Rafael diz que sua aliança é com o povo de Magé

Rafael Tubarão diz que prefere manter uma aliança com a população do município de Magé (Foto:PMM) Decisão do PMDB de marchar com a família Cozzolino racha o partido

“Quem me conhece e acompanha minha caminhada política desde que assumi o meu primeiro mandato de vereador sabe que minha aliança é com o povo e não com os que se acham senhores da vontade desse povo sofrido”. A afirmação é do prefeito de Magé, Rafael Santos de Souza, o Rafael Tubarão, pré-candidato pelo PPS, em resposta a aliança do ex-pré-candidato do PMDB, Ricardo da Karol com a família Cozzolino, anunciada ontem em primeira mão pelo elizeupires.com. Na verdade a desistência de Ricardo, segundo membros do governo, não abalou Tubarão, que deverá contar com apoio de vários pré-candidatos a vereador pelo PMDB e partidos aliados, com o empresário José Augusto Nalin e os cinco vereadores que a legenda mantém na Câmara Municipal.

PMDB de Magé agora é Cozzolino

Renato Cozzolino Harb (PR) agora tem o apoio de Ricardo Correa de Barros (PMDB) Ricardo da Karol desiste de ser candidato a prefeito para compor chapa como vice

Embora tenha marcado sua convenção para o próximo dia 30, quando pretendia escolher os candidatos a prefeito, vice e a vereador, o PMDB de Magé não vai mais lançar candidatura própria à Prefeitura, pois o pré-candidato Ricardo Correa de Barros, o Ricardo da Karol, acabou de jogar a toalha. Ele decidiu compor com a família Cozzolino, devendo ser o candidato a vice em chapa a ser encabeçada pelo deputado estadual Renato Cozzolino Harb. Na verdade, segundo se comentava esta semana nos bastidores da política em Magé, a aliança anunciada nesta sexta-feira teria começado a ser desenhada assim que o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Santos de Souza, o Rafael Tubarão, assumiu a Prefeitura, tornando-se um forte concorrente, consolidando o que já está sendo chamado de batalha do velho contra o novo, em referência a ascensão de Rafael.

Zelão pega oito anos de inelegibilidade por corrupção eleitoral

Fernando Augusto e Marcelo Zelão foram condenados pela Jutiça a oito anos de inelegibilidade Além de enquadrar o ex-prefeito de Silva Jardim, decisão afeta ainda o ex-vice, dois vereadores e um suplente

O ex-prefeito de Silva Jardim e pré-candidato a prefeito pelo PCdoB, Marcelo Cabreira Xavier, o Marcelo Zelão, foi condenado a oito anos de inelegibilidade em processo movido pelo Ministério Público por compra de votos, uso da máquina administrativa e oferecimento de empregos em uma cooperativa que fornecia mão de obra ao município, a Multiprof. A decisão tomada pela juíza da 63ª Zona Eleitoral, Daniela Correia da Silva, aplica a mesma pena ao ex-vice-prefeito Fernando Augusto Bastos, aos vereadores Flávio Eduardo de Brito, Robson Oliveira Azevedo e ao suplente José Américo da Conceição, mas em relação aos três últimos a magistrada determinou também a cassação de seus respectivos diplomas para anular os votos conferidos a eles nas eleições de 2012. Como a decisão é de primeira instância ainda cabe recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral, que pela legislação em vigor tem de julgar o processo antes da eleição de outubro. Se a condenação for mantida em corte colegiada nenhum dos cinco poderá disputar o pleito deste ano.

Corte de vagas tira a paz na Câmara de Nova Iguaçu

O vereador Carlinhos Presidente diz que a redução é manobra em favor de um "blocão" do PMDB O Poder Legislativo aprovou a redução de 29 para 17 vereadores

Segundo estimativa do IBGE o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, tem cerca de um milhão de habitantes e, pela legislação em vigor, poderia eleger este ano até 29 vereadores, conforme ocorreu no pleito de 2012. Entretanto, nas eleições de outubro serão escolhidos apenas 17 parlamentares, teto para uma cidade com universo populacional entre 80 mil 120 mil moradores. É que esta semana foi aprovado um projeto cortando mais quatro cadeiras, metade do que já havia sido subtraída em proposta votada em 2014, com uma lei fixando em 21 o número de vereadores para a próxima legislatura. Com a nova formação, para assegurar uma cadeira os partidos ou coligações vão vai precisar de no mínimo 24 mil votos, 7,2 vezes o total obtido pelo autor do projeto, o vereador Marcelo Fernandes Loureiro, o Marcelinho Amigo das Crianças, eleito pelo PTN com 3.305 votos.

Câmara de Macaé vai à Justiça para manter incorporações

Médico do município, Eduardo Cardoso (esquerda), presidente a Câmara de Vereadores (Foto:Divulgação/CMM) Justificativa é garantir direito dos aposentados, mas ativos também poderão ser beneficiados

A decisão do Tribunal de Justiça de manter a suspensão do pagamento de elevados salários a servidores ativos e inativos do município de Macaé, um grupo que foi privilegiado com duas leis complementares aprovadas na gestão do prefeito Riverton Mussi e gerou contracheques de até R$ 66 mil, está sendo combatida pela procuradoria da Câmara de Vereadores, Casa de Leis comandada pelo médico Eduardo Cardoso Gonçalves da Silva, médico socorrista que até a suspensão do pagamento das incorporações tinha salário de mais de R$ 43 mil. A alegação é de que os servidores aposentados atingidos pela decisão do TJ precisam ter seus direitos restabelecidos, mas o embargo de declaração pretendido pode acabar beneficiando os funcionários em atividade, derrubando o teto de R$ 17 mil fixado pelo prefeito Aluizio dos Santos Júnior para os salários da administração municipal.

Oposição se une para pavimentar terceira via em Rio das Ostras

Carlos Augusto Balthazar e Alcebíades Sabino vem se revezando no governo desde as eleições de 2004 A proposta é juntar forças para enfrentar deputado e prefeito na disputa pela Prefeitura

Aliados do prefeito Alcebíades Sabino dos Santos (PSDB) vinham defendendo uma aliança com o empresário José Guimarães Salvador, o Zezinho Salvador, derrotado por Sabino em 2012, mas ao que parece isso não será possível. É que os chamados nomes da oposição em Rio das Ostras resolveram se unir com a finalidade de formar uma chapa capaz de enfrentar o atual prefeito e o deputado estadual Carlos Augusto Balthazar (PMDB), que pretende retornar à Prefeitura.

Inelegíveis buscam o poder indiretamente

Ex-prefeitos de Magé, Araruama e Macaé, Núbia, Chiquinho e Riverton ainda buscam o poder, mesmo que indiretamente Núbia Cozzolino e Chiquinho da Educação lideram lista de maus gestores do TCE, mas querem eleger os seus, assim como Riverton Mussi quer um pedaço de um possível governo de Chico Machado

Magé está a 96 quilômetros de Araruama e nada tem a ver com a cidade da Região dos Lagos, a não ser o fato de ex-governantes liderarem a lista de maus gestores do Tribunal de Contas do Estado; de ambos terem exercidos dois mandatos consecutivos, acumularem pendências com a Justiça e de figurarem repetidamente na lista de prefeitos com contas julgadas irregulares pelo TCE. A ex-prefeita Núbia Cozzolino aparece com oito processos e Francisco Carlos Fernandes Ribeiro, o Chiquinho da Educação com sete. Tem mais: inelegíveis, ambos pretendem devolver o poder ao controle de suas famílias e tentam eleger parentes para a Prefeitura. Ela o sobrinho Renato Cozzolino Harb (PR) e ele a mulher, a comerciante Lívia Soares Bello da Silva (PDT).

Contratos sob suspeita em Tanguá

A gestão do prefeito Válber Luiz Marcelo vem sendo questionada em muitos aspectos (Fotos: Divulgação/PMT) Empresas abertas na gestão do atual prefeito têm na Prefeitura o maior volume de negócios e já faturaram cerca de R$ 2 milhões em menos de dois anos

Empresas de pequeno porte sediadas no eixo Rio Bonito-Tanguá-Itaboraí estão em verdadeiro estado de agonia, quase fechando as portas. Os setores de comércio e serviços foram os mais atingidos pela crise, mas o dono da JC da Silva Comercio e Serviço de Materiais de Construção não pode reclamar da sorte. Sua firma - que tem como atividade principal o “comércio varejista de materiais de construção em geral” - foi aberta no dia 30 de janeiro de 2015 e menos de três meses depois já estava se dando bem, e no atacado: representada por Jhean Costa da Silva, no dia 22 de abril de 2015 a JC assinou com a Secretaria Municipal de Assistência Social o Contrato 037/2015, pelo qual fora empenhado o total R$ 100 mil para o fornecimento de água em carros-pipas. Desde então a JC já firmou nove contratos com a municipalidade, no total de mais de R$ 1 milhão. Esta e outras seis empresas registradas depois que o prefeito Válber Luiz Marcelo tomou posse, estão inseridas em denúncia encaminhada ao Ministério Público, apontando supostas irregularidades em processos licitatórios e pedindo que seja apurado se os controladores das firmas relacionadas têm alguma ligação com vereadores ou membros do governo.

Câmara não dá a mínima para os gastos da Águas de Casimiro

Rafael Jardim prometeu que iria devassar a gestão de Eliezer Crispim à frente da autarquia de água e esgoto. Não fez nada até hoje Vereador prometeu que requerimentos seriam aprovados depois do carnaval. Chegaram as festas juninas e ele ainda não apresentou um pedido sequer

“Uma verdadeira operação pente fino nos contratados firmados nos últimos dois anos pela autarquia Águas de Casimiro (antigo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae) para prestação de serviços de manutenção e realização de obras”. Foi o que prometeu no dia 2 de fevereiro o vereador Rafael Jardim, mas já se passaram quatro meses e 23 dias e nenhum requerimento neste sentido foi apresentado ainda. Pelo que se comenta nos bastidores do Poder Legislativo, a devassa nas contas do ex-Saae não aconteceu nem vai acontecer por conta da relação estreita de vereadores com o empresário Alexanderson Miranda - o Alê, que controla a empresa Onix Serviços, que tem o melhor contrato de prestação de serviços com a autarquia - e por “respeito” ao vereador Elizer Crispim, ex-presidente da Águas de Casimiro. Um deles, por exemplo, Adair Abreu de Souza, o Kinha, é visto com freqüência em frente à espera de Alê em frente a casa do empresário, em Silva Jardim, em visitas que se repetem pelo menos uma vez por mês.

Lista de maus gestores do TCE tem dois Cozzolinos

Os irmãos Anderson (Dinho) e Núbia Cozzolino figuram na lista de gestores com contas julgadas irregulares do período de 2008 a 2014 (Foto: Arquivo/campanha eleitoral de 2004) Mas os reprovados pelo Tribunal de Contas já estão em campanha para tentar eleger parente e conquistar o poder ainda que indiretamente

O sou, mas sou diferente, supostamente para tentar evitar uma comparação com os parentes que já passaram pela Prefeitura e inseriram o município de Magé nas páginas policiais dos jornais vem sendo usado nas reuniões políticas das quais o deputado estadual Renato Cozzolino Harb tem participado como pré-candidato a prefeito pelo PR, pode até fazer sentido por alguns aspectos. Ele está estreando na vida pública, ainda não exerceu função de gestor público e tem a ficha limpa. Entretanto, não pode negar que só é deputado por causa da atuação em campanha dos parentes dos quais afirma não ser igual e que é exatamente pela força que estes ainda exercem em parte do eleitorado é que ele se encontra em condições de se apresentar para uma disputa eleitoral.