Parque de Rio das Ostras ponto de descarte de pilhas e baterias

O "papa ilhas" é um atrativo a mais, voltado para recolhimento de lixo eletrônico

Consciência e Educação Ambiental movendo ações em Rio das Ostras. Além dos ecopontos criados para depósito de materiais reciclados, o Parque dos Pássaros conta agora com o Papa Pilhas, um ponto de descarte de pilhas e baterias, já que a destinação incorreta desses resíduos podem provocar contaminação e poluição do meio ambiente. Segundo a coordenadora da Educação Ambiental em Rio das Ostras, Uellem Bilro, o projeto de recolhimento de lixo eletrônico existe desde o ano passado no Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras. Para chamar mais a atenção da população, foi colocado também um Papa Pilhas no Parque. 

Secretário vai apresentar propostas para a Saúde na Região dos Lagos

Encontro será amanhã em Cabo Frio

O secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., confirmou sua participação amanhã (12), na reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea, em Cabo Frio. O encontro, que contará com a participação de prefeitos e secretários de vários municípios, foi marcado para apresentação e debate de políticas públicas para a rede de saúde da Região dos Lagos e dos outros municípios da Baixada Litorânea. Uma boa notícia que deverá ser dada amanhã é a da reabertura do Hospital Regional de Barra de São João, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, entre Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, a partir da união de esforços entre as prefeituras e o governo estadual. O secretário informou ao elizeupires.com que uma licitação nesse sentido já está sendo estudada.

Rio das Ostras começa 2018 com mais luz

Cerca de nove mil pontos de iluminação foram recuperados

A nova empresa de manutenção do sistema de iluminação pública de Rio das Ostras já reestabeleceu cerca de nove mil pontos de luz em todo o município, tirando a cidade do "apagão" ao qual foi relegada durante a gestão anterior. Os serviços começaram a ser executados em setembro do ano passado, quando, praticamente, todos os bairros apresentavam déficit de várias lâmpadas queimadas. "Por Rio das Ostras ser uma cidade próxima do mar, o desgaste dos materiais aplicados é muito elevado. Sendo assim, se faz necessário um trabalho contínuo para mantermos o parque de iluminação pública em menos de 5% apagado. O número de pontos restabelecidos por mês está superando os pontos que estão danificados", explica o secretário de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Nilton Teixeira.

Procon fiscaliza escolas particulares em Rio das Ostras

Medida é para evitar mensalidade abusiva e exagero na lista de materiais

Os exageros verificados a cada ano pelos pais de alunos matriculados na rede particular de ensino nas listas de material escolar estão na mira do Procon de Rio das Ostras, que também vai atuar no sentido evitar a cobrança de mensalidade abusiva. O órgão de proteção e defesa do consumidor iniciou a fiscalização nas escolas particulares estabelecidas na cidade. A finalidade é orientar os gestores a respeito das mensalidades, cobranças de taxas administrativas, inadimplência e materiais escolares. O procurador geral do município, Renato Vasconcellos, explica que todas as escolas já foram notificadas a encaminhar ao Procon listas de material escolar e planilhas orçamentárias justificando aumento de mensalidade.

Centro de Cidadania de Rio das Ostras registra mais de 165 mil atendimentos: Detran e Ministério do Trabalho são os mais procurados

Facilitando a vida da população oferecendo vários serviços em um mesmo local, o Centro de Cidadania de Rio das Ostras registrou em 2017 mais de 165 mil atendimentos. São 13 órgãos instalados no espaço que está localizado no bairro Âncora. A média mensal foi de 13.830 atendimentos, segundo dados da Secretaria de Gestão Pública e postos mais procurados foram os do Detran e do Ministério do Trabalho.

Para a secretária da pasta, Rosemarie Teixeira, foi um ano de bastante trabalho nos órgãos instalados na unidade. "Ficamos muito felizes em fechar o ano e ver que o Centro de Cidadania cumpriu sua função com a prestação de serviços de instituições importantes, inclusive estaduais em nosso município. Isso nos dá a certeza de que acertamos e poder proporcionar diversos serviços centralizados em um só lugar para a população é muito gratificante para um gestor", ressaltou Rosemarie.  

Emissário submarino de Rio das Ostras entra em manutenção em janeiro: Prefeitura já concluiu o processo licitatório

Inaugurado há cerca de dez anos, o emissário submarino de Rio das Ostras passará por obras de manutenção em janeiro. O emissário, que um dos principais cartões-postais do município, está com parte da estrutura bastante deteriorada, exigindo reparos urgentes. Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Nilton Teixeira, o processo licitatório já foi aprovado e serão executados serviços em todo o píer, além da recuperação das grades e piso, além de uma nova iluminação.

"Já começamos a fazer uma manutenção de forma paliativa em Costazul próximo aos quiosques, mas a nova compra de materiais para concluirmos as obras está no início do processo de licitação. O Emissário é um ponto da Orla muito frequentado, que permite a observação de linda paisagem e não poderíamos deixar de realizar este trabalho lá também para receber a população e turistas", ressaltou o secretário.

Renovação de matrícula escolar começa hoje em Rio das Ostras

E será encerrado no dia 29

A partir desta sexta-feira pais de alunos e responsáveis já poderão fazer a renovação de matrícula para o ano letivo de 2018 nas escolas da rede municipal de ensino de Rio das Ostras. O período vai até o dia 29 de dezembro e no ato da renovação deverão ser atualizados os dados cadastrais do aluno, como endereço, telefone, Bolsa Família e demais informações que tenham sofrido alteração. No ato da renovação será informada a escola de destino dos alunos que participarão do processo de transferência automática e dos que serão transferidos em razão da reorganização do atendimento educacional nas unidades escolares.

Corpo da educadora Maria Lina será sepultado amanhã

A educadora Maria Lina Paixão Fontes Coutinho foi um exemplo para a cidade. Mesmo se locomovendo em cadeira de rodas não deixava de liderar sua equipe na Secretaria de Educação Com mais de 60 anos de dedicação ao magistério ela comandava a Secretaria de Educação

Nesta segunda-feira não haverá aula nas unidades da rede municipal de ensino de Rio das Ostras, nem expediente na Secretaria de Educação. O município está de luto pelo falecimento da educadora Maria Lina Paixão Fontes Coutinho, ocorrido neste domingo. Apesar dos 87 anos de idade, ela conduziu os trabalhos de recuperação da rede na segunda passagem dela pelo comando da Educação no município. Maria Lina já havia ocupado o cargo nas gestões anteriores do prefeito Carlos Augusto e era considerada na cidade como um exemplo de competência e dedicação. O corpo está sendo velado na quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla e o sepultamento às 11h de amanhã, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, no bairro Âncora.

Prefeitos vão se unir para reabrir hospital de Barra de São João

O prefeito Carlos Augusto acompanhou, no último sábado, dia 25, o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio de Souza Júnior, e o deputado estadual, Silas Bento, na visita ao Hospital Regional de Barra de São João. O objetivo é reabrir a unidade em parceria com os municípios da Baixada Litorânea e, com isso, garantir o atendimento à população da região. De acordo com o secretário estadual de Saúde, a reabertura do Hospital de Barra vai ajudar o Governo do Estado a fazer uma revolução na saúde em toda região. "Vamos, em conjunto com os municípios, revitalizar o hospital, que hoje está com o atendimento muito restrito. Além de 1 milhão de habitantes, que moram na região, milhares de visitantes passam pela Baixada Litorânea ao longo do verão", explicou Luiz Antônio.

Para o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, a reativação da unidade é muito importante para toda a Baixada Litorânea. "Acredito que, com o empenho do secretário estadual, Luizinho, vamos conquistar essa vitória para a saúde da região. A vinda dele foi importante para que ele possa conhecer a realidade da unidade", declarou.