Brumadinho: Sindicato quer R$ 3 milhões de indenização por cada trabalhador morto no rompimento de barragem

O Sindicato Metabase Brumadinho recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região (Minas Gerais) solicitando a elevação para R$ 3 milhões do valor da indenização a ser paga pela Vale por dano moral sofrido por cada trabalhador morto no rompimento da barragem em Brumadinho (MG), em 2019. A quantia será destinada a espólios e herdeiros das vítimas. No início de junho, a 5ª Vara do Tribunal do Trabalho condenou a mineradora a pagar indenização de R$ 1 milhão por cada um dos 131 trabalhadores diretos da Vale mortos no acidente. Até então, os pagamentos de indenizações haviam sido destinados ao reparo de danos morais sofrido pelos familiares das vítimas da tragédia e não aos trabalhadores que tiveram suas vidas abreviadas na tragédia.

Maximiliano Garcez e Luciano Pereira, advogados do Sindicato Metabase Brumadinho, lembram que a indenização de R$ 3 milhões por trabalhador havia sido requerida na ação de primeira instância, mas acabou parcialmente atendida pela Justiça. Para eles, o valor solicitado seria "bastante razoável" diante do lucro líquido de R$ 26,7 bilhões apurado em 2020 pela mineradora, que, inclusive, voltou a distribuir dividendos para seus acionistas.

Eleição em Silva Jardim: Duas vezes impugnado, Jaime Figueiredo joga a toalha e resolve lançar a mulher no pleito marcado para 12 de setembro

● Elizeu Pires

Jaime já anunciou nas redes sociais que vai lançar Maira Branco - Foto: Reprodução/rede social Quinze dias após anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Silva Jardim na eleição suplementar marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro para o dia 12 de setembro, o ex-vereador e ex-prefeito interino da cidade, Jaime Figueiredo (PROS), "jogou a toalha" e a expectativa no grupo que o apoia é de que seja lançada na disputa a esposa, Maira Branco Monteiro, que já está se apresentando nas redes sociais como Maria do Jaime. A questão agora é saber se o partido do casal, o PROS, poderá participar do pleito, uma vez que foi a legenda quem deu causa a anulação da eleição de 2020, na qual Jaime obteve 56,22%, mas teve a votação anulada por conta de uma barbeiragem dos dirigentes da legenda no município, onde o PROS, hoje presidido por Maira, estava em situação irregular.

Ano letivo de 2021 começou presencialmente em 16% dos municípios

Dados são da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

A maior parte das escolas públicas municipais no Rio de Janeiro continua exclusivamente em ensino remoto. Apenas 1,1% das redes de ensino começaram o ano letivo de 2021 com aulas totalmente presenciais e 15,1% de forma híbrida, mesclando aulas presenciais com ensino remoto. Os dados são de pesquisa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) divulgada ontem (22).

Santo Antonio de Pádua: Prefeito esquece compromisso firmado com professores e suspende plano de cargos e salários da categoria

● Elizeu Pires

Ao que parece o prefeito de Santo Antonio de Pádua, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, está com a memória fraca. Pelo menos é o que sugere o fato de ele ter providenciado uma lei para acabar com o plano de cargos e salários dos funcionários da Educação, embora tivesse prometido, durante a campanha eleitoral, valorizar os servidores.

Jogos de Tóquio começam com protocolos rígidos e medo da pandemia

Olimpíada ocorre em meio a estado de emergência para conter covid

Não é a primeira vez que Tóquio teve que lidar com incertezas quanto à realização da Olimpíada. A edição que deveria ser realizada no país em 1940 foi transferida para Helsinque, na Finlândia, por conta de guerra e instabilidade política (leia mais). Oitenta anos depois, em 2020, a pandemia de covid-19 trouxe um novo clima de insegurança e medo, com a doença tomando conta do mundo e ameaçando a realização da competição.

Justiça devolve comando do PSDB de Itatiaia aos antigos membros do diretório municipal

Em julgamento na tarde desta quarta-feira (21), o desembargador federal Roy Reis Friede – que compõe o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro – acatou mandado de segurança impetrado pelos antigos membros do PSDB de Itatiaia, que tinham sido afastados dos cargos no dia 14 de junho pela Executiva Regional do partido sem nenhum motivo aparente e apesar de não ter ocorrido nenhuma irregularidade.

Com a decisão o diretório municipal volta a ser comandado por Denilson Sampaio, Allan Bergk Avelino, Fernanda Nascimento, Flavio Picorelli, Hamilton Nishi e Zilma de Fatima Noronha, que foram representados no processo pelos advogados, Eduardo Damian, Marcio Alvim, Cecilia Silva Campos, Rafael Barbosa de Castro e Leandro Delphino.

Sucatões do transporte de alunos causam pedido de bloqueio de bens de ex-prefeito de Japeri, da empresa de transporte e mais quatro

● Elizeu Pires

Três anos e quatro meses após veiculação da matéria Japeri paga caro para ônibus irregular transportar alunos, publicada no dia 20 de fevereiro de 2018, a primeira de uma série produzida pelo elizeupires.com, o Ministério Público, através da 4ª Promotoria de Tutela Coletiva (núcleo Nova Iguaçu), ajuizou uma ação de improbidade administrativa na qual pede o bloqueio de bens do ex-prefeito Carlos Moraes Costa, da empresa JL Transporte, de dois ex-secretários, da ex-Controladora Geral e do ex-pregoeiro do município. O MP aponta fraude, superfaturamento, pagamento por serviços não prestados e requer, liminarmente, o bloqueio como garantia de ressarcimento aos cofres da municipalidade em caso de condenação dos denunciados.

Organização Social acusada de usar documento falso para vencer concorrência em Maricá já recebeu mais de R$ 48 milhões da Prefeitura

● Elizeu Pires

Denunciada à Justiça sob a acusação de ter usado documento falso para ganhar um contrato de gestão na área da saúde, em Maricá, a organização social Associação Saúde em Movimento (ASM) havia recebido até ontem (19) dos cofres do município governado pelo prefeito Fabiano Horta (PT), a soma de R$ 48.141.577,00. Originária de Salvador (BA), a OS entrou na mira do Ministério Público, que ajuizou recentemente uma ação civil pública para que a Justiça decrete a nulidade de um contrato com valor global de R$ 370 milhões  firmado em março deste ano com a instituição pelo Fundo Municipal de Saúde.

Mais de 13 milhões de doses da vacina Pfizer devem chegar ao Brasil

Operação será feita entre 20 de julho e 1⁰ de agosto em Campinas

A Pfizer informou que entregará ao Ministério da Saúde, nas duas últimas semanas de julho, 13.265.460 milhões de doses da vacina contra a covid-19, produzida em parceria com a BioNTech. O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, receberá 13 voos vindos de Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 20 de julho e 1⁰ de agosto.