Empresa de Rio das Ostras oferece equipamento para gerar água potável a partir da dessalinização

Os equipamentos já são usados por empresas na região e podem ajudar nas cidades também

A crise hídrica que já afeta vários municípios fluminenses e cidades de São Paulo pode ser pelo menos amenizada com um processo de aproveitamento da água do mar. O sistema, já adotado em navios e plataformas de exploração de petróleo, vem sendo oferecido por uma empresa sediada em Rio das Ostras, o Grupo Vicel, que se uniu à empresa norte-americana Aqua-Chem Incorporated, formando a joint venture Aqua-Chem do Brasil. De acordo com a empresa, o processo por osmose reversa, usado nos equipamentos por ela produzidos, pode gerar até 300 mil litros de água potável por dia.

Segundo o gerente técnico do Grupo Vicel, Thadeu Paravidino, a dessalinização da água do mar é muito utilizada também em regiões onde a água potável é escassa ou de difícil acesso, como no Oriente Médio, na Austrália e no Caribe. “Em navios transatlânticos, navios de guerra e submarinos, a dessalinização é comum desde a década de 60. Algumas vezes, o processo produz sal de cozinha como subproduto. A dessalinização da água do mar ou salobra dos açudes e poços se apresenta como uma das soluções para a humanidade vencer mais esta crise que já se pronuncia”, afirma.

O aproveitamento da água do mar para o consumo humano ainda não chegou a ser cogitado no Brasil, mas a proposta do Grupo Vicel vem sendo bem aceita por grandes empresas. De acordo coma Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a falta d´água já afeta a produção no estado e a situação pode se agravar.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.