O EstúdioB, a democracia e a assessoria do governador

A programação do EstúdioB, Central de Entrevistas da Baixada Fluminense, parece estar incomodando – e muito – o pessoal que cuida da comunicação do governador Claudio Castro. Rola nos bastidores entre jornalistas que cobrem política no estado do Rio de Janeiro, que um tal de Rodrigo Abel estaria barrando a ida do governador ao Estúdio porque o pré candidato Marcelo Freixo foi o primeiro a ser sabatinado na série que a Central vem fazendo.

Ocorre, na verdade, que o alto escalão da comunicação social do Palácio Guanabara sabe muito bem que Castro foi convidado há meses e sua assessoria sequer respondeu. Goste ou não os senhores da vontade do governador, os próximos entrevistados deverão ser os pré-candidatos Rodrigo Neves e Felipe Santa Cruz, mas se os que controlam os passos de Castro quiserem espaço, basta agendar.

Mourão confirma que vai disputar vaga no Senado pelo Rio Grande do Sul, o que deixa Romário mais tranquilo

● Elizeu Pires

Em entrevista ao jornalista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o general Hamilton Mourão (foto) deixou claro que é pré-candidato a senador pelo estado do Rio Grande do Sul. A escolha do vice-presidente deixa o senador Romário Farias em posição mais confortável em relação ao apoio do presidente Jair Bolsonaro e dos filhos.

Renúncia do prefeito de Caxias para suposta disputa eleitoral é recebida como piada nos meios jurídicos; seria apenas manobra para disfarçar perda do mandato por conta de condenação criminal

● Elizeu Pires

Washington Reis tem uma condenação a sete anos e dois meses O recurso dos recursos, o embargo dos embargos impetrado pelo prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB) contra uma sentença de sete anos e dois meses por crime ambiental, era para ter sido julgado na semana passada pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, onde o ministro Kassio Nunes pediu vistas, dando mais tempo a Reis na cadeira. O que se comenta nos meios jurídicos é que nenhuma decisão vai derrubar a situação de condenado de Reis, mas a julgar pelo excesso de recursos ele quer apenas ganhar tempo, e isso, aos olhos dos mais atentos, ficou bem claro no decorrer da última semana.

Possível chapa com André Ceciliano e Cesar Maia pode mudar muita coisa na Baixada na sucessão estadual

● Elizeu Pires

Quem é do ramo recebeu com entusiasmo a notícia sobre uma possível chapa formada pelo presidente da Alerj, André Ceciliano, com o ex-prefeito do Rio e atualmente vereador, Cesar Maia. A informação dada em primeira mão pela Tribuna da Imprensa online, foi bem recebida por lideranças políticas da Baixada Fluminense, principalmente por ter um filho da terra encabeçando uma disputa pelo governo estadual.