São João sai à luta contra a violência

Organizados, os manifestantes seguiram até a Rodovia Presidente Dutra, onde caminharam por cerca de quatro quilômetros (Foto: Extra/Cleber Junior) Moradores da cidade participam do movimento Meriti pela Paz contra a violência e falta de segurança

Cerca de 30 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores, caminharam na manhã desta segunda-feira da Praça José Amorim, em Vilar dos Teles, até a Rodovia Presidente Dutra, onde seguiram por uma das faixas em ato público contra a falta de segurança na cidade. O evento foi para chamar a atenção das autoridades estaduais e denunciar que o município, embora tenha um batalhão da Policia Militar, o 21º BPM, conta com um efetivo de apenas 35 policiais por dia. Em seu discurso o prefeito Sandro Matos comparou São João de Meriti com o Iraque, por conta do convívio diário dos moradores com balas traçantes. “Temos que nos organizar. Os bandidos estão tomando conta de São João. Nós cansamos de pedir, agora exigimos mais policiais militares nas ruas. Se precisar vamos para a porta do governador”, disse o prefeito.

Dona Flor troca a bandeira do bloco pela tocha olímpica

Dona Flor: "Até hoje, eu não sinto coluna, não sinto nada de dor nos ossos. Nunca fui internada em hospital nenhum" (Foto: Divulgação/PMRO) Aos 103 anos a moradora de Rio das Ostras foi escolhida para conduzir o fogo simbólico dos jogos olímpicos

Esbanjando alegria e animação todos os anos Florisbela Lessa cai na folia. É a porta-bandeira do Bloco da Terceira Idade, tarefa que cumpre com orgulho, mesmo depois de um século de vida. Nascida no município de São João da Barra em 1913, vive em Rio das Ostras - onde, no dia 1º de agosto, vai carregar a tocha olímpica - desde 1996. Ela é a segunda centenária escolhida para esta missão. A primeira é Eva Maria de Oliveira, que aos 106 anos ainda cuida da casa onde mora, no bairro da Rasa, em Búzios. A passagem da tocha por lá vai acontecer na mesma data de Rio das Ostras, mas Dona Eva, ao contrário de Dona Flor, já disse que não está muito animada e só vai “por educação”, pois já gosta não mais de sair de casa. Já Florisbela comemorou o convite: “Estou doida para que chegue a hora de eu carregar essa tocha”.

PPPs do saneamento serão prioritárias em tempo de crise

Francisco Dornelles espera conseguir uma economia de R$ 1 bilhão por ano com as medidas (Foto: Shanna Reis) Estado quer agilizar as parcerias público-privadas para a Baixada Fluminense e Leste Metropolitano

Um gigantesco projeto para o saneamento de todos os municípios que formam a Baixada Fluminense dorme em uma das gavetas do governo estadual há pelo menos dois anos, pois não há recursos financeiros suficientes para pô-lo em prática. A saída é a concessão do sistema através de uma parceria público-privada nos moldes da firmada entre o município de Rio das Ostras e a Odebrecht, só que em proporções muito maiores. Esta concessão, segundo o governador em exercício, Francisco Dornelles, junto com a de projeto semelhante para o Leste Metropolitano, além da construção do metrô entre Niterói e São Gonçalo e da criação do Parque da Ilha Grande, será avaliada em 60 dias pelos técnicos do governo.

Ex-procurador da Câmara de Magé já está preso

Prisão foi pedida pelo MP sob acusação de ameaça a ex-vereador

O advogado Fernando Abrahão, o Marabá, procurador da Câmara de Vereadores de Magé durante a gestão de Anderson Cozzolino, o Dinho como presidente da Casa, já está preso. A informação foi divulgada pelo site do Ministério Público, que no último dia 2 pediu a prisão preventiva dele, de Dinho e do empresário Fabio Figueiredo Moraes, o Fabinho, acusados pelo MP de acusados ameaça de morte, sequestro e uso de violência contra Genivaldo Ferreira Nogueira, para que ele mudasse seu depoimento na Justiça. Mais conhecido em Magé como Batata, Genivado, que também já foi presidente da Câmara, sofreu um atentado a tiros na manhã da última segunda-feira.

MPF denuncia risco de fechamento da Reserva do Tinguá

Nos limites da reserva estão os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu,Queimados, Japeri, Petrópolis e Miguel Pereira Falta de estrutura facilita as ações contra a unidade de conservação da Baixada Fluminense

Com mais de 26 mil hectares de extensão, a Rebio do Tinguá, localizada na Baixada Fluminense, é uma unidade de conservação virtual, só existe no papel. A colocação foi feita procuradora Luciana Gadelha, do Ministério Público Federal, que defende uma conjugação de esforços por parte do Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade para garantir a preservação da Reserva Biológica do Tinguá. Uma reunião marcada para esta sexta-feira vai discutir as providências a serem adotadas, a partir de recomendações feitas pelo núcleo do MPF em São João de Meriti ao secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, ao residente e ao coordenador Regional do ICMBio), visando assegurar a condições mínimas de funcionamento da reserva.

Irmão de Garotinho pega 12 anos de prisão por estupro

Nelson Nahim Matheus de Oliveira, apontou a acusação, tinha uma preferida de 15 anos Nelson Nahim Matheus de Oliveira e mais 13 homens foram condenados por explorar crianças e adolescentes em Campos, onde nove dos acusados cumpriram mandatos de vereador

Terminou com a condenação de 14 réus o caso que ficou conhecido no Norte Fluminense como “Meninas de Guarus”. A juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, em exercício na 3ª Vara Criminal de Campos dos Goytacazes, condenou a penas que variam de 6 a 31 anos de prisão os 14 acusados de envolvimento na exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos réus é o ex-vereador Nelson Nahim Matheus de Oliveira, irmão do ex-governador Anthony Garotinho, sentenciado a 12 anos de reclusão em regime fechado pela prática dos crimes de estupro e coação no curso do processo.

Bomba de vereador de Guapimirim era só estalinho

Parlamentar usou a tribuna para avisar que iria ao MP fazer denúncia de desvios de verbas e indícios de corrupção contra a administração municipal

Fernando Amaro usou a tribuna para fazer denúncias contra a gestão do prefeito Marcos Aurélio Dias, mas ficou só nisso “Na verdade ninguém no governo acredita que o vereador vá seguir adiante. O que se comentava nos gabinetes mais concorridos da gestão de Marcos Aurélio, informa uma fonte ligada ao governo, é que as palavras de Fernando não passariam do plenário”. A informação contida na matéria “Licitações e contratos serão devassados em Guapimirim” veiculada no dia 26 de maio pelo elizeupires.com não se confirmou. Até o fim do expediente de ontem o vereador Fernando Amaro Garcia, o Fernando Cambota, não havia cumprido a promessa feita na tribuna da Câmara na sessão do dia 24 de maio, quando fez denúncias contra a gestão do prefeito Marcos Aurélio Dias e prometeu protocolá-las no Ministério Público para que pudessem ser investigadas. Investigações já acontecem e novos procedimentos até poderão ser abertos, mas não por iniciativa do vereador, que ficou só nas palavras ditas em plenário.

MP aciona Nova Iguaçu por contratação de concursados

O MP quer que a Prefeitura substitua as merendeiras terceirizadas pelas aprovadas em concurso (Foto: Divulgação/Masan) Promotoria de Justiça quer a convocação de 104 aprovados no processo seletivo de 2012

Realizado em 2012 para preencher 2.616 postos de trabalho em várias áreas da administração municipal, o último processo seletivo de Nova Iguaçu vai expirar no dia 5 de julho, uma vez que fora prorrogado por mais dois anos, mas os candidatos classificados dentro do número de vagas para o setor de Educação ainda tem chances de convocação. Pelo menos é isso que pretende o Ministério Público, que ingressou ontem com uma ação civil pública com pedido de liminar para obrigar a Prefeitura a convocar, nomear e empossar os aprovados dentro no número de vagas. Segundo o MP, “a medida visa conciliar o direito de posse com o atual momento de crise financeira e com isso garantir as vagas dos aprovados mesmo após a expiração do certame”.

Fornecedor de uniformes fala de lisura e qualidade

Os uniformes fornecidos já foram distribuídos na rede, mas a empresa diz que pretende antecipar o que está previsto para ser entregue em setembro (Fotos: Divulgação/PMG e VER 55) A empresa venceu dois dos três lotes da licitação para aquisição de uniformes, calçados e kits escolares para rede de ensino de Guapimirim

Vencedor de dois lotes de uma licitação de cerca de R$ 4,5 milhões realizada este ano pela Prefeitura de Guapimirim para compra de uniformes, calçados e kit escolar, o empresário Roberto Murilo Marra afirmou que sua empresa, a VER 55 Comércio e Serviços, está há mais de oito anos no mercado e já forneceu para vários municípios fluminenses, nos quais participou de pregões para aquisição de diversos tipos de produtos, inclusive tecidos, como aconteceu em venda recente - no valor de pouco mais de R$ 900 mil - para a Prefeitura de Itaguaí. Ele explicou que embora o cadastro mostre o comércio de produtos de informática como atividade principal, a empresa está apta junto à Receita Federal para comercializar, no atacado, calçados, equipamentos elétricos, artigos de armarinho, pneus, câmaras-de-ar, componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e até odonto-médico-hospitalar; materiais de construção, móveis, artigos de escritório, papelaria, de vestuário e acessórios; produtos de cama, mesa e banho, alimentos e também insumos agropecuários, ferragens e ferramentas.

Contrato de UBS de Barra de São João não é encontrado

Esta unidade foi construída na Rua Piranhas, no bairro Peixe Dourado II, mas o custo das obras é segredo, bem como o de todas Unidades Básicas de Saúde inauguras pela gestão do prefeito Antonio Marcos (Foto: Divulgação/Luiz Eduardo) As obras da Unidade Básica de Saúde inaugurada em maio foram feitas pela Construtora Heringer, mas a Prefeitura não informa quanto ela custou, repetindo o mesmo feito em relação as unidades entregues antes

No dia 24 de maio os moradores de Barra de São João, segundo distrito do município de Casimiro de Abreu, no interior do estado do Rio de Janeiro, ganharam a terceira Unidade Básica de Saúde, investimento feito com recursos repassados pelo governo federal ao Fundo Municipal de Saúde. A obra foi contratada junto à empresa Construtora Heringer de Casimiro, controlada pelo empresário Vagner Heringer, que em 2012 coordenou a campanha do prefeito reeleito Antonio Marcos Lemos, mas os contribuintes não conseguem saber quanto custou esta unidade, já que o Contrato 147/2011, firmado com o FMS e os valores pagos à empresa com recursos destinados ao setor não são encontrados no sistema da Prefeitura, como determina a lei.