Itatiaia teria virado “puxadinho” de Resende, reclamam por lá

Novo prefeito teria virado as costas para antigos aliados e concedido superpoderes a político com filme queimado na região

● Elizeu Pires

Irineu foi buscar nomes em Resende, inclusive um vereador afastado pela Justiça no âmbito da Operação Betrug,

O novo prefeito de Itatiaia Irineu Nogueira, ao que parece, está com a memória curta. O governante, que foi empossado na noite do dia 31 de março na Câmara e começou a trabalhar no “dia da mentira”, 1º de abril, já estaria se afastando dos discursos de renovação pregado em suas andanças pela cidade, na busca de votos. Isso começa a provocar descontentamento de antigos aliados, que estariam sendo trocados por Nogueira por figuras recém-chegadas ao grupo político do prefeito, mas que já estariam mandando e desmandando na nova administração.

Um dos mandachuvas do governo de Nogueira seria o ex-vereador em Resende Luiz Carlos de Alencar Besouchet, mais conhecido como Kiko  Besouchet, que chegou a ocupar um cargo recentemente no governo do prefeito Welberth Rezende, em Macaé. Empreitada que causou desgaste a Welberth, que acabou “devolvendo” Besouchet para Resende, embora a cidade do sul fluminense aparentemente não queira mais o político ocupando cargo público. Tanto que Kiko não conseguiu mais se reeleger após ser afastado pela Justiça em 2015, quando foi deflagrada a Operação Betrug, que desmontou um esquema de fraudes em licitações na Câmara de Resende.

Favorecido pela lentidão da Justiça, já que o processo principal que envolve as empresas supostamente envolvidas no esquema continua se arrastando na primeira instância, a Operação Betrug também se desdobrou em um processo na 2ª Vara Criminal, uma vez que o ex-controlador da Câmara Crystian Guimarães Viana, preso na ocasião, resolveu colaborar com o Ministério Público, e o resultado disso está em processo que tramita em segredo de justiça.

O que se comenta em Itatiaia é que o ex-vereador de Resende seria ligado a José Maia, visto como uma espécie de “braço direito” de Nogueira. Nos bastidores da política local fala-se que Maia teria sido o responsável pela decisão de Irineu em ressuscitar Kiko Besouchet para a vida pública – ao lhe nomear como chefe de gabinete -, e ainda teria conseguido emplacar outros cargos estratégicos no governo.

Porém Kiko parece não ser o único problema para o novo governante, uma vez que a atual administração de Itatiaia teria se transformado em uma espécie de “puxadinho de Resende”. Isso porque, além de Kiko, alguns vereadores da cidade vizinha já teriam acomodado alguns de seus pupilos em cargos pomposos de Itatiaia. Enquanto isso, Irineu estaria sendo blindado e, diga-se de passagem, cada vez mais afastado de boa parte de seus aliados, muitos dos quais foram esquecidos ou nomeados em funções de baixo escalão para darem lugar aos “novos amigos de Irineu”.

Garantem os frequentadores dos bastidores da política local que a frase mais pronunciada pelo novo governante, desde que assumiu é: “Fala com o Kiko”.

*O espaço está aberto para manifestação dos citados na matéria.

Matérias relacionadas:

MP desmonta quadrilha que fraudava licitações na Câmara de Resende

Polícia procura ex-consultor da Câmara de Resende

Corporativismo pode salvar vereadores de Resende

Mesmo foragido vereador quer se reeleger em Resende

Comentários:

  1. No discurso de posse o novo prefeito prefeito disse, eu sei fritar truta! E frito bem!!! Pra bom entendedor um pingo é letra… então pra outros assuntos procurem o Kiko.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.