A contragosto de Sabino

Entre Sabino e Apicelo existe Magno, cujo trabalho tem agradado bastante. Para muitos, a Secretaria de Serviços Públicos é um dos poucos setores do governo que estaria funcionando direito O prefeito de Rio das Ostras não gostou da volta de vice à Secretaria de Serviços Públicos

O vice-prefeito de Rio das Ostras, Gelson Apicelo (PDT), está pretendendo reassumir nessa segunda-feira o cargo de secretário de Serviço Público, do qual se afastou no ano passado para disputar um mandato de deputado estadual. Pode até voltar, mas essa não é a vontade do prefeito Alcebíades Sabino (PSC), que gostaria que o atual secretário, que é genro do vice-prefeito, permanecesse no comando da pasta.

Coisa esquisita na Câmara de Rio das Ostras

Além desse existem mais quatro recibos Documentos apontam nepotismo e sugerem apropriação indébita

Na vasta documentação enviada ao Ministério Público com o objetivo de sustentar denúncias de possíveis irregularidades na nomeação e lotação de ocupantes de cargos de confiança na Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, cinco folhas de papel chamam a atenção para um fato gravíssimo: uma mesma pessoa teria assinado como recebedora do abono pago pelo Poder Legislativo aos servidores efetivos e comissionados. Além de levantar suspeita de suposta apropriação indébita, os papeis confirmam a deslavada prática de nepotismo.

Tribunal vai decidir o destino da dupla Sabino & Elói

Alcebíades Sabino e Elói Dutra podem ter vida pública interrompida por pelo menos seis anos Prefeito de Rio das Ostras e ex-secretário de Administração (hoje vereador) foram condenados por superfaturamento em compra de combustíveis. Se sentença for mantida vice-prefeito poderá assumir a Prefeitura

Está nas mãos dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro o futuro político do prefeito de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino e do vereador Elói Dutra Reis, ambos condenados em primeira instância por improbidade administrativa, em processo no qual foram denunciados pelo Ministério Público por superfaturamento na compra de combustíveis para a frota do município e irregularidades em processo licitatório. O processo foi remetido na última quinta-feira ao TJRJ, que tem prazo de 15 dias úteis para se pronunciar. A condenação aconteceu em março do ano passado, com o juízo da 2ª Vara de Rio das Ostras cassando os direitos políticos da dupla e decretando a perda do mandato de Sabino, mas suspendendo os efeitos da sentença até que ocorra uma decisão superior.

Estado quer parceria privada para aproveitar água do mar

A unidade poderá abastecer um milhão de pessoas Proposta é atender um milhão de pessoas numa primeira fase

Em tempos de crise hídrica o governo do estado do Rio de Janeiro resolveu tirar da gaveta uma proposta antiga: aproveitar a água do mar para o consumo humano. Para isso o governador Luiz Fernando Pezão encomendou a um grupo espanhol o projeto de uma usina de dessalinização que poderá abastecer cerca de um milhão de pessoas. O projeto e a proposta orçamentária deverão ser apresentados na primeira semana de março e a usina poderá ser instalada na Zona Oeste do Rio, possivelmente através de uma parceria público-privada. ”Estou avaliando a possibilidade de uma PPP. Desta forma, teremos um fundo garantidor, o que nos dará tranquilidade para realizar esse investimento”, afirmou Pezão.

Empresa de Rio das Ostras oferece equipamento para gerar água potável a partir da dessalinização

Os equipamentos já são usados por empresas na região e podem ajudar nas cidades também A crise hídrica que já afeta vários municípios fluminenses e cidades de São Paulo pode ser pelo menos amenizada com um processo de aproveitamento da água do mar. O sistema, já adotado em navios e plataformas de exploração de petróleo, vem sendo oferecido por uma empresa sediada em Rio das Ostras, o Grupo Vicel, que se uniu à empresa norte-americana Aqua-Chem Incorporated, formando a joint venture Aqua-Chem do Brasil. De acordo com a empresa, o processo por osmose reversa, usado nos equipamentos por ela produzidos, pode gerar até 300 mil litros de água potável por dia.

Segundo o gerente técnico do Grupo Vicel, Thadeu Paravidino, a dessalinização da água do mar é muito utilizada também em regiões onde a água potável é escassa ou de difícil acesso, como no Oriente Médio, na Austrália e no Caribe. “Em navios transatlânticos, navios de guerra e submarinos, a dessalinização é comum desde a década de 60. Algumas vezes, o processo produz sal de cozinha como subproduto. A dessalinização da água do mar ou salobra dos açudes e poços se apresenta como uma das soluções para a humanidade vencer mais esta crise que já se pronuncia”, afirma.

Rio das Ostras não sabe quanto custam seus vereadores

NIni não é muito chegado a prestar contas do seus atos Falta de transparência e gratificações para privilegiados comprometem a gestão da Câmara

Que a Câmara de Rio das Ostras é uma das mais caras do estado e a relação custo benefício mostra tratar de uma despesa quase sem nenhum retorno os moradores e lideranças comunitárias estão cansados de saber. O que eles desconhecem é quanto realmente custa para a população cada um dos 13 vereadores eleitos para representá-la. Considerando o organograma do Poder Legislativo cada vereador tem direito a nomear um assessor administrativo (salário de R$ 5.912,48), dois assessores técnico parlamentar (R$ 5.279,00 = R$ 10.558,00) e dois assessores de políticas públicas (R$ 2.111,60 = R$ 4.223,20). Dentro desse teto, fora o subsídio do vereador, cada gabinete custa um R$ 20.703,68 por mês, mas esse valor está longe de ser real, pois ainda existem as gratificações e benefícios, que podem dobrar os salários.

Rio das Ostras suspende serviços, mas mantém gastos de R$ 12 milhões com festa e publicidade

Sabino aperta o cinto, mas mantém festas e propaganda com dinheiro dos royalties do petróleo As ruas de Rio das Ostras poderão ser transformadas em lixeiras nos próximos dias.  É que segundo informou agora a pouco uma fonte com ligações no governo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente teria suspendido o serviço de coleta de galhos, entulhos e pneus velhos, dentro da estranha contenção de despesas determinada pelo prefeito Alcebíades Sabino dos Santos (PSC), um aperto de cinto que vai afetar os já precários serviços, mas não atinge os altos salários, as gratificações pagas a um privilegiado grupo do governo nem as despesas com publicidade, que este ano, segundo estimativa da própria administração municipal, pode chegar a R$ 12 milhões, um contrassenso diante da realidade que o prefeito diz que a cidade está vivendo, a queda de receita.

Ontem a Prefeitura divulgou a redução em mais da metade do valor da parcela especial dos royalties recebida este mês, uma queda de R$ 17,7 milhões, menos da metade do valor aferido no mesmo mês em 2014, que foi de R$ 36,6 milhões.  Segundo a Prefeitura, o município registrou a perda de R$ 55 milhões no ano passado, o que parece não ter preocupado em nada o prefeito, que só naquele ano gastou mais de R$ 10 milhões com festas e propaganda.  Segundo o governo as perdas de janeiro e fevereiro somaram R$ 24,2 milhões, o que prenuncia que 2015 será de grandes perdas e danos para as finanças municipais. 

Câmara de Rio das Ostras extrapola limite de assessores

O pesidente da Câmara, Alzebir Pereira Mello, o Nini tem um pintor de parede entre os seus sete assessores Um Termo de Ajuste de Conduta fixa o máximo de cinco, mas há vereador com seis e o presidente da Casa tem sete

O poder de fiscalização e investigação conferido aos membros do Ministério Público Estadual e aos procuradores da República parece não significar nada para o presidente da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras, Alzenir Pereira Mello, o Nini (PMDB). É isso que sugere o desrespeito do chefe do Poder Legislativo desse rico município da Região dos Lagos fluminense a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que estabelece que nenhum dos 13 membros da Câmara, mesmo os integrantes da mesa diretora, pode ter mais que cinco assessores nomeados em seus gabinetes. O chefe do poder Legislativo é o responsável por todas nomeações e sem a assinatura dele nenhuma portaria tem validade, portanto não poderá alegar amanhã desconhecer o fato de que há vereadores com seis assessores. Nini, por exemplo, tem sete, entre eles um muito popular no bairro Nova Aliança.

Depois do carnaval…

Mal das pernas, Sabino virou saco de pancadas e precisa mexer no tabuleiro se quiser virar o jogo ... o prefeito de Rio das Ostras promete tomar juízo

"Depois do carnaval eu vou tomar juízo. Há muito que eu preciso me regenerar, largar mão da viola, procurar batente. Preciso urgentemente me estabilizar..." A letra do samba `Depois do Carnaval´, imortalizada na voz do cantor Jair Rodrigues, para os mais atentos, pode se encaixar perfeitamente no momento em que o prefeito de Rio das Ostras, rico município da Região dos Lagos fluminense está vivendo. Apesar de tantos recursos o setor de saúde agoniza na UTI, as grandes realizações prometidas durante a campanha eleitoral não saem do papel e os serviços básicos funcionam precariamente. Além disso o governo está mergulhando em denúncias de irregularidades, com vários inquéritos e ações judiciais tramitando, processos que tiram o sono do prefeito Alcebíades Sabino e de alguns de seus colaboradores, mas, pelo que o próprio Sabino tem deixado no ar nas reuniões com o secretariado, mudanças significativas deverão acontecer depois da folia, inclusive com substituições de secretários e possível fusão de órgãos.

Sabino desperdiça dinheiro do povo de Rio das Ostras

As carteiras, ainda na embalagem de fábrica, foram deixadas de lado pela Secretaria Municipal de Educação Por não serem da cor preferida do prefeito, carteiras escolares novinhas foram postas de lado

Em plena recessão, com o prefeito Alcebíades Sabino afirmando que é preciso reduzir os gastos públicos por conta da queda nos repasses dos royalties do petróleo, o município de Rio das Ostras está indo pela contramão. Pelo menos é isso que sugere o fato de carteiras escolares, ainda na embalagem, estarem esquecidas no Colégio Municipal América Abdalla, pelo simples fato de não serem da cor preferida do prefeito, o verde. Adquiridos na gestão anterior, os móveis escolares são de outro matiz, o laranja, que parece fazer mal aos olhos de Sabino, que prefere vê-los estragando a aproveitá-los.