeito que não o Andrezinho Ceciliano”, disse.
Articulação em Brasília – Durante o evento, André Ceciliano resumiu um ano de trabalho à frente da Secretaria de Assuntos Federativos. Um dos projetos de maior destaque é a Caravana Federativa, que leva aos estados e municípios representantes dos ministérios e autarquias, que oferecem atendimento personalizado às prefeituras. Ao longo de 2023, foram cerca de 15 mil atendimentos realizados nas cinco regiões do país. “Minha secretaria não tem dinheiro para dar pra ninguém, a gente pega a bola quadrada, deixa ela redonda e coloca na linha do pênalti”, comentou o secretário.
Durante o evento, os convidados também relembraram a história de Paracambi sob a gestão de André Ceciliano. O petista foi responsável por fazer uma revolução na cidade, através da criação da Fábrica do Conhecimento, por exemplo. “André e Andrezinho são duas figuras que têm tudo a ver com a Baixada, com Paracambi, com o Rio de Janeiro e o Brasil. Andrezinho é jovem, mas já tem, nesse pouco tempo de atuação, uma voz e uma ação permanente pelo povo”, defendeu o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.
Ceciliano também foi responsável por erradicar o analfabetismo entre as crianças e jovens da cidade e por ampliar a rede de Saúde com 21 postos de atendimento. “O que esperar do filho de André? É o cuidado com as pessoas, é o desenvolvimento e a grandeza da política desse estado”, disse a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.
Outro marco importante foi o fechamento do Hospital Psiquiátrico Dr. Eiras, uma das muitas ações que ainda são lembradas pela população paracambiense, sobretudo pelos ex-pacientes da instituição. “Nossas cidades são vizinhas e nós vimos a transformação que o André fez aqui com seu olhar humanizado e suas políticas sensíveis. Andrezinho, a cidade precisa da continuação desse legado, Paracambi precisa de você”, disse a prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros.
O evento também contou com a participação de Jorge Florêncio, dirigente nacional do PT; os vereadores de Paracambi Kaku, Dário Braga e João Victor Monfardini; o ex-prefeito de Paracambi Délio Leal; os vereadores de Japeri Cristiano Pingim e Ziel Pavani; e o ex-deputado estadual André Lazaroni.