Baixo nível de doações deixa estoque de sangue do Hospital da Posse Geral de Nova Iguaçu em situação crítica, alerta a direção

Uma das principais emergências da Baixada Fluminense, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está com seu estoque de sangue em situação crítica. O número de doações para o Banco de Sangue caiu cerca de 60% nos dois primeiros meses deste ano. Entre janeiro e fevereiro, foram coletadas 503 bolsas (243 e 260, respectivamente). Até meados deste mês, o número está em 173. A situação do estoque é crítica porque são necessárias, no mínimo, 600 bolsas mensais para atender a demanda.

“As cirurgias eletivas e as de urgência, que são feitas diariamente no HGNI têm em comum a necessidade de transfusão sanguínea”, afirma o diretor-geral do HGNI, Joé Sestello. “Por isso, precisamos manter nosso estoque abastecido, mas, infelizmente, não estamos conseguindo sequer atingir metade da meta mensal de 600 doações. Estes números causam preocupação, pois essa redução pode afetar a assistência aos pacientes nas salas de cirurgias. É urgente a necessidade da doação de sangue de todos os tipos, mas principalmente de pessoas com sangue O+ e O-. Esses são as mais urgentes”.

Hospital da Posse terá medidas restritivas a partir de segunda-feira

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) decidiu adotar, temporariamente, algumas medidas de restrição devido ao aumento no número de casos da Covid-19, que passam a valer a partir da próxima segunda-feira (17).

As visitas acontecerão aos sábados e domingos, entre 14h e 15h, por dez minutos. É preciso que o visitante esteja vacinado com as duas doses e a dose de reforço. O acompanhante também deverá estar completamente imunizado. Será necessário apresentar o cartão comprovando a vacinação.

Papai Noel visita crianças internadas no Hospital da Posse

O espírito natalino invadiu a pediatria e a emergência pediátrica do Hospital Geral de Nova Iguaçu. Na tarde de ontem (22) o Papai Noel, com a sacola cheia de alegria, visitou as crianças internadas e em atendimento na emergência. A poucos dias do natal, além de brinquedos, o bom velhinho levou aos pequenos a esperança de um natal feliz.

A técnica de enfermagem Ana Carla, de 35 anos, está com a filha internada há 13 dias e ficou muito feliz com a surpresa. A menina Ana Luíza, de cinco anos, gostou tanto do presente que não perdeu tempo para brincar. “É inexplicável, fiquei muito feliz com a surpresa. Passamos por momentos tristes por estar no hospital e essa iniciativa trouxe muita alegria”, relatou a mãe.

Hospital da Posse disponibiliza exame de alta complexidade que ajuda no diagnóstico de doenças do coração

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), que é uma das principais emergências da Baixada Fluminense, passará a fazer o exame de ecocardiograma transesofágico em pacientes internados que precisam confirmar o diagnóstico de alguma doença cardíaca. A expectativa é que o agendamento já comece nesta semana.

A oferta do novo exame irá colaborar para reduzir o tempo médio de permanência do paciente internado e também é uma forma de enfrentar a superlotação, problema diário na unidade. Isso porque o exame será feito dentro do HGNI, sem necessidade de transferir o paciente. Anteriormente, quem precisasse do ecocardiograma transesofágico era inserido no sistema de regulação, aguardava a liberação da vaga para ser transferido a outra unidade. Todo esse processo levava cerca de três meses, gerando transtorno com locomoção e assistência.

Reconhecimento: Diretor do Hospital da Posse é homenageado em Brasília

Joé Sestello recebeu a Medalha do Mérito Legislativo

Conhecido nos corredores do poder em Brasília por conta das inúmeras vezes que já bateu às portas dos gabinetes pedindo recursos para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse, o médico cirurgião vascular Joé Gonçalves Sestello, diretor-geral do HGNI, esteve nesta quarta-feira (24) novamente à capital federal, desta vez como convidado da Câmara dos Deputados,  para ser homenageado pelos relevantes serviços prestados à população da Baixada Fluminense.

De auxiliar de enfermagem à médica, a trajetória de superação de funcionária do Hospital da Posse

A hoje Dra. Juliana começou a trabalhar no Hospital da Posse como auxiliar de enfermagem em 1995 - Foto: Divulgação/HGNI Mulher negra, que viveu em uma comunidade na Baixada Fluminense, superou inúmeros obstáculos ao longo de sua trajetória profissional e continua a vencer na vida. Assim pode ser definida Luciana de Carvalho, de 62 anos, a mais nova médica do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), considerado por ela como sua segunda casa. Afinal, 26 deles foram trabalhados na área da enfermagem. Em julho de 2021, ela se formou em medicina e, agora, começa a escrever um novo capítulo de sua história dentro da unidade.

Atendendo agora no setor de emergência, de segunda a sexta-feira, e também desempenhando funções de gerenciamento no centro cirúrgico, Luciana lembra, com muito orgulho, de sua trajetória no HGNI. Ela chegou em 1995, como instrumentadora cirúrgica e auxiliar de enfermagem. Pouco tempo depois, Luciana se tornou técnica em enfermagem, atuando em praticamente todos os setores da unidade.

Com estoque crítico, Hospital Geral de Nova Iguaçu convoca população para doar sangue

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está com o estoque crítico e precisa de doações de sangue. A unidade, que tem capacidade para atender até 40 doações de sangue por dia, vem recebendo menos de 15 doadores. A queda ocorre com maior frequência neste período de pandemia. São necessárias 600 bolsas por mês para manter o estoque abastecido, porém, a unidade tem registrado uma média de cerca de 350 doações. Os interessados em doar podem comparecer no banco de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Por ser uma das únicas emergências de portas abertas na Baixada Fluminense, referência em trauma e casos de alta complexidade, com pacientes que muitas das vezes necessitam de transfusão, o HGNI precisa garantir as reservas sanguíneas para manter a assistência. O hemonúcleo vem seguindo um rígido protocolo sanitário neste período de pandemia, como o uso de máscara, álcool gel, higienização das mãos ao entrar e deixar a unidade e o distanciamento social, medidas adotadas para dar segurança ao doador e aos funcionários.

Hospital de Campanha de Nova Iguaçu vai ser aberto dia 3, anuncia o prefeito Rogério Lisboa

O prefeito Rogério Lisboa destaca a importância do hospital modular para uma flexibilização nas medidas restritivas O hospital modular de Nova Iguaçu vai ser aberto no próximo sábado (3). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo prefeito Rogério Lisboa. Com o funcionamento da unidade de campanha o Hospital Geral da Cidade, o Hospital da Posse será desafogado e, afirmou o prefeito, as medidas restritivas em relação às atividades econômicas.

O anúncio foi feito depois de uma reunião entre o prefeito e o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves. Com o nome de Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, entrará em operação com 150 leitos, com a possiblidade de chegar a 300, e permanecerá aberto mesmo após a pandemia, como reserva de leitos.

Prefeitura de Nova Iguaçu decreta fechamento de atividades na cidade para conter avanço da Covid-19 a partir deste sábado

A Prefeitura de Nova Iguaçu decidiu adotar medidas restritivas para conter avanço da Covid-19. Os feriados de 21 de abril e 23 de abril serão antecipados e, a partir deste sábado, dia 27 de março, até o próximo dia 4 de abril, os serviços não essenciais estarão proibidos de funcionar na cidade. As medidas foram tomadas após o aumento de casos e, consequentemente, das internações no Hospital Geral de Nova Iguaçu. Até a noite de quarta-feira (24), 80% dos leitos de enfermaria e 95% das vagas de CTI estavam ocupados. Desde o início da pandemia, o Hospital da Posse vem funcionando como se fosse duas unidades: uma para atender, por exemplo, baleados e acidentados, e outra somente para pacientes com Covid-19, não só de Nova Iguaçu, mas também de várias cidades da Baixada Fluminense.

“A situação vem se agravando e, na última semana, o número de atendimentos e pessoas internadas com Covid-19 dobrou no HGNI. Sabemos das dificuldades econômicas, mas, neste momento, precisamos fazer de tudo para que o HGNI não entre em colapso” afirmou o prefeito Rogério Lisboa.

Hospital Geral de Nova Iguaçu suspende cirurgias eletivas e reduz visitas aos pacientes a partir deste domingo

Sobrecarregado com pacientes oriundos de outros municípios, o Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse, suspendeu todas as cirurgias eletivas para que os poucos leitos ainda desocupados fiquem disponíveis unicamente para pacientes de Covid-19. A decisão foi anunciada hoje (20) pelo diretor geral do HGNI, Joe Setello, que também resolveu restringir as visitas aos internados a partir deste domingo (21).

Estão suspensas ainda todas as solicitações de transferências de unidades não municipais de Nova Iguaçu para o Hospital da Posse. “Nesse casos solicitamos que seja realizado o contato com a central estadual de vagas ou no site da Secretaria Estadual de Saúde, pois nossos poucos leitos serão reservados integralmente para os pacientes Covid”, afirma o diretor, explicando ainda que  as solicitações de transferências de pacientes das unidades municipais para o HGNI deverão estar reguladas para a central estadual de vagas, e “todos os casos de saída à revelia de outras unidades de saúde para chegar ao HGNI por meios próprios serão documentados e encaminhados aos órgãos de controle , objetivando apuração dura e rigorosa , evitando contribuir para o aumento da morbimortalidade”