Nova Iguaçu cria leitos extras para atender casos da Covid-19: mais 25, de UTI, estão sendo implantados no Hospital da Posse

A Prefeitura de Nova Iguaçu abriu mais nove leitos em espaços adaptados no Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse. A maior emergência da Baixada Fluminense agora conta com 24 leitos para atender casos da Covid-19 (20 na parte interna e 4 em contêineres, no estacionamento). Outros 25, de UTI, estão sendo instalados em contêineres e devem ficar prontos para uso  ainda esta semana que vem. A medida é para atender a população enquanto o Hospital de Campanha, criado pelo Governo do Estado para o mesmo propósito, segue em fase de construção no antigo Aeroclube da cidade e deve ficar pronto até o fim do mês.

Apesar do preparo para receber os pacientes com sintomas sugestivos, o HGNI não é um hospital de referência no tratamento da doença. Quando uma pessoa dá entrada na emergência, ela é inserida na Central Estadual de Regulação (CER), para que possa ser transferida a um dos centros de referência especializados criados pelo Governo do Estado para Covid-19.

Banco de sangue do Hospital da Posse amplia horário para doação de sangue em fevereiro

A partir desta segunda-feira (3), até o dia 28 de fevereiro, o banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), mais conhecido como Hospital da Posse, vai ampliar seu horário de funcionamento em uma hora. A coleta será das 7h30 às 13h30 – exceto fins de semana e feriado. O grande objetivo da mobilização é manter o estoque abastecido durante o mês, principalmente nas semanas que antecedem o carnaval, quando as doações de sangue diminuem e a aumenta a demanda por atendimentos no HGNI. Para manter o estoque abastecido, o hospital necessita de 600 bolsas de sangue coletadas por mês, porém o banco de sangue recebe, em média, 350 doadores, cerca de 40% abaixo do ideal.

De acordo com o diretor médico, Lino Sieiro, durante o feriado do carnaval, o número de atendimentos a casos de trauma, como acidentados, feridos por arma de fogo, arma branca e agressões, que vêm de toda a Baixada Fluminense, costuma ser maior, assim como a utilização do sangue para procedimentos de urgência e de rotina. “É um período onde, infelizmente, ocorrem mais acidentes e a violência aumenta. Isso faz com que a procura por atendimentos no hospital seja grande. Por isso precisamos estar preparados com mais bolsas de sangue para termos uma reserva maior. É importante a doação de sangue, pois muitas vezes esse ato singelo é decisivo para salvar a vida de várias pessoas”, destaca ele.

Hospital da Posse ganha ambulatórios de ginecologia e mastologia, reforço no atendimento às mulheres

"Estamos no mês da campanha Outubro Rosa, mas nós cuidamos do câncer de mama todos os dias", diz o prefeito Rogério Lisboa - Foto:Divulgação Nova Iguaçu conta com mais uma ferramenta para auxiliar a paciente no acolhimento e combate ao câncer de mama. Sexta-feira (25), o prefeito Rogerio Lisboa entregou os consultórios de ginecologia e mastologia do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), também conhecido como Hospital da Posse, totalmente reformados e caracterizados para o Outubro Rosa. As salas receberam novos móveis, manutenção elétrica, hidráulica e troca dos pisos. Cerca de 600 pessoas são atendidas mensalmente somando as duas especialidades.

"Estamos no mês da campanha Outubro Rosa, mas nós cuidamos do câncer de mama todos os dias. Realizamos palestras, orientações e atividades que possam alertar as pessoas para a prevenção. Conseguimos conscientizar a população e esses resultados só acontecem graças a parceria entre o poder público e a paciente, que nos dá sensibilidade e capacidade de prestar o atendimento as pessoas que precisam do tratamento contra o câncer", destaca o prefeito, que aproveitou para explicar a mensagem de apoio estampada nos consultórios. "Fizemos questão de colocar uma frase durante as reformas nos consultórios, que a prefeitura está junto com cada um, vencendo o câncer de mama. É isso! O acolhimento na saúde não pode ficar desassociado do tratamento", complementa Rogerio Lisboa.

Nova Iguaçu vai ampliar atendimento oncológico pelo SUS: repasses para instituto serão aumentados

O prefeito Rogério Lisboa anunciou a medida em visita ao Instituto Oncológico (Foto:Divulgação) A Prefeitura vai aumentar os repasses de recursos para o Instituto Oncológico de Nova Iguaçu, para que a clínica possa ampliar sua capacidade de atendimento em radioterapia e quimioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi anunciada pelo prefeito Rogerio Lisboa, durante visita à unidade, que é um dos maiores centros de alta complexidade em oncologia no estado do Rio,

"Estamos fazendo um grande esforço para melhorar a saúde pública em Nova Iguaçu. Assumimos uma prefeitura cheia de dívidas e com a rede de saúde sucateada, mas com trabalho e dedicação estamos conseguindo investir em melhorias no Hospital da Posse, na Maternidade Mariana Bulhões e em parcerias com o setor privado para oferecer atendimento digno aos iguaçuanos", afirmou o prefeito.

Pacientes do Hospital da Posse terão facilidade para tirar documentos

Poderão fazê-lo durante o período de internação

José Augusto deu entrada no HGNI no dia 9 de agosto sem nenhum documento. É um dos beneficiados pela iniciativa (Foto:Divulgação) Pacientes que derem entrada na emergência do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), mais conhecido como Hospital da Posse, sem documentação, a partir de agora terão ajuda para tirar documentos, mesmo durante o período de internação. O serviço será oferecido por uma parceria entre o HGNI e a Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é agilizar o atendimento e os trâmites dos procedimentos de saúde do paciente, como transferência e alta, que dependem de documentos oficiais para serem realizados.

PM morre em tiroteio com colega de farda em Nova Iguaçu

Crime aconteceu em bar freqüentado por estudantes universitários

Na hora do tiroteio estudantes de Direito relaxam depois de terem feito prova na Uni O Bar do Lúcio, muito freqüentado por estudantes da Universidade Iguaçu (Unig), foi cenário de uma troca de tiros entre dois policiais militares, e um deles, Jeferson Gonçalves, lotado no 20º BPM, morreu no local. Ele foi alvejado por vários tiros disparados por Emanuel Albuquerque, que, ferido no braço, foi medicado no Hospital da Posse, para onde também foi levado Adaulto Santos Neves, que nada tinha a ver com confusão. Pelo que foi apurado até agora, o tiroteio ocorreu porque Jeferson teria conversado com a namorada do PM Emanuel.

Hospital da Posse vai ganhar novo Centro de Imagem

A unidade contará com nove aparelhos de última geração

O prefeito Rogério Lisboa lembrou as dificuldades encontradas o inicio de sua gestão (Foto:Ascom) O Hospital Geral de Nova Iguaçu, mais conhecido como Hospital da Posse, vai ganhar um novo Centro de Imagem com cinco aparelhos de Raio-X convencionais, um de ressonância magnética e dois tomógrafos funcionando 24 horas por dia. As obras para adequação do local começam na próxima semana. A nova unidade vai dobrar a capacidade mensal de realização de exames de imagem no HGNI. Atualmente o hospital realiza cerca de 15 mil exames por mês, entre ultrassonografia, tomografia, ecocardiograma e Raio-X.

Nova Iguaçu pode sair lucrando com ida do prefeito da cidade para o partido do governador: Rogério vai trocar o PR pelo PSC

Chateado por não ter seus interesses encampados em Nova Iguaçu, o deputado Altineu Cortes (PR-RJ), estava preparando uma surpresa desagradável para o prefeito Rogério Lisboa e acabou se dando mal. A ideia seria entregar o PR – partido pelo qual Lisboa se elegeu em 2016 – a adversários para deixar o prefeito na mão. O tiro saiu pela culatra, pois Rogério, a convite do governador Wilson Witzel, está pronto para filiar-se ao PSC com vistas as eleições municipais de 2020.

A aliança entre o governador e o prefeito de Nova Iguaçu já vinha se desenhando desde a inauguração do viaduto do bairro Rancho Novo, e se concretizou com o aumento de R$ 1,5 milhão para R$ 5 milhões a ajuda mensal do governo estadual para o Hospital da Posse.