Festa do morango começa hoje em Nova Friburgo

Nova Friburgo registra a maior produção de morango no estado (Fotos:Divulgação/Frutificar)

Cidade serrana é a maior produtora do estado

Começa nesta quarta-feira e vai até domingo a 3ª Festa do Morango com Chocolate, evento promovido Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade, pela Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango). A festa é uma oportunidade para consumidores e turistas conhecerem melhor a qualidade da produção de morangos no município. No ano passado o evento atraiu cerca de 15 mil pessoas e registrou a venda quase cinco toneladas do fruto.

Nova Friburgo tem 25 produtores familiares associados à Amorango e registra a maior produção de morango no estado. No município existe ainda uma outra entidade, esta voltada aos produtores de morangos orgânicos, a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio). A Festa do Morango com Chocolate foi criada para divulgar a qualidade dos produtos e fortalecer a cadeia produtiva. A união do morango com o chocolate artesanal, também produzido no município, fez com que o evento se tornasse um dos mais visitados da cidade. A festa tem apoio do Rio Rural, programa da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

 Segundo o presidente da Amorango, Fernando Hottz, a produção em Nova Friburgo é considerada de grande escala, e atinge mercados de todo o estado. Somente os associados da Amorango produzem 500 toneladas por ano, em uma área de cultivo com cerca de 48 hectares, na localidade de Campo do Coelho. As espécies utilizadas em Nova Friburgo são chilenas, e uma das variedades mais produzidas é a Camino Real, que tem como característica morangos grandes e firmes, com epiderme e polpa vermelho-escura, com sabor diferenciado.

A festa é programada para coincidir com o principal período de safra do morango, que começa neste mês de outubro, mas Nova Friburgo possui uma produção contínua durante todo o ano, graças à diversidade de espécies plantadas e também devido à modernização na produção, que permitiu a implantação do cultivo protegido (utilização de estufas) e a introdução do cultivo fora do solo. Essas e outras técnicas que promovem a sustentabilidade da produção do morango foram incentivadas e financiadas em muitas propriedades pelos programas Frutificar e Rio Rural, que são implementados pela secretaria estadual de Agricultura.

Beneficiário de ambos os programas, o produtor Harunori Oki, da microbacia de Barracão dos Mendes, começou a apostar no cultivo suspenso em julho de 2015, introduzindo 13 mil pés das variedades San Andreas, Camino Real, Monterey e Albion em cinco estufas. “Com o uso desta forma de cultivo os resultados são muito bons. Vendo minha produção para todo o Rio de Janeiro”, contou o agricultor, que é associado à Amorango.

Para o secretário de Agricultura, Christino Áureo, o evento, além de divulgar o setor turístico de Nova Friburgo, ressalta a importância da produção de morangos para a economia local. “Os incentivos do Rio Rural e Frutificar fortaleceram o setor produtivo no município, que hoje é referência no cultivo em todo o país. Nós apoiamos esse evento porque é um estímulo para que os agricultores melhorem cada vez mais a qualidade do produto”, ressaltou o secretário.

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.