Itatiaia: Dor de cotovelo pela chefia do Executivo seria combustível para o “tribunal de exceção” na Câmara de Vereadores

● Elizeu Pires

Embora já esteja em seu quarto mandato, o vereador Cristian de Carvalho deverá entrar para o time dos “coronéis de Itatiaia” que não conquistaram a cadeira de prefeito da cidade do Sul Fluminense. É o que profetiza quem acompanha de perto a movimentação na política local, onde o vale-tudo na disputa pelo poder tem incluído “grito” e “marra”, desde que o ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, o mais votado, teve sua reeleição anulada pela Justiça Eleitoral em todas as suas três instâncias.

Na avaliação de observadores atentos ao dia-a-dia no Poder Legislativo itatiaiense, com o anúncio da nova data da eleição suplementar madura no pé, a chance de o político sentir o gosto da chefia administrativa local, mesmo que por um curto período, seria assumir o cargo de presidente da Câmara nos próximos dias a fim de ser alçado a prefeito interino no começo de dezembro, o que poderia amenizar a frustração política do moço, considerado com chances remotas de vitória caso resolva tentar a sorte no pleito que se aproxima.

Profundo conhecedor do regimento interno da Casa, Cristian é apontado como o vereador mais preparado do município e, por isso mesmo, vem sendo considerado o nome por trás do “tribunal de exceção” instaurado na Câmara para refazer a mesa diretora, ainda que não seja possível afirmar se a carta na manga do cacique do Solidariedade não seja promover um de seus pares, com chances maiores do que Cristian, na eleição suplementar.

Esta semana, o plenário da Casa de Leis se transformou em uma espécie de praça de guerra com atos contra e a favor da permanência do atual presidente, Imberê Moreira, que poderá retornar ao cargo de prefeito interino nos próximos dias, quando vence o prazo de 180 dias de seu afastamento judicial. Caso não imperem as decisões do “tribunal de Cristian”, outra possibilidade é a Justiça ser acionada para definição do nome do próximo prefeito interino, cargo atualmente ocupado pelo vice-presidente Silvano Rodrigues, o Vaninho.

Seja lá o que for decidido em plenário nos próximos dias, os observadores concluem que o esforço seria para manter o grupo do ex-prefeito Eduardo Guedes no controle do município pequeno no tamanho, mas proporcionalmente enorme em receita, registrando uma arrecadação anual de cerca de R$ 350 milhões ao ano para um universo populacional de aproximadamente 30 mil habitantes.

Matérias relacionadas:

Política na base do grito em Itatiaia: Na busca pela caneta de ouro, ‘tribunal de exceção’ causa instabilidade na Câmara e próximo interino poderá ser decidido pela Justiça

Políticos de Itatiaia se deram bem com morosidade da Justiça em promover eleição suplementar na cidade que está entre os 30 maiores PIB per capita do Brasil

Decisão do STF joga por terra todas as tentativas do grupo de Dudu Guedes para evitar eleição suplementar em Itatiaia

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.