Contrato da Odebrecht em Rio das Ostras sob investigação

A Odebrecht Ambiental já recebeu mais de R$ 600 milhões em Rio das Ostras Agentes foram buscar o documento na Prefeitura e nome do prefeito da cidade aparece em lista de políticos que teriam recebido doações da empresa

Dias antes da divulgação, hoje, de uma lista com nomes de mais de 200 políticos que teriam recebido doações do Grupo Odebrecht, na qual aparece o prefeito de Rio das Ostras, policiais estiveram na sede do governo para buscar cópia do contrato de R$ 1.43 bilhão firmado entre a administração municipal e a Odebrecht Ambiental, empresa que opera o sistema de saneamento da cidade, através de uma Parceria Público Privada (PPP), que estará vigorando até 2024. A informação foi confirmada agora a pouco por uma fonte ligada ao governo, que revelou ainda que o prefeito Alcebíades Sabino dos Santos teria demonstrado grande preocupação ao tomar conhecimento de que seu nome está lista apreendida pela Polícia Federal na casa de Benedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura.

Criatura já começa a passar por cima do criador

O nome de Fábio foi tirado do bolso do colete de Antonio, mas o escolhido estaria tentando ler por uma outra cartilha Mal orientado pré-candidato já estaria loteando um governo que ainda precisa de muito trabalho e competência para ser conquistado

Arquiteto do quadro efetivo da Prefeitura de Casimiro de Abreu, atualmente exercendo o cargo comissionado de subsecretário de Obras, Fábio Kiffer da Motta Moreira, foi anunciado no ano passado pelo prefeito Antonio Marcos Lemos, que está no fim do segundo mandato, como pré-candidato à sucessão. Sem qualquer envolvimento político anterior, Fabinho como ele é chamado pelos mais próximos, começou com passos tímidos, mas hoje, revelam aliados preocupados com os rumos que as coisas estariam tomando - segundo eles, por influência de um grupo de Rio das Ostras - tem passado por cima das orientações do seu mentor e estaria mandando mais que o próprio prefeito, inclusive já loteando setores de um possível futuro governo, como a área de comunicação por exemplo, que seria entregue ao controle de um primo, que é dono de uma fábrica de sacos de lixo e de uma empresa de impressão digital e sinalização visual, com o sugestivo nome de Tubarão.

Municípios já vão colher frutos da Resolução Crivella

O senador Marcello Crivella tomou as dores dos prefeitos da região Socorro financeiro virá de operação de crédito com antecipação de receita  junto ao Banco do Brasil

Os municípios da zona principal de produção de petróleo no território fluminense poderão começar a colher ainda na primeira semana de abril os frutos da Resolução 02/2015, mais conhecida como Resolução Crivella, aprovada pelo Senado para socorrer as prefeituras endividadas por conta da queda nos repasses dos royalties pagos pela Agência Nacional de Petróleo. Por esse ato deverá ser injetado nos cofres municipais e dos governos dos estados do Rio e Espírito Santo o total de R$ 5 bilhões como antecipação de receita. As operações de crédito serão definidas com base no calculo das perdas, que será feito entre os valores pagos pela ANP entre 2013 e 2014 e os royalties a receber no exercício deste ano, com a diferença verificada no valor encontrado podendo ser antecipada pelo Banco do Brasil, o que aconteceria em até dez dias a partir da entrega dos documentos pelos prefeitos das cidades atingidas pelas perdas.

Rio das Ostras, uma pobre cidade rica

A coisa está feia em Rio das Ostras. Inclusive na sede do governo O município está completamente abandonado, mas os três primeiros anos da atual de gestão foi de caixa cheio

“Quando tem café não tem açúcar e de vez em quando somos obrigados a levar papel higiênico de casa”. A afirmação é de uma funcionária lotada na sede da administração municipal de Rio das Ostras e retrata bem a realidade de uma cidade em crise financeira e de gestão. Financeira por causa da queda nos repasses dos royalties do petróleo e de gestão pelo fato de o prefeito Alcebíades Sabino dos Santos - que se apresenta aos eleitores como grande administrador - não ter realizado as obras prometidas durante a campanha eleitoral, não ter concedido reajuste salarial aos servidores e ter mergulhado a cidade no abandono, embora tivesse contado com recursos na ordem de mais de R$ 2,2 bilhões entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro do ano passado para administrar o município.

Rio das Ostras: só agora vereadores viram que a Saúde está mal

Os moradores dizem que o Hospital Municipal de Rio das Ostras só tem fachada Parlamentares se omitem desde janeiro de 2013 e com a proximidade das eleições resolveram abrir o bico

Embora tenha contado com uma receita de quase R$ 2 bilhões para administrar nos últimos três anos, o prefeito Alcebíades Sabino dos Santos mergulhou Rio das Ostras no buraco e nunca foi cobrado em nada pela Câmara de Vereadores, onde, desde janeiro de 2013, conta com uma verdadeira tropa de choque em sua defesa. Os membros da Casa passaram mais de três anos batendo palmas para o governo e impedindo qualquer reação contra o prefeito. Nunca se manifestaram para fazer cobranças efetivas e muito menos fiscalizar as desastrosas ações, mesmo sabendo que as coisas vêm mal desde o início da gestão e que no setor de Saúde o melhor tratamento tem sido a “reboqueterapia”, a transferência de pacientes para as cidades vizinhas. Agora, com a proximidade das eleições, alguns dos nobres representantes do povo resolveram cobrar providências da secretária Ana Cristina de Carvalho Miranda Guerrieri, inclusive afirmando que chegam a pagar pela realização de exames fora do município, o que pode ser considerado captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos.

Grupo de Sabino quer fazer Casimiro de “filial” de Rio das Ostras

Algumas figuras da Prefeitura de Rio das Ostras vêem a Prefeitura de Casimiro de Abreu como uma espécie de filial, ignorando que a cidade do poeta tem um governo e a cidade da baleia de bronze outro muito diferente Perda de recurso no Tribunal de Justiça complicou a vida do “chefe” e fez crescer os olhos dos seus comandados sobre a cidade vizinha

Embora tenha hoje a legenda como aliada de seu governo, o prefeito de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos Lemos (PSC) não deverá conseguir filiar nenhum nome de sua confiança no Partido Verde, legenda que é presidida naquele município pelo vereador licenciado Eliezer Crispim, um dos homens de confiança do prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos, com quem ele trabalhou como subsecretário e secretário de Saúde, além de integrar a equipe da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda quando o hoje prefeito era titular da pasta. Pelo menos é isso que se comenta nos bastidores políticos da cidade da baleia de bronze, onde se ouve também que os braços de Sabino exercem grande força sobre o município-mãe, inclusive interferindo em decisões do governo, como aconteceu no ano passado, quando um assunto ligado a área de comunicação em Casimiro de Abreu foi descartado por quem não teria nada a ver com ele, um secretário da atual gestão de Sabino, que não toca, pelo menos oficialmente, qualquer apito no governo de Antonio Marcos.

Dois irmãos de ex-prefeito na lista dos disponíveis de Macaé

Adrian Mussi foi admitido pela Prefeitura de Macaé em 1989 Adrian e Carla Mussi terão de voltar a marcar ponto na Prefeitura

Irmão do ex-prefeito Riverton Mussi, o ex-deputado federal Adrian Mussi está brigando na Justiça (como suplente do PMDB) pela cadeira ocupada na Câmara dos Deputados pelo ex-prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes, mas poderá ser alvo por parte da Procuradoria Geral de Macaé de uma ação judicial para devolver valores recebidos da Prefeitura supostamente sem trabalhar. Servidor efetivo na função de assistente administrativo de logística, Adrian foi colocado à disposição do setor de Recursos Humanos da administração municipal para cumprir o mandato encerrado em fevereiro de 2015 e deveria ter retornado ao trabalho em março daquele ano, mas até ontem seu nome figurava na lista dos encostados no RH. De acordo com o sistema da Prefeitura Adrian tem salário bruto de R$ 7.293,47, mas informações do governo revelam que ele receberia mensalmente vencimento líquido de R$ 22.242,50.

Sabino com o futuro ameaçado

Alcebíades Sabino está em situação muito delicada Decisão do Tribunal de Justiça sobre o prefeito de Rio das Ostras não é brincadeira de carnaval

Ao contrário do que membros do governo e aliados do prefeito têm propagado em Rio das Ostras, a decisão proferida na semana passada pelo Tribunal de Justiça através da unanimidade dos membros da 12ª Câmara Cível foi frontalmente contra Alcebíades Sabino dos Santos e o vereador Elói Dutra Reis. Partidários dos dois têm espalhado na cidade que os recursos impetrados pela defesa dos políticos foram reconhecidos pelos desembargadores e não rejeitados conforme fora noticiado, o que não configuraria cassação dos direitos políticos, mas a realidade é outra e o novo acórdão complicou e muito a situação do prefeito e do vereador, pois, de acordo com a Lei da Ficha Limpa basta uma condenação em segunda instância para a Justiça Eleitoral negar o registro de candidaturas.

Cassados os mandatos da dupla Sabino & Eloi

Eloi e Sabino tiveram condenação por superfaturamento de combustíveis mantida pelo TJ e agora terão de correr para conseguirem, no STJ, uma liminar salvadora Tribunal de Justiça rejeitou recursos impetrados pela defesa do prefeito de Rio das Ostras e do vereador contra decisão tomada em julho do ano passado

Em julgamento realizado na tarde de hoje o Tribunal de Justiça rejeitou os embargos impetrados pelos advogados do prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos e do vereador Eloi Dutra Reis, contra decisão proferida em julho de 2015, na qual foi mantida sentença de primeira instância que - em março de 2014 - os condenou por improbidade administrativa, perda de mandato e seis anos de inelegibilidade. O processo é resultado de um inquérito do Ministério Público que apontou superfaturamento na compra de combustíveis e os denunciou junto com mais duas pessoas. Os dois agora precisam recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também foi condenado o ex-presidente da Comissão de Licitação Valério da Silva Medeiros.

Ano começa com perdas menores para prefeitos do PT

. As prefeituras de Maricá e Niterói perderam em janeiro, 7,14% e 6,11% dos royalties em comparação a dezembro. Os demais municípios registraram queda entre 19% e 22%

A Agência Nacional do Petróleo depositou na última quinta-feira o primeiro pagamento de royalties nas contas das prefeituras fluminenses referente ao exercício de 2016 e os municípios de Niterói e Maricá - a exemplo do que aconteceu durante todo o ano passado - continuam recebendo tratamento diferenciado por parte do governo federal. As duas cidades são governadas pelo PT e em 2015 não sofreram nenhuma perda de receita em relação ao ano anterior. Muito pelo contrário, pois os repasses foram ainda maiores, quando os demais municípios do estado do rio de Janeiro entraram em crise por conta da redução da compensação financeira paga pela Petrobras e de cortes nas transferências constitucionais que o governo federal é obrigado a fazer todos os meses.