MPF obtém condenação de ex-servidora da Anvisa e despachante por esquema de corrupção no Galeão

Foto: Reprodução O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de uma ex-servidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de um despachante aduaneiro por envolvimento em um esquema de corrupção na liberação irregular de licenças de importação no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A sentença da Justiça Federal é resultado de ação penal ajuizada pelo MPF, que comprovou a prática de corrupção passiva e ativa para favorecer empresas importadoras mediante pagamento de propina.

Para o procurador da República Luís Cláudio Senna Consentino, responsável pela ação penal, a condenação confirmou o esquema criminoso que cooptou um ocupante de cargo público para agir atendendo a interesses privados, em prejuízo da legalidade, da moralidade administrativa e da confiança da sociedade nas instituições.

Governo reforça SUS com 760 profissionais em enfermagem obstetrícia

Brasil tem somente 13 mil profissionais em atuação

Foto: MS/Divulgação O Ministério da Saúde vai reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) com 760 profissionais que estão em formação no curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Rede Alyne. O curso foi iniciado em novembro de 2025 para profissionais com, pelo menos, um ano de experiência na atenção à saúde das mulheres no SUS.

‘Bomba’ solta por Garotinho contra o ‘castelo’ de Canella só teria feito mesmo é barulho, avaliam nos meios políticos

● Elizeu Pires

Vinte e quatro horas após a denúncia feita via internet pelo ex-governador Anthony Garotinho, com a divulgação de áudios de conversas entre um oficial do 39º Batalhão da Polícia Militar (Belford Roxo) e um traficante do Comando Vermelho - nas quais foram citados os nomes do prefeito Marcio Canella e do secretário municipal de Serviços Públicos, Christiano Pontes, revelando a existência de um suposto acordo com a facção para retirada de barricadas das vias públicas -, a avaliação entre pesos pesados da política fluminense é de que o que chegou a repercutir como uma "bomba", só teria feito mesmo é barulho, Entendem que se o endereço do "petardo" era o do prefeito, o atingido teria sido apenas o capitão Alessander Ribeiro Estrella Rosa, que trocava altos papos com o bandido Soró, e foi afastado de suas funções pelo comando geral da corporação.

Seropédica: Defesa do prefeito alega falta de provas de irregularidades na contratação de pessoal e advogada da vice diz não caber inelegibilidade no em relação a ela

● Elizeu Pires

Em suas alegações finais na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que tramita na 225ª Zona Eleitoral contra o prefeito de Seropédica, Lucas Dutra dos Santos, e a vice Vandréa Santos Stefaffan, por suposto abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2024, as defesas de ambos já se manifestaram e o julgamento pode acontecer nos próximos dias.

Meriti: Fechamento de passagem de nível em Tomazinho é uma preocupação a mais para o prefeito

O prefeito Léo Vieira está em conversações com a empresa MRS para manter passagem de nível no bairro - Foto: Gilberto Rocha O prefeito de São João de Meriti, Léo Vieira, vistoriou as obras do viaduto da MRS, em Tomazinho, e destacou a preocupação com os impactos do fechamento da passagem de nível, que concentra grande circulação de pedestres e veículos, na mobilidade urbana e na segurança da região.

A visita ocorreu um dia após o prefeito ter estado em Brasília, na quarta-feira (21), em reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o diretor Severino Neto, acompanhado do deputado federal Luciano Vieira, para solicitar oficialmente que o fechamento da passagem de nível seja reavaliado.

Niterói: Ministério Público obtém decisão que mantém mandados contra ex-secretário de Urbanismo em caso de superfaturamento

Foto: Reprodução O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) obteve decisão favorável da Oitava Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que confirmou a validade de duas decisões da 1ª Vara Criminal de Niterói.

Essas decisões autorizam os mandados de busca e apreensão cumpridos em novembro de 2025, a quebra de sigilo de dados telefônicos e telemáticos, o sequestro de bens e o bloqueio de valores do ex-secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, José Renato da Gama Barandier Junior. Ele foi denunciado pelo GAECO/MPRJ por participar de um esquema de superfaturamento em uma desapropriação feita pela Prefeitura. 

Com R$ 186,3 milhões governo recompõe orçamento do CNPq e fortalece a formação científica nacional

Foto: Divulgação O governo federal autorizou, nesta semana, a recomposição do orçamento de 2026 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O crédito suplementar destinado à agência soma R$ 186,3 milhões e será aplicado em ações de formação, capacitação e fixação de recursos humanos, fortalecendo a pesquisa científica em todo o país. A Portaria GM/MPO nº 12/2026, que autoriza a recomposição do orçamento do CNPq, foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (20).

A Portaria autoriza a abertura de crédito suplementar de R$ 1,36 bilhão ao Orçamento Fiscal da União. Os recursos são distribuídos entre diferentes ministérios e instituições federais, com foco em ciência, educação e assistência estudantil, garantindo a continuidade de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Ministério Público pede a cassação do prefeito de Seropédica por abuso de poder político e econômico

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução Em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que tramita na 225ª Zona Eleitoral, o promotor de justiça Bruno Rivero Monnerat se manifestou pela  cassação do prefeito de Seropédica, Lucas Dutra dos Santos, e da vice-prefeita Vandréa Santos Stefaffan, por suposto abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2024. Professor Lucas (foto), como o prefeito é mais conhecido, foi denunciado por ter quase dobrado o número de funcionários temporários.

Fazenda em Guapimirim era usada como base para roubo de combustíveis, aponta denúncia do Ministério Público

● Elizeu Pires

Material apreendido com Patrick Teixeira Vidal, um dos presos na Operação - Foto: Divulgação/Polícia Civil A Fazenda Garcia, localizada no município de Guapimirim, foi identificada em investigação da Polícia Civil como núcleo operacional para extração clandestina de petróleo, feita por um grupo que nesta quinta-feira (22) foi alvo de uma operação do Ministério Público, que denunciou 14 integrantes de uma organização criminosa especializada no furto de combustíveis de dutos da Transpetro.

Ministério Público denuncia empresária por desvio de R$ 12 milhões de instituições religiosas, entre elas uma igreja com mais de 300 anos

A Igreja Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte tem três séculos e está fechada há vários anos - Foto: Reprodução A empresária Brígida Rachid José Pedro foi denunciada pela 1ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Territorial da Área do Centro e Zona Portuária por prejuízos a quatro instituições da Igreja Católica. Ela é acusada de desviar cerca de R$ 12 milhões durante 10 anos. A empresária vai responder pelos crimes de apropriação indébita e lavagem de dinheiro.

Pelo que foi apurado Brígida teria executou um esquema para drenar o patrimônio de entidades Venerável Irmandade do Glorioso Mártir São Braz, Patrimônio da Caridade da Venerável Irmandade do Glorioso Mártir São Braz, Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte e Caixa de Caridade da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte.