Terceira via já é rota de colisão em Casimiro de Abreu

“Criatura” já se acha maior que “criador” e pode ser candidato a prefeito

Segundo vereador mais votado em 2012 no município de Casimiro de Abreu - o primeiro candidato com maior volume de votos, José Alexandre Azevedo Francisco, do PPS, 964 votos, não foi eleito - Rafael Jardim (961),  já não estaria rezando mais pelo missal daquele que teria sido o maior responsável por sua eleição, o ex-prefeito Paulo Dames, cacique do PMDB local, legenda que abriu as portas para que Rafael conseguisse se candidatar a vereador. Pelo que se comenta nos bastidores políticos de Casimiro de Abreu, o vereador já estaria plantando uma possível candidatura a prefeito em 2016, apostando em um futuro sombrio para aquele que seria o seu “criador”, devido às pendências judiciais de Dames, que já tem condenação criminal em primeira instância e pode vir a ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, podendo ficar de fora da vida pública por um bom tempo.

Dos oito candidatos de Magé apenas um ainda depende da Justiça

O município cadastrou cinco candidatos a deputado estadual e três a federal

Candidato a deputado estadual pelo PTB, o ex-prefeito de Magé, Rozan Gomes, é o único dos oito candidatos cadastrados por Magé que ainda não teve o registro de candidatura confirmado pela Justiça Eleitoral. Ele, ao lado de Carlos Augusto Balthazar e Riverton Mussi (ex-prefeitos de Rio das Ostras e Macaé), está na lista das impugnações solicitadas pelo Ministério Público Federal (MPE) e julgadas procedentes pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Todos os impugnados até agora podem continuar em campanha, pois só estarão realmente impedidos de concorrer depois que seus processos tiverem transitado em julgado na última instância, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Julgamento de candidaturas termina hoje no Rio

TRE-RJ já barrou 649 candidatos, entre eles vários ex-prefeitos

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), vai julgar nessa quarta-feira os 14 pedidos de registros de candidatura que ainda restam ser analisados. Entre hoje e amanhã a corte pretende analisar cerca de 200 recursos impetrados por impugnados e concluir o julgamento dos pedidos de impugnação apresentados pelo Ministério Público Eleitoral com 39 candidatos. Na sessão da última segunda-feira foram indeferidos 30 pedidos de registros, entre eles os dos ex-prefeitos Aparecida Panisset (São Gonçalo), Carlos Augusto Balthazar (Rio das Ostras), Cesar Maia (Rio de Janeiro) e Riverton Mussi (Macaé). O ex-prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, o Marquinho Mendes, teve o registro validado e os deputados Marcos Abrahão (estadual) e Paulo Feijó (federal), foram impugnados com base na Lei da Ficha Limpa.  Até segunda-feira foram julgados 3.103 registros, com um total de 646 candidatos barrados.

Quem teve contato com vítima de meningite precisa tomar antibiótico

Secretaria de Saúde de Rio das Ostras reafirma que são apenas dois casos com uma morte

Em release enviado agora a pouco ao elizeupires.com, através da Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras voltou a afirmar que só foram registrados até agora dois casos de meningite na cidade, com um óbito, a morte de uma jovem de 15 anos. De acordo com a informação, “equipes da Secretaria de Saúde estiveram na manhã desta segunda-feira no Colégio Municipal Professora América Abdalla, onde estudava a jovem de 15 anos, que morreu no sábado, dia 2, vítima de meningite”. Diz ainda que “os especialistas orientaram pais, alunos, educadores e outros profissionais da unidade de ensino sobre a doença e formas de transmissão” e reitera que “o município registra dois casos de meningite neste ano. Além da adolescente, uma senhora de 52 anos contraiu a doença. Ela está internada no Hospital Municipal e passa bem”.

Número de mortes por meningite pode ser maior em Rio das Ostras

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras não estaria falando a verdade sobre os casos de meningite registrados na cidade que, segundo a instituição, teria matado apenas uma pessoa. Em contato com o elizeupires.com agora a pouco, moradores revelaram que já teriam falecido por causa da doença uma senhora e um menino. No caso do menino a família estaria revoltada por conta da “causa indeterminada” declarada pelos médicos. Os familiares cobram mais responsabilidade da Secretaria de Saúde, pois várias pessoas, inclusive crianças, tiveram contato com o menino. A equipe do elizeupires.com fez contato às 12:15h com a Secretaria, mas nada foi informado.

Conforme já fora noticiado uma jovem de 15 anos que estudava no Colégio Municipal Professora América Abdalla, barro Nova Esperança, faleceu na tarde de sábado e somente no início da noite de ontem, depois que a estudante já havia sido sepultada é que a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota oficial admitindo a doença e informou que o caso da menina nada tinha a ver com o de uma senhora que se encontrava internada no hospital da cidade. “... a investigação epidemiológica avaliou que não há relação entre este caso e o caso notificado no dia 31 de julho, de paciente de 52 anos que está internada no Hospital Municipal, com quadro estável”, diz nota, emendando que “... estes foram os dois únicos casos com diagnóstico de meningite registrados neste ano. Não há, portanto, motivo para alarde quanto à epidemia.”

Meningite mata jovem de 15 anos e preocupa em Rio das Ostras

Uma equipe da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras estará na manhã dessa segunda-feira no Colégio Municipal Professora América Abdalla, barro Nova Esperança, onde estudava uma jovem de 15 anos, acometida de meningite meningocócica, morta na tarde de ontem. Os médicos vão prestar esclarecimentos aos alunos, pais, educadores e demais profissionais da escola sobre o caso e a doença. Em nota divulgada na noite de hoje a Secretaria de Saúde pede que “devem procurar atendimento de emergência as pessoas que apresentarem os principais sintomas da doença; que são febre, dor de cabeça intensa, vômitos em jatos, manchas vermelhas pelo corpo e rigidez da nuca”.

Na nota a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras que a jovem deu entrada no Pronto-Socorro, com sintomas da doença, às 11 horas do sábado. “Todo o atendimento de saúde foi prestado, com exames e medicamentos específicos. Infelizmente, como ocorre em casos de meningite meningocócica, a evolução da doença foi muito rápida”, diz o pronunciamento oficial, informando que “todas as medidas de controle da doença já estão sendo tomadas pelo município” e que a “investigação epidemiológica avaliou que não há relação entre este caso e o caso notificado no dia 31 de julho, de paciente de 52 anos que está internada no Hospital Municipal, com quadro estável”.

Administração avacalhada preocupa em Rio das Ostras

Uma das cidades mais ricas do Brasil - graças aos royalties do petróleo pagos pela Petrobras, com um orçamento de quase R$ 1 bilhão - Rio das Ostras vive dias de preocupação desde a posse do prefeito Alcebíades Sabino dos Santos, em 1º de janeiro de 2013. O errado passou a ser certo, leis e decisões judiciais não são respeitadas e a administração municipal tem primado pelo mau exemplo: o prefeito que manda os agentes de trânsito e a guarda municipal marcar em cima os carros particulares, multando e rebocando veículos sem a menor tolerância, é o mesmo que permite que algumas viaturas oficiais circulem de maneira irregular, com documentos atrasados e placas que não passariam pela vistoria do Detran.

Para algumas lideranças comunitárias, ‘Rio das Ostras é hoje uma cidade avacalhada pelos desmandos de uma gestão que parece perdida”. Um exemplo dessa avacalhação é a situação cadastral do Gol oficial placa LHI-4120, que segundo consta nos registros do Departamento Estadual de trânsito, fez o último licenciamento em 2012. Esse caso despertou a atenção do cidadão Julio Cesar Leitão, que já moveu várias ações contra a atual gestão, por conta de irregularidades, inclusive denunciando fraudes em processos licitatórios.

Prefeito de Rio das Ostras vai responder por supersalário de assessor…

...e o chefe de gabinete terá de fazer devolução retroativa

Condenado por improbidade administrativa em processo por superfaturamento na compra de combustíveis, réu em várias ações por acusação de fraudes em licitações e outras irregularidades, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino, está sendo responsabilizado também por permitir que um homem de sua inteira confiança, um dos assessores mais próximos, recebesse de maneira irregular, dois salários, somando cerca de R$ 38 mil mensais. Trata-se do chefe de gabinete Alden Vieira de Souza Júnior, que vinha recebendo mais que a presidente Dilma Roussef e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O caso foi denunciado por um morador da cidade e Alden - que é servidor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro - terá de devolver todo o dinheiro recebido como chefe de gabinete, pois a lei diz que, no caso de um servidor cedido, tem que ser feita a opção por um vencimento, ficando ele com o salário maior, no caso, o pago pelo TJ.

De onde virá o dinheiro?

Ex-prefeito de Rio das Ostras prevê gasto de R$ 5 milhões na campanha para deputado estadual, mas declarou patrimônio de apenas R$ 6 mil

Com pedido de registro de candidatura a deputado estadual pelo PSL tramitando no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), o ex-prefeito de Rio das Ostras, município da Região dos Lagos Fluminense, estimou em R$ 5 milhões o custo de sua campanha, mas, a julgar por sua declaração de bens à Justiça Eleitoral ele deve estar contando com generosas contribuições, pois para quem tem um patrimônio de apenas R$ 6 mil, R$ 5 milhões é uma quantia que pode ser comparada a um prêmio da Mega-Sena, modalidade de loteria explorada pela Caixa Econômica Federal.