Parque dos Pássaros tem programação especial amanhã

Com feira de produtos agroecológicos, oficinas, mostra de artesanato e musical

O município de Rio das Ostras estará completando segunda-feira (10), o 25º aniversário de emancipação politico-administrativa e no Parque dos Pássaros a comemoração é antecipada. Amanhã, com uma programação totalmente gratuita e com atividades para todas as idades, o espaço estará promovendo workshops sobre plantas medicinais e compostagem, feira de produtos agroecológicos, oficinas e mostra de artesanato. O parque estará aberto para visitação a partir das 9h e a programação especial começará às 14h, com show de MPB. Também acontecerá exposição de artes plásticas, com artistas locais retratando a paisagem da cidade e, para as crianças, momento de contação de histórias sobre o livro “Bocas da Barra” da escritora Marta Merçon, adaptado para a linguagem infantil, com a professora Adriana Izidoro, coordenadora da Casa de Leitura Casimiro de Abreu. O Parque dos Pássaros fica no final da Rua Petrópolis, em Jardim Mariléa.

Rio das Ostras ganha atenção de Brasília

Do encontro com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, saíram parcerias importantes e Rio das Ostras acabou ganhando uma voz em Brasília através do deputado Sóstenes Cavalcanti O município vai obter ajuda para projetos em saúde, educação, habitação e infraestrutura

Há anos sem uma linha direta com o governo federal, com o qual havia deixado de se relacionar, o município de Rio das Ostras voltou a ter atenção de Brasília, o que se traduziu, esta semana, em várias reuniões no Congresso Nacional e em alguns ministérios como o das Cidades, por exemplo, onde o prefeito Carlos Augusto Balthazar conseguiu a garantia de aumentar a oferta de moradias populares através do Programa Minha Casa Minha Vida. “Para minha surpresa, fui informado pelo assessor do ministro, Tiago Levi, que Rio das Ostras não manteve nenhum contato com o Ministério desde 2009. Agora em maio o governo federal vai abrir novas oportunidades e vamos nos inscrever para conseguirmos beneficiar mais famílias com a realização do sonho da casa própria”, disse o prefeito, que viajou acompanhado das secretárias Márcia Almeida Gestão Pública), Rosimeri Azevedo (Saúde), Fabiana de Souza (Chefe de Gabinete) e do vice-prefeito José Guimarães Salvador.

Posse dos concursados de Rio das Ostras não está descartada

Prefeito espera definição na Justiça para decidir o que fazer

Os cerca de 3.500 candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas no concurso público realizado em 2012 pela Prefeitura de Rio das Ostras ainda não perderam a batalha e poderão vir a ocupar os cargos para os quais foram classificados. Segundo o prefeito Carlos Augusto Balthazar (foto), não ocorreu nenhuma irregularidade no certame e não há nenhuma decisão transitada em julgado mantendo anulação decretada em 2013 pelo então prefeito Alcebíades Sabino dos Santos, que alegou como motivação um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público, um documento que só foi firmado no dia 25 de março de 2013, dez dias após Sabino emitir o Decreto Nº 762/2013, assinado no dia 15 de março.

Rio das Ostras retoma amanhã vacinação contra febre amarela

Quarenta mil pessoas já foram imunizadas na cidade

Recomeçará às 8h de amanhã a campanha de vacinação contra a febre amarela nas unidades de saúde de Rio das Ostras, município que em três dias já imunizou 40 mil pessoas, o que representa cerca de 1/3 da população. A campanha só será encerrada quando todo o público alvo (pessoas com idade entre nove meses e 60 anos) for vacinado. Uma equipe da Secretaria de Saúde estará distribuindo senhas a partir das 13h para garantir o atendimento a todos que chegarem às unidades para serem imunizados até as 17h e para esta terça-feira foral liberadas pelo governo estadual mais cinco mil doses. No município de Casimiro de Abreu (onde uma morte foi registrada e sete pessoas foram internadas) o Hospital de Campanha montado pela Secretaria Estadual de Saúde encerrou as atividades no último sábado. Até ontem 34.300 pessoas (mais de 80% da população) já tinham sido imunizadas e a vacinação passou a ser feita nesta segunda-feira apenas nos postos do Programa Estratégia Saúde da Família e do Centro de Referência e Especialidades Médicas.

Unidades da Casa da Criança reabrem amanhã em Rio das Ostras

Parceria com iniciativa privada ajudou na reforma de dois pólos do projeto

Após um período de capacitação, os orientadores sociais, auxiliares de creches e membros da equipe técnica contratados a partir de um processo seletivo para atuarem no projeto, as unidades da Casa da Criança voltam a funcionar amanhã (20), assim como o Centro Integrado de Convivencia, assegurando a continuidade dos programas de assistência mantidos pela Prefeitura de Rio das Ostras através da Secretaria de Bem-Estar Social. Os pólos do projeto localizados nos bairros Cidade Praiana e Liberdade passaram por reformas, obras que foram custeadas por empresas privadas. Essas unidades receberam pintura, troca de pisos, reparos elétricos, hidráulicos e ganharam novo mobiliário.

Campanha contra febre amarela movimenta Rio das Ostras

Luciana Simões não perdeu tempo. Levou toda a família para vacinar (Foto: Maurício Rocha) Mais de 3.400 moradores foram vacinados no primeiro dia de atendimento

Iniciada nesta sexta-feira em Rio das Ostras, a campanha de vacinação contra a febre amarela atendeu 3.451 pessoas e vai prosseguir até que o público alvo seja atingido em sua totalidade. As doses foram aplicadas nas unidades de saúde dos bairros Mar do Norte, Cantagalo, Rocha Leão, Recanto e Cidade Praiana, localidades consideradas prioritárias pela proximidade com áreas rural e de floresta. A vacinação continua amanhã e domingo, das 8h às 17h, em todas as unidades da rede municipal e segue nesses postos durante a semana. Para o prefeito Carlos Augusto Balthazar (foto), a rápida atuação do secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, foi essencial para evitar o pânico na região, uma vez que Casimiro de Abreu, cidade vizinha a Rio das Ostras, já registrou uma morte e há sete casos sob suspeita, com os pacientes já internados, seis deles parentes da vítima fatal.

Rio das Ostras também vai vacinar contra febre amarela

Campanha começa amanhã na rede municipal de Saúde

Começa amanhã em todos os postos de saúde do município a campanha de vacinação contra a febre amarela, medida preventiva adotada depois da confirmação da morte de um morador de Casimiro de Abreu e da internação de um outro.  Ontem o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior (foto), esteve com o prefeito da cidade vizinha a Rio das Ostras, Paulo Dames para definir a vacinação para todos os moradores com idade entre seis meses e 60 anos. A Prefeitura de Casimiro de Abreu confirmou o registro de dois casos: Watila Santos, de 38 anos, morreu sábado (11) e Alessandro Valença Couto, de 37 anos, está internado no Hospital dos Servidores do Estado, no na Zona Portuária do Rio.

Rio das Ostras inscreve para pré-vestibular Social

A secretária de Gestão Pública Márcia Almeida assegurou apoio e o suporte necessário (Foto: Divulgação/PMRO) As inscrições começam segunda-feira

Com apoio da Prefeitura, o Projeto Coletivo #VEM começa a receber amanhã inscrições para os estudantes de Rio das Ostras interessados em cursar o pré-vestibular gratuitamente. O Pré-Vestibular Social é promovido pelo grupo Coletivo #VEM – Vida, Educação e Movimento, com apoio das secretarias de Gestão Pública e de Educação. Estão sendo oferecidas 70 vagas. Segundo o presidente da instituição, Júlio Cesar Filho, qualquer pessoa pode participar do processo seletivo fazendo a pré-inscrição através do email emprocursinho.ro2017@gmail.com.

Escolas de Rio das Ostras estão prontas para a volta às aulas

Os tapumes desgastados que cercavam o corredor e o prédio da Escola Municipal Fany Esteves foram substituídos por divisórias de telha zincada (Foto:Jorge Ronald) Ano letivo será iniciado na próxima segunda-feira para 21 mil alunos

Os 21 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Rio das Ostras retornam às salas de aula na próxima segunda-feira. O inicio do ano letivo estava marcado para 6 de fevereiro, mas foi adiado em um mês para que as unidades escolares pudessem ser preparadas para receber os alunos. Algumas escolas estavam em péssimas condições e não havia merenda em estoque. Em um mês foram contratados professores para completar o efetivo e as empresas que vão cuida da limpeza e conservação das unidades, além do fornecimento da alimentação aos estudantes. Ao todo foram contratados através de um processo seletivo simplificado 800 profissionais, entre professores e pessoal de apoio às atividades pedagógicas e administrativas. Alguns dos convocados não se apresentaram e serão chamados os que ficaram classificados no cadastro.

Dívida apaga a luz nas ruas de Rio das Ostras

Débito de R$ 500 mil afeta 2.500 pontos de iluminação pública

Levantamento feito pela Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas de Rio das Ostras aponta que a cidade tem 2.500 pontos de iluminação pública danificados, problema que só será sanado por completo depois da contratação de uma nova empresa. A situação foi causada pela falta de investimentos da gestão anterior na manutenção do serviço. Em todo o município há pontos apresentando problemas, quer por lâmpadas queimadas ou falta de braços de luz. Segundo foi apurado, a renovação emergencial do contrato da empresa responsável pelo serviço - feita em agosto do ano passado - ficou comprometida por conta da falta de orçamento e a dívida deixada é de R$ 519.214.70. A Prefeitura informou que o processo licitatório para a contratação da manutenção da iluminação já está em andamento.