Oposição de Rio das Ostras também teria servidor fantasma

Deucimar fez várias denúncias de supostos fantasmas na folha de pagamento da Prefeitura, inclusive uma vereadora de Cambuci que, segundo ele, recebia salário como professora contratada Assessor do vereador Deucimar Talon nunca teria trabalhado na Câmara

Conhecido na cidade como “caçador de fantasmas”, por denuncia a existência de nomeados em cargos de confiança na Prefeitura que receberiam salários sem trabalhar, o vereador Deucimar Talon teria mantido, entre setembro de 2014 e dezembro do ano passado pelo menos um assessor que nunca teria feito jus ao pagamento, por não trabalhar. Denúncia nesse sentido foi feita pelo cidadão Marcos Paiva, que já havia apresentado ao Ministério Público denúncia semelhante envolvendo outros membros da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras e agora, segundo ele, foi constatado a irregularidade também do gabinete de Talon, que ainda não se manifestou sobre o assunto.

Repasses gerais também foram maiores para Maricá e Niterói

O prefeito Washington Quaquá fez média com o ex-presidente Lula abrindo as portas para Lurian Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Campos, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras, perderam mais de 50% das verbas constitucionais, enquanto as duas cidades governadas pelo PT tiverem aumento em todos os itens

O prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP), está contando centavos para pagar as contas. No ano passado os repasses federais obrigatórios que entraram nos cofres da Prefeitura somaram R$ 289.173.555,36, exatamente R$ 197.384.375,58 a menos que o total verificado em 2014, um verdadeiro desastre para a cidade, que segundo o IBGE tem cerca de 210 mil habitantes. Com menos de 150 mil moradores, o município de Maricá, além dos royalties do petróleo, teve os repasses constitucionais aumentados, recebendo R$ 347.584.706,77 em 2015, R$ 35 milhões a mais que a soma de todas as transferências feitas ao município pelo governo federal em 2014, quando a cidade governada pelo petista Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Quaquá ganhou R$ 312.394.456,40. Se a União não explica como a distribuição de recursos vem sendo feita, privilegiando cidades com prefeitos eleitos pelo PT, observadores mais atentos apontam a possível causa: Maricá abriga sob suas ricas asas petistas do primeiro time e abriu as portas para uma filha e uma neta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lurian Cordeiro e Maria Beatriz da Silva.

Maricá e Niterói estão “nadando” em dinheiro

Rico ri a toa: Washington Quaquá e Rodrigo Neves não podem se queixar, pois o governo federal que sacrifica os outros municípios está enchendo os cofres de Maricá e Niterói Governadas pelo PT as duas cidades não perderam um centavo sequer de recursos federais. Muito pelo contrário: os repasses aumentaram em 2015 em comparação aos dois anos anteriores

Se as coisas estiverem ruins em Maricá e Niterói o problema é de gestão e não de falta de dinheiro, pois os dois municípios - ao contrário das outras 90 cidades fluminenses - não sofreram cortes por parte do governo federal e em 2015 passaram receber ainda mais dinheiro em relação aos dois anos anteriores. Tendo como prefeitos Washington Luiz Cardoso Siqueira, o Quaquá (presidente estadual do Partido dos Trabalhadores) e Rodrigo Neves, Maricá e Niterói tiveram os repasses dos royalties do petróleo aumentados a partir de 2013, enquanto os demais municípios da zona produtora principal tiveram cortes de até 60%. Para alguns prefeitos da região, Quaquá e Rodrigo estão sendo blindados pelo governo federal por supostamente assegurarem interesses de gente importante do PT. “Chega a ser uma postura criminosa”, diz o prefeito de uma cidade que não sabe mais o que fazer para não fechar as portas da Prefeitura.

Oposição está de olho na autarquia Águas de Casimiro

Oposição está de olho nos contratos de manutenção das estações de tratamento da autarquia municipal Grupo só está esperando o atual presidente reassumir o mandato de vereador para apresentar requerimentos de informações e certidões sobre contratos e licitações

Quando fevereiro chegar o vereador licenciado Eliezer Crispim deverá deixar a presidência da autarquia Águas de Casimiro, antigo Serviço Autônomo Água Esgotos de Casimiro Abreu (SAAE) para reassumir o mandato e um grupo de oposição só está esperando a saída dele do comando da empresa pública para apresentar pedidos de informações e certidões de inteiro teor sobre contratos firmados pela autarquia com a empresa Onix Serviços nos exercícios de 2014 e 2015 e os respectivos pagamentos. Outro alvo anunciado é o processo de aquisição de uma área na região da Serra para exploração de um manancial de águas que reforçaria o abastecimento dos domicílios do centro da cidade, para que seja checado o valor pago e a extensão que está sendo efetivamente usada pela Águas de Casimiro.

Dez feridos na queima de fogos em Rio das Ostras

Causas do acidente em show pirotécnico contratado pela Prefeitura por cerca de R$ 1 milhão só serão conhecidas na próxima semana

     As causas do acidente no show pirotécnico contratado pela Prefeitura de Rio das Ostras para a virada do ano só deverão ser conhecidas na próxima semana. Dez pessoas que assistiam a queima de fogos na Praça da Baleia sofreram ferimentos leves e foram liberadas logo após terem recebido atendimento médico. Segundo os organizadores é possível que parte dos fogos utilizados tenha apresentado defeito de fabricação e em vez de subir tomou a direção à multidão aglomerada na praça para assistir o evento, que tinha licença do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos.

PHS quer candidatura própria também em Guapimirim

A Prefeitura de Guapimirim deverá ser disputada por pelo menos quatro candidatos em 2016 Pré-candidato a prefeito pode ser conhecido em janeiro

Em reformulação em todo o estado desde que Sandro Matos, prefeito de São João de Meriti, deixou o PDT para assumir a presidência regional da legenda, o Partido Humanista da Solidariedade deverá optar por uma candidatura própria em Guapimirim, assim como já se definiu em Rio das Ostras, onde o PHS praticamente esvaziou o PDT, partido que mantém como pré-candidatos o vice-prefeito Gelson Apicelo por lá e Jocelito Pereira de Oliveira, o Zelito Tringuelê, na cidade do Dedo de Deus.

PHS decide disputar Prefeitura de Rio das Ostras

Adriam é irmão do ex-prefeito de Macaé, Riverton Mussi Ex-deputado é indicado pré-candidato pelo comando estadual da legenda

O Partido Humanista da Solidariedade (PHS) vai disputar a Prefeitura de Rio das Ostras no próximo pleito. O anúncio foi feito pelo presidente da legenda no estado, o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos, que pretende lançar candidaturas próprias em vários município fluminenses. Sandro indicou como pré-candidato à sucessão do prefeito Alcebíades Sabino dos Santos (agora filiado ao PSDB), o ex-deputado federal Adriam Mussi, que trocou o PMDB pelo PHS e transferiu seu domicílio eleitoral de Macaé para Rio das Ostras.

Contribuinte de Rio das Ostras sofrerá mais um golpe hoje

O prefeito Alcebíades Sabino transfere a conta para o contribuinte Câmara de Vereadores está pronta para aprovar - em segunda discussão - aumento de 400% na taxa de iluminação

Os moradores de Rio das Ostras vão entrar 2016 pagando mais caro pela iluminação pública. É que será apreciado em plenário na tarde desta terça-feira - em segunda votação - o aumento de 400% na taxa cobrada por este serviço, proposto pelo prefeito Alcebíades Sabino dos Santos, que alega necessidade de adequar os valores aos que a concessionária de energia que abastece a região vem cobrando. Com o aumento, a Ampla, que segundo os moradores presta um péssimo serviço, vai passar a faturar R$ 7 milhões a mais.

Uma incoerência de R$ 10 milhões em Rio das Ostras

O prefeito Alcebíades Sabino tem reclamado muito da perda de receita. Se o dinheiro está curto que excesso de arrecadação é esse Prefeito se queixa de queda na receita, mas alega excesso de arrecadação em suplementação de verba não explicada

Desde o início do ano reclamando de queda na arrecadação prevista no orçamento deste ano, deixando, inclusive, de honrar compromissos com fornecedores e prestadores de serviços básicos, o prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino dos Santos (PSDB), fez na semana passada cinco suplementações de verbas, sendo pelo menos uma delas - a mais volumosa - no mínimo estranha: recursos no total de R$ 10 milhões foram transferidos de um programa de trabalho para outro por “excesso de arrecadação”, sem que o governo explicasse a destinação do dinheiro. O “excesso” alegado pelo governo para abrir o crédito suplementar colide com as afirmações oficiais de que a receita do município está menor a cada mês.

Lei contra monopólio está engavetada em Rio das Ostras

O projeto de lei está na Comissão de Constituição e Justiça. Depende de parecer para ser colocado para votação em plenário Imposição de distância mínima entre um posto de combustível e outro prejudica novos empreendimentos

Repousa em uma das muitas gavetas da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras um projeto de lei que pode ampliar o mercado de trabalho no setor de revenda de combustíveis. Sem nenhuma explicação plausível integrantes da Comissão de Constituição e Justiça ainda não deram parecer no projeto que reduz de três quilômetros para 1.500 metros a distância entre um posto de gasolina, fixada em uma lei antiga que só tem favorecido os empresários do setor, contribuindo para a formação de monopólio.