André Mônica pode voltar à Prefeitura de Araruama

André foi o segundo colocado em 2012

Processo por crime eleitoral tira a tranquilidade de Miguel Jeovani

Além das ações de improbidade administrativa propostas pelo Ministério Público, o prefeito de Araruama, Miguel Jeovani (PR), está respondendo a uma ação de investigação judicial eleitoral “por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico”, que a qualquer momento pode mandá-lo para casa, levando consigo seu companheiro de chapa, o vice-prefeito Anderson Moura (PT do B). Esse processo, segundo colaboradores mais próximos de Jeovani, preocupa mais o prefeito que as ações de improbidade e os inquéritos do MP, pois uma cassação devolveria o poder ao ex-prefeito André Mônica (PMDB), já que não haveria uma eleição suplementar, pois Miguel foi eleito com menos 50% dos votos. Ele teve 49,65% dos sufrágios válidos e André 43,39%.

Na ação a coligação “Juntos por essa nova Araruama” – que reuniu os partidos PMDB, PSDC, PRTB, PTC, PSD, PSL, PP, PRB, PSB, PMN, PT e PRP – denunciou que no dia das eleições, “logo nas primeiras horas da manhã”, foram identificadas várias pessoas vestidas de camisas azuis (uniforme dos integrantes da campanha do prefeito eleito), “bem como havia pessoas com pranchetas, dizendo-se entrevistadores de instituto de pesquisa, mas que em realidade estariam influenciando os eleitores”. A coligação pontuou ainda na denúncia que diversos eleitores declaram ter recebido valores em dinheiro para votar em Miguel.

Ainda de acordo com a denúncia que gerou a ação, os valores pagos na compra de votos variam entre R$ 50 e R$ 200. Uma outra forma de captação ilegal de votos, segundo a ação, foi a transferência de títulos de eleitor, como foi o caso denunciado por um ex-funcionário da rede de supermercados Só Ofertas, de Miguel Jeovani. André Araújo revelou em depoimento no Ministério Público que trabalhava na filial Búzios da rede e teve o título de eleitor transferido para Araruama e ainda recebeu dinheiro para votar no patrão. Segundo a denúncia, por ter procurado o Ministério Público para denunciar o esquema, André foi demitido.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.