Tinoco é visto como linha auxiliar de Anderson em Silva Jardim

Isolada, a campanha de Valber, no entender de lideranças políticas, ajuda o atual prefeito (Foto: Reprodução/Facebook) Candidatura do PSDB está sendo encarada como ponto de apoio ao atual prefeito

Chamado para compor uma frente de oposição ao prefeito Anderson Alexandre - que disputa a reeleição pelo PMDB -, Valber Tinoco, candidato do PSDB a prefeito de Silva Jardim, disse não e afirmou que seguirá em frente, embora os números das pesquisas de intenção de votos registradas na Justiça Eleitoral não sejam nada animadores em relação a ele. Tinoco, no entender de lideranças políticas locais, ao decidir ir adiante, tornou-se aliado indireto de Anderson, com sua candidatura servindo de linha auxiliar para o atual prefeito, que está - mostram os mesmo números - em disputa polarizada com a vereadora Zilmara Xavier, candidata do PR.

Mesmo com R$ 7,5 bilhões Aluizio abandona obras

Aluizio pode reclamar de muita coisa. Menos de falta de dinheiro, pois Macaé tem menos de 250 mil moradores e em sua gestão o município já arrecadou mais de R$ 7,5 bilhão Prefeito de Macaé parece ter se perdido no meio dos recursos financeiros

Pessimamente colocado no Ranking da Eficiência dos Municípios, perdendo até para cidades da região mais pobre do estado do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense, o município de Macaé não pode reclamar da falta de dinheiro, mas seus moradores têm muito a questionar, principalmente ao que se tem verificado nos setores de saúde e educação. Na semana passada, por exemplo, a Câmara de Vereadores decidiu convocar Antonio Pires, secretário municipal de Obras e Urbanismo, para explicar o abandono das obras de construção de duas escolas, uma no Parque da Cidade e outra no Novo Horizonte. Isto acontece em um governo que de janeiro de 2013 a 31 de agosto deste ano teve uma receita líquida consolidada de mais de R$ 7,5 bilhões para gerir uma cidade com menos de 250 mil habitantes. Imaginem o mesmo prefeito tendo que administrar São Gonçalo, por exemplo, que teve menos de R$ 4 bilhões no mesmo período para cuidar de 1,2 milhão de pessoas...

Áudio mostra desespero de Paulo Melo em Saquarema

No áudio Hamilton Pitico demonstra arrependimento por ter deixado cargo de chefe de gabinete do deputado Paulo Melo para aceitar ser o candidato a prefeito do grupo Gravação tem voz do deputado falando em gastos de R$ 4,1 milhões

“Se todo mundo perder, ninguém gastou nada, eu me f… todo. Tirei R$ 4,1 milhões do meu patrimônio”, disse o deputado estadual Paulo Melo durante uma reunião com o seu candidato a prefeito de Saquarema, Hamilton Nunes de Oliveira, o Pitico (PMDB), que respondeu: “Eu estava bem, no meu carguinho lá, e agora você que me botou nisso”. A conversa foi gravada sem que Melo - que atualmente comanda a Secretaria de Assistência Social - soubesse e teria sido vazada via Whatsap do telefone celular do próprio Pitico, que demonstrou estar arrependido de ter deixado o cargo de chefe de gabinete de Melo para se aventurar na disputa pela Prefeitura.

Transporte para universitários vira lei em Magé

Com o cartão os universitários que moram em Magé poderão usar os ônibus das linhas intermunicipais Em vez de ônibus alugados, um Rio Card

Enquanto os municípios fluminenses comprometem boa parte dos recursos púbicos alugando ônibus a preços acima mercado para garantir o transporte dos estudantes universitários que fazem curso fora de suas cidades, Magé, cidade da Baixada Fluminense, inovou: ampliou a alternativa de transporte assegurando os alunos o direito de embarcar, nos ônibus das linhas regulares, em vez de ficarem na dependência dos veículos alugados. É o Rio Card Universitário, ao qual todos os universitários que moram em Magé terão direito.

Pezão de Casimiro de Abreu perde R$ 120 mil

Alessandro Pezão é acusado de ficar com parte dos salários pagos a servidores da Câmara Municipal Limite de gasto na campanha para vereador é de pouco mais de R$45 mil

Em operação realizada nesta quarta-feira o Ministério Público apreendeu R$ 120 mil na casa do vereador Alessandro Macabu de Araújo, o Pezão, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu. O dinheiro está declarado no registro de candidatura do vereador, mas a apreensão ocorreu porque ele é réu em uma ação civil pública proposta pela e a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva (núcleo de Macaé), na qual ele é acusado de ficar com parte dos vencimentos de ocupantes de cargos comissionados e funções gratificadas. A ação resultou no afastamento de Alessandro do cargo de presidente da Câmara e na indisponibilidade de seus bens em R$ 500 mil.

Justiça indefere 15 candidaturas em Magé

Os recursos contra as impugnações serão julgados primeiro no Tribunal Regional Eleitoral Dos candidatos a prefeito apenas Paulo Afonso tem recurso contrário

Todos os cinco candidatos inscritos na disputa pela Prefeitura de Magé receberam sinal verde da Justiça Eleitoral e apenas um, Paulo Afonso Abreu de Oliveira (PPL), teve pedido de impugnação impetrado, mas poderá ser votado sem problemas, a não ser que o recurso seja julgado procedente pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em relação às eleições proporcionais, dos 397 candidatos a vereador cadastrados na 110ª Zona Eleitoral, 15 postulantes tiveram o registro indeferido e 12 deles impetraram recurso no TRE e aguardam julgamento. Estes podem ser votados, mas correm risco de terem a votação invalidada se perderem o recurso lá na frente, como aconteceu em 2012 com os ex-vereadores Amisterdan Santos Viana e José Silva de Souza, o Zezinho Pereira, que este ano não tiveram nenhum problema com seus registros e não correm nenhum risco nesse sentido.

MP contesta aumento para prefeito e vereadores de Vassouras

A Câmara de Vereadores não levou em conta a crise financeira que reduziu a receita do município Agentes políticos tiveram reajuste entre 50% e 233%

Uma iniciativa da Câmara Municipal de Vassouras fixando novos salários para os membros da Casa, o prefeito e o vice-prefeito da cidade a partir de janeiro está sendo contestada pelo Ministério Público, que ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, para tentar anular a medida. De acordo com a ação, o salário dos vereadores que se elegerão em outubro passará de R$ 3,7 mil para R$ 7,5 mil (aumento de 101,87%); o do prefeito de R$ 10 mil para R$ 15 mil (50%) e o vice-prefeito, que recebe hoje R$ 3 mil, vai ganhar R$ 10 mil, registrando um aumento de 233,33%. A Câmara também reajustou os vencimentos dos secretários de R$ 4,5 mil R$ 8,5 mil (aumento de 88,89%). A ação semelhante poderá ocorrer contra resolução igual aprovada pela Câmara de Japeri, município mais pobre da Baixada Fluminense. O processo foi aberto pelo núcleo local da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva.

Ex-vereador compõe chapa com Bornier

Thiago Portela cumpriu mandato de vereador e comandou a Secretaria de Governo na atual gestão (Foto:Divulgação/PMDB) O prefeito de Nova Iguaçu escolheu Thiago Portela para vice

Não será desta vez que o ex-deputado Cornélio Ribeiro conseguirá retornar à vida pública. Ele esperava ser escolhido candidato a vice do prefeito Nelson Bornier que somente ontem bateu o martelo e indicou como companheiro de chapa o ex-vereador e ex-secretário de Governo Thiago Portela, o que decepcionou também o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Moraes, que até o último final de semana acreditava na possibilidade de vir a formar a chapa majoritária do PMDB na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Na convenção realizada para a escolha dos candidatos o advogado Adilson Faria havia sido indicado, mas somente por formalidade. Foi mantido até ontem, último dia do calendário eleitoral para substituição de candidatos. Está não é a primeira vez que Bornier troca de vice. Em 2012 ele fez nas vésperas do pleito.

Jogo sujo na Câmara de Casimiro de Abreu

Odino defende a mesma ideia de Pezão, que propôs lei para por a faca no pescoço de Antonio Marcos Presidente do Poder Legislativo defende aprovação de lei inconstitucional para deixar o próximo prefeito "amarrado" com os vereadores

“Nós somos fortes quando estamos juntos. Independente da luta do voto nós temos que fazer uma corrente e peitar Antonio Marcos antes das eleições. Se ele não quiser a gente não ajuda. Nós temos que estudar a possibilidade de deixar essa lei aprovada. Vamos arrumar um jeito de votar ela (...) com alguma modificação. Já vamos deixar o outro prefeito amarrado com a gente. Nós precisamos fazer isso”. Essas palavras são do presidente da Câmara de Vereadores de Casimiro de Abreu, Odino Miranda. É o trecho de uma conversa gravada por um membro da Casa. Antonio Marcos é o prefeito da cidade e a lei que Odino pretende aprovar é um instrumento inconstitucional que os membros do Legislativo tiraram do bolso do colete no ano passado para pressionar Antonio Marcos a negociar com eles, mas foi rejeitada em plenário. Pelo que evidencia a fala de Odino, o alvo é o governante a ser eleito no dia 2 de outubro, seja ele que for e de que partido seja. “Deixar ele amarrado com a gente”, em outras palavras, significar dizer ter ele nas mãos e dele fazer o que bem entender.

Sem verba, sem remédio: a realidade de Japeri

Os últimos lotes de medicamentos foram distribuídos hoje para as unidades de atendimento Unidades de atendimento médico poderão ser fechadas a qualquer momento

“Não temos mais medicamentos e correlatos para dispensar nos postos de saúde, emergência e Policlínica Itália Franco”. A afirmação foi feita agora a pouco pelo secretário municipal de Saúde de Japeri, Fabiano Brum. Segundo ele, o desabastecimento é inevitável e ocorre não por falta de dinheiro para as compras, pois recursos financeiros para isto existem. O problema, de acordo com a administração municipal, está na falta de verba, rubrica orçamentária para respaldar as despesas, problema que poderia ser resolvido com a aprovação do remanejamento, instrumento previsto lei, mas que a Câmara de Vereadores estaria se negando a colocar em pauta.