Contaminação da Lagoa de Iriri preocupa em Rio das Ostras

Vistoria do Inea apontou lançamento de esgoto sem tratamento

A Lagoa de Iriri chegou a receber o Selo Bandeira Azul

Um dos mais importantes cartões postais do estado do Rio de Janeiro, a Lagoa de Iriri, localizada em Rio das Ostras, está ameaçada pelo lançamento de esgoto sem tratamento. É o que apontou relatório de uma vistoria técnica realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). De acordo com o documento, a lagoa está imprópria para banho, uma péssima noticia para o turismo local.

De acordo com relatório divulgado na última terça-feira (10), a vistoria técnica apontou que o pH (medida do grau de acidez ou alcalinidade da água) está acima do recomendado, e que as concentrações Oxigênio Dissolvido (fator limitante para manutenção da vida aquática e de processos de autodepuração em sistemas aquáticos naturais) estão bastante elevadas.

O documento cita que “outro parâmetro com resultados bastante elevados foram os coliformes termotolerantes”, que, ressalta o relatório, indica o lançamento de esgotos sem tratamento nas águas da lagoa. “Dessa forma, com base nos resultados encontrados temos a informar que os pontos analisados na Lagoa de Iriri não estão recomendados para o banho”, conclui o Inea.

Carlos Augusto cobra ações da Prefeitura

Também conhecida como Lagoa da Coca-Cola, a Lagoa de Iriri recebeu em dezembro de 2015 o Selo Bandeira Azul, importante certificação de qualidade socioambiental emitido pela Foundation for Environmental Education para praias marítimas, fluviais e marinas que cumpram requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio e sensibilização ambiental. Iriri é a segunda lagoa brasileira a receber o selo. A primeira é a Lagoa do Peri, em Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

Atualmente cumprindo mandato de vereador, o ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar mostra preocupação com o estado da lagoa e cobra ações da administração municipal. “É importante que a Prefeitura faça uma divulgação ampla sobre isso, informando as condições em que se encontra a Lagoa de Iriri e investigue as causas dessa contaminação”, disse.

(elizeupires.com)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.