Nova Iguaçu: canal do bairro Santa Eugênia vai virar espaço de lazer, com ciclovia, academia da terceira idade e quiosques

Há anos causando problemas aos moradores de Santa Eugênia, o córrego que corta o bairro vai ser canalizado no trecho que vai do Supermercado Extra ao Conjunto Habitacional Roberto Silveira. O espaço a ser coberto vai ganhar uma ciclovia, academia da terceira idade e quiosques. A proposta foi apresentada ao prefeito Rogério Lisboa pelo vereador Maurício Moraes, já tendo recebido o aval para abertura do processo licitatório. A canalização, explica o prefeito, só não poderá ser completa por questões ambientais, mas as intervenções de urbanismo serão feitas no trecho definido.

 

Governador desiste de visitar Hospital da Posse: assessoria avisa que Witzel vai participar apenas da inauguração do viaduto

O diretor do Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse, Joé Sestello, foi comunicado agora pela manhã de que o governador Wilson Witzel não vai mais visitar a unidade nesta sexta-feira (29) e virá ao município apenas para inaugurar – ao lado do prefeito Rogério Lisboa – o Viaduto dos Imigrantes. Perde o governador uma boa oportunidade de conhecer o HGNI, hospital responsável pelo atendimento aos moradores de Nova Iguaçu e pelo menos mais 14 municípios no corredor da Rodovia Presidente Dutra.  A dívida do governo estadual com o Hospital era de R$ 50 milhões até dezembro do ano passado. O HGNI precisa de R$ 19 milhões mensais e está funcionando com menos da metade do necessário.

 

Governador visitará o Hospital da Posse nesta sexta-feira, mas será que vai anunciar a liberação dos repasses em atraso?

Está confirmada para amanhã (29), a visita do governador Wilson Witzel ao Hospital Geral de Nova Iguaçu, o Hospital da Posse, que há anos vem operado com pacientes demais e recursos de menos. Ele deverá chegar por volta das 10h e, se vier mesmo, vai deparar com um hospital sobrecarregado e de caixa vazio, com problemas acumulados pelo descaso com que o governo estadual vem tratando o HGNI ao longo dos anos, atrasando repasses que deveriam ser regulares e em volume suficiente para atender moradores de pelo menos mais 14 municípios além de Nova Iguaçu, cujas prefeituras não colaboram com nada. O Hospital da Posse precisa, segundo seu diretor, de R$ 19 milhões mensais para funcionar a contento, mas está operando com pouco mais da metade disto.

Apesar do nome o HGNI e de estar localizado na cidade, não é de Nova Iguaçu. É um hospital federal transferido pela Prefeitura, que já ameaçou devolvê-lo várias vezes. Além de não pegar a unidade geral de volta, a União não aumenta os repasses, e o governo estadual não tem pontualidade nas transferências dos poucos recursos que liberava de vez em quando.

Boas de cobrar e ruins de pagar empresas de ônibus de Nova Iguaçu devem imposto, mas pressionam pelo pagamento da ‘gratuidade’

Quem vê os alunos da rede pública, idosos e portadores de necessidades especiais viajando sem pagar no transporte coletivo deve achar que é de graça, mas não há nenhuma gratuidade nisso. No caso das linhas municipais a "gratuidade" é paga pelas prefeituras. Esta semana, em Nova Iguaçu, os estudantes da rede municipal por pouco não ficaram a pé, pois o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (TransÔnibus) vinha ameaçando bloquear, a partir de segunda (4), o embarque dos alunos, o que foi impedido pela Justiça com duas decisões liminares. A Prefeitura reconhece o débito com as empresas, quer pagá-lo, mas também quer receber o que elas estão devendo de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Nesta quarta-feira (6) haverá uma reunião no Ministério Público para resolver a questão...

A primeira liminar foi emitida na sexta-feira (1) pelo juiz André Luiz Duarte Coelho, do Juizado da Infância e Adolescência e do Idoso de Nova Iguaçu, a pedido da Defensoria Pública. No domingo (3), acatando pedido da Procuradoria Geral do Município, a juíza Mariana Moreira Tangari Baptista, da 6ª Vara Cível de Nova Iguaçu, concedeu a segunda e determinou o pagamento de R$ 5 mil por cada estudante que as empresas deixassem de transportar.

Disputa pela presidência da Câmara de Nova Iguaçu tinha vários candidatos de oposição, mas todos “amarelaram” na hora h

O novato Felipe Rangel Garcia, o Felipinho Ravis (foto) é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Foi eleito para substituir Rogério Teixeira Júnior, o Juninho do Pneu, que renunciou para assumir o mandato de deputado federal para o qual fora eleito em outubro do ano passado pelo DEM. Felipe é o candidato de Juninho e do prefeito Rogério Lisboa. Acabou disputando sozinho porque os que se anunciaram como candidatos acabaram desistindo na hora dos vamos ver. É o caso, por exemplo, do vice-presidente Marcelo Lajes, que não renunciou sua posição da mesa diretora para disputar a presidência, embora viesse se apresentando como candidato desde novembro do ano passado. A votação foi só para presidente da Casa.