Inscrições para magistério estadual vão até 1º de fevereiro

Estão sendo oferecidas 1697 vagas O edital do concurso para professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro está disponível desde ontem no site da Fundação Ceperj, www.ceperj.rj.gov.br, responsável pela realização do processo seletivo. As inscrições serão encerradas no dia 1º de fevereiro de 2015, com taxa de R$ 50 para os interessados na carga de 16 horas semanais de trabalho e R$ 70 para 30 horas. Estão sendo oferecidas 982 vagas para professores 16 horas, com salário inicial de R$ 1.178,29; 715 para os profissionais que optarem por 30 horas semanais, com remuneração de R$2.211,25. As vagas são para docentes nas seguintes disciplinas: Artes, Biologia, Ciências, Disciplinas Pedagógicas, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Francês, História, Inglês, Sociologia, Física, Geografia, Matemática, Português e Química. A seleção será feita em duas etapas, com a prova objetiva e a avaliação de títulos marcadas para o dia 8 de março de 2015. O exame terá 50 questões divididas em três blocos: Português, Conhecimentos Gerais e Pedagógicos e Conhecimentos Específicos. Os aprovados deverão ser nomeados em maio.

 

Belford Roxo pode ficar sem professores em 2015

O prefeito Adenildo Braulino dos Santos, o Denis Dauttman, está "pisando na bola" com os professores em dupla jornada Déficit obriga servidores a fazerem jornada dupla, mas Prefeitura não está pagando

Com mais de 200 professores em licença médica e pelo menos outros 80 pedidos já protocolados na Secretaria de Administração, além de pelo menos 300 vagas em aberto devido ao não comparecimento de aprovados no último concurso convocados por decisão judicial, o município de Belford Roxo pode entrar o ano de 2015 com um déficit muito maior de profissionais em sua rede de ensino, situação que conta com mais um agravante: professores que fazem a dupla jornada para suprir a falta de profissionais nas escolas reclamam que ainda não receberam o pagamento do mês de agosto referente ao turno extra. Por conta disso esses não estão mais dispostos a aceitar a jornada dupla, já que acabam trabalhando de graça para o governo.

Salve-se quem puder em Rio Bonito

Crise afeta saúde, mas repasse são feitos normalmente pelo governo federal

Onde e em que a prefeita Solange Almeida (PMDB) está aplicando os recursos que o governo federal repassa todos os meses para Rio Bonito, município da região das Baixadas Litorâneas fluminense? Essa pergunta se faz necessária para explicar, por exemplo, uma dívida de R$ 3 milhões com o Hospital Darcy Vargas, responsável pelo atendimento de emergência e em algumas especialidades, além da falta de recursos para outros setores da administração municipal. Embora a prefeita alegue que "2014 foi um ano difícil para os cofres públicos", os números do governo federal dizem outra coisa: mostram que o volume de repasses totais feitos pela União nos últimos dez anos não sofreu queda, muito pelo contrário: mais que triplicou em relação ao total repassado em 2005, que foi de pouco mais de R$ 18 milhões, saltando para mais de R$ 75 milhões em 2014, valor total recebido pelo município de Rio Bonito até o dia 30 de novembro.

Candidatos fora do páreo pretendem questionar na Justiça o resultado do concurso público da Prefeitura de Guapimirim

A banca organizadora do concurso público em andamento no município de Guapimirim e os procuradores da Prefeitura não viram até agora nenhum motivo para isso, mas dezenas de candidatos que participam do certame já estão prontos para questionarem um resultado que só será conhecido no dia 19 deste mês, quando deverá ser homologado pelo prefeito Marcos Aurélio Dias.  As reclamações são muitas, mas, informa o Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro (IBAP), não se registrou nenhuma ocorrência que ameaçasse a lisura do processo seletivo e comprometesse o resultado final do certame.

Para a banca, "as reclamações são comuns como em todo e qualquer concurso público" e não houve nada que "não pudesse ser resolvido". Os candidatos, entretanto, não pensam assim e alguns deles afirmam que só estão esperando a oficialização do resultado para recorrerem à Justiça.

Belford Roxo não é obrigado a empossar GMs agora

Um acordo com o Ministério Público suspendeu curso de formação de guardas marcado para ser iniciado no próximo dia 15

Marcada para ter início no próximo dia 15, a quarta etapa do concurso público para guardas municipais em Belford Roxo foi suspensa pelo prefeito Adenildo Braulino dos Santos, o Dennis Dauttman. A suspensão aconteceu após acordo com o Ministério Público, que tentou na Justiça executar a administração municipal em relação ao descumprimento de um termo de ajuste de conduta firmado no dia 9 de outubro de 2013, pelo qual a Prefeitura se comprometia a convocar e empossar todos os aprovados dentro do número de vagas estipulado no edital. Pelo acordo, motivado por uma vitória do governo na Justiça, a Prefeitura vai marcar uma nova data para promover essa última etapa, que consiste em curso de formação para os agentes aprovados, com duração de dois meses.

Justiça acaba com a farra das contratações em Itaguaí

Justiça manda convocar aprovados no último concurso e realizar um novo processo seletivo em quatro meses

O prefeito de Itaguaí, Luciano Mota, tem prazo de seis meses para substituir por pessoal aprovado em concurso publico todos os servidores contratados temporariamente que estão ocupando cargos de provimento efetivo, os chamados de atividade fim. Para se ter uma ideia, mais de 90% do efetivo da Guarda Municipal é integrado por temporários e só nove agentes são efetivos. A decisão liminar foi tomada ontem pelo juiz Jansen Amadeu do Carmo Madeira, da 1ª Vara Cível, em ação de improbidade administrativa promovida pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (núcleo de Angra dos Reis) contra Luciano e o ex-prefeito, Carlos Busatto Junior, o “Charlinho”, devido a irregularidades constatadas na contratação temporária e nomeações irregulares entre os anos de 2010 e 2014.

MP quer o fim da cessão de professor no estado

Medida visa relotar os profissionais no local de onde não deveriam ter saído: a sala de aula

Lugar de professor é em sala de aula e foi para esse fim que o profissional de ensino prestou concurso e foi contratado pelo poder público, mas muitos desses servidores, apadrinhados por deputados, estão cedidos a outros órgãos, supostamente para trabalharem no reduto eleitoral do padrinho. Esse esquema, que tem tirado das escolas centenas de profissionais em todo o estado, está na mira do Ministério Público, que, através da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção, recomendou à Secretaria Estadual de Educação que revogue as cessões e chame de volta os professores e funcionários de apoio cedidos a outros órgãos para suprir a carência de pessoal nas escolas estaduais. De acordo com o MP 749 professores e 129 servidores administrativos estão cedidos.

Prefeito de Valença ignora MPF e homologa concurso sob suspeita

Embora tenha recebido recomendação do Ministério Público Federal para suspender o processo seletivo simplificado realizado para contratar agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, por conta de várias irregularidades apontadas, o prefeito de Valença, Álvaro Cabral, homologou o resultado final do certame e iniciou a convocação dos aprovados. A recomendação foi assinada pelo procurador da república Julio Cesar Araújo Junior, responsável pelo procedimento investigativo aberto para apurar as denúncias apresentadas por candidatos que participaram da seleção. O ofício do MPF foi encaminhado com recomendações ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde, Saúde Sergio Gomes da Silva, mas a homologação do concurso foi publicada ontem.

A decisão do MPF foi tomada após a promotoria federal verificar que houve aprovação para outras etapas do concurso de candidatos que não obtiveram o mínimo de 50% de acertos na prova objetiva, contrariando o edital, além da aprovação, na etapa eliminatória, de parentes de membros da comissão responsável pela entrevista dos candidatos.

Concurso sob suspeita em Valença

Candidatos denunciam que processo seletivo teria sido "jogo de cartas marcadas"

O que Maria pensa da vida? Qual o maior sonho de João, a maior qualidade de José e o seu maior defeito? Os três personagens são fictícios, mas a história é verdadeira. Aconteceu na cidade de Valença, no interior do estado do Rio de Janeiro, no processo seletivo simplificado da Secretaria Municipal de Saúde para contratar agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, certame que, segundo servidores com mais de dez anos de atuação nessas áreas, teria sido “um jogo de cartas marcadas”. De acordo alguns deles, as regras do edital não foram respeitadas e candidatos que teriam sido reprovados na prova objetiva teriam sido chamados em separado para “correção de prova”. Os descontentes afirmam: “o concurso foi uma grande armação”.

Promotoria quer acabar com `fantasmas´ nos hospitais de Macaé

Enquanto profissionais especializados e pessoal de apoio aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Macaé em 2012 para atuarem nos postos do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) esperam há mais de um ano pela convocação, o Ministério Público depara com um quadro estarrecedor nos hospitais do município: funcionários fantasmas e descumprimento da carga horária por parte dos servidores. Pelo que foi denunciado e está sendo investigado, tem gente recebendo sem trabalhar ou trabalhando menos tempo do que deveria, prejudicando bastante o atendimento à população.

Por conta disso, através da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva o Ministério Público encaminhou uma recomendação ao prefeito Aluízio dos Santos Júnior; ao secretário de Saúde, Pedro Reis; e ao presidente da Fundação Municipal Hospitalar, Leandro Matos Soares, para que sejam instalados nessas unidades mecanismos que inibam as irregularidades. A promotoria está investigando casos de funcionários “fantasmas” e de descumprimento de carga horária por parte de profissionais lotados no setor de saúde. Ao todo, segundo o MP, 133 médicos estão sendo investigados.