A pedido da PGR Alexandre de Moraes manda Daniel Silveira de volta à cadeia

Segundo o ministro, o parlamentar violou novamente as regras do monitoramento eletrônico e não pagou a fiança estabelecida pelas violações anteriores.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, e restabeleceu a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), em razão da violação às regras do monitoramento eletrônico e do não pagamento da fiança por ele estabelecida.

MPRJ obtém afastamento do prefeito de Itatiaia, do seu chefe de gabinete e de três secretários municipais envolvidos em esquema de corrupção

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ) e da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Resende, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), realiza, nesta terça-feira (8), a segunda fase da operação Apanthropía para cumprir a ordem de afastamento do cargo do prefeito interino de Itatiaia, Imberê Moreira Alves, do seu chefe de gabinete, Fábio Alves Ramos, e dos secretários municipais de Saúde, Raphael Figueiredo Pereira, de Educação, Kézia Macedo dos Santos Aleixo, e de Administração, Gustavo Ramos da Silva, por gravíssimos atos de improbidade administrativa. As ordens foram expedidas pela Vara Única de Itatiaia, que também expediu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao prefeito e nos gabinetes dos demais agentes públicos, bem como ordem de bloqueio de bens dos investigados.

A primeira fase da operação Apanthropía foi realizada em abril deste ano e prendeu o então secretário de Saúde de Itatiaia, Marcus Vinicius Rebello Gomes, e outros quatro acusados de integrarem uma organização criminosa responsável por lesar o erário público, inicialmente em um contrato para fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI’s) de combate à COVID-19 comprados pela administração municipal, causando um prejuízo aproximado de R$ 3 milhões, decorrente de sobrepreço, superfaturamento e ausência de entrega dos bens pagos. Ainda naquela primeira fase, o MPRJ conseguiu suspender na Justiça outros contratos relacionados à saúde de Itatiaia, em razão de inúmeros indícios de fraudes, evitando danos ao erário no valor aproximado de R$ 25 milhões de reais.

Itatiaia: Se dizendo “vítima de fake news”, pré-candidato afirma que “liberdade de expressão não pode ser confundida com golpes rasteiros”

Elizeu Pires

Irineu Nogueira foi à Delegacia queixar-se do que classifica de "fake news" “A imprensa livre, aquela que ouve os dois lados, que apura as informações com isenção e seriedade, é um dos pilares da democracia e por isso tem o meu respeito. Já os difamadores, os espalhadores de mentiras, de fake news, precisam ser combatidos, porque transformam a liberdade de expressão em ardis, em golpes rasteiros para enganar a população e beneficiar grupos políticos e econômicos que fazem de tudo para se perpetuar no poder à custa do sofrimento da população e o povo de Itatiaia vem pagando esta conta há 32 anos. Só que agora me parece que essa turma que destruiu Itatiaia, que não consegue mais ludibriar o povo, resolveu tentar denegrir a imagem de um homem íntegro, que venceu na vida honestamente. Mas não vão conseguir porque a população de Itatiaia é inteligente, conhece a minha história, sabe quem eu sou”.

STF confirma suspeição de Sergio Moro na ação do triplex do Guarujá

Por sete votos a quatro, o Plenário manteve entendimento da Segunda Turma de que o ex-juiz agiu com parcialidade na condução do processo.

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, ontem (23), a decisão da Segunda Turma do Tribunal que declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao triplex no Guarujá (SP). Por maioria de votos, o colegiado entendeu que Moro demonstrou parcialidade na condução do processo na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).

Caça às Bruxas: Como Moro passou de herói a condenado

Livro organizado pelo Grupo Prerrogativas traça cronologia das interferências do ex-juiz a fim de gerar sentenças de seu interesse

O julgamento do ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro como parcial no julgamento de Lula. O ingrediente político existente em diversos momentos e o “dedo” de Moro sempre presente para fornecer narrativas críveis ao Ministério Público que pudessem incriminar foram o tiro que saiu pela culatra. Antes tido como herói nacional, Moro amarga a finalização de seu julgamento para dar novos rumos à sua – agora manchada – carreira. Todo o percurso que narra esse caso que abalou o judiciário brasileiro ganhou um novo capítulo: O segundo livro da trilogia criada pelo Grupo Prerrogativas (PRERRÔ), chamado “O Livro Das Parcialidades”.

Guarda Municipal de Mangaratiba passa a ter porte de armas

Parceria com Polícia Federal treinará agentes para o uso de armas

A cidade de Mangaratiba será o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a contar com guarda municipal armada. A Câmara de Vereadores aprovou ontem (22), por unanimidade, o projeto de lei que permite o porte de arma para a categoria. "Colocamos definitivamente a Guarda Municipal de Mangaratiba no rol das Instituições de segurança pública do estado. Teremos uma guarda mais independente, efetiva e que vai reforçar o trabalho integrado e de inteligência, que já desempenha com as forças de segurança nacionais e estaduais", afirmou o prefeito da cidade, Alan Campos da Costa.

Anúncio de pré-candidatura de Washington Reis ao Senado é visto como blefe para “dechavar” saída da Prefeitura por condenação penal

Elizeu Pires

Washington Reis te uma pena de sete anos e dois meses para cumprir, além de anos de inelegibilidade pela frente A condenação do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto é irreversível e o embargo que está para ser analisado pelo ministro Edson Fachin seria mera tentativa de retardar a execução da sentença.

Itatiaia aguarda “para ontem” nova data para eleição suplementar e TRE-RJ pode decidir nos próximos dias

Elizeu Pires

Se o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro não tivesse suspendido a eleição marcada para o dia 11 de abril a situação no município seria bem diferente, não teria ocorrido os escândalos verificados nos últimos. Esse é o entendimento de várias lideranças políticas de Itatiaia, cidade do Sul Fluminense, que está no segundo governo interino em seis meses. Para elas, o município estará vivendo dias de incerteza enquanto um novo governante não for escolhido pelo voto direto, pela manifestação democrática nas urnas.

Guapimirim: Para pressionar prefeita que mostra não ter medo de cara feia, oposição reprova até propostas de interesse da população

Elizeu Pires

"O habito do cachimbo deixa a boca torta". O provérbio português muito falado pelos mais antigos pode ser aplicado a um grupo de vereadores de Guapimirim, que, a julgar pelo comportamento, parece estar sentindo saudades do ex-prefeito Jocelito Pereira de Oliveira, o Zelito Tringuelê, em cuja gestão indicava até titular de secretarias. Como as coisas mudaram deste a posse da prefeita Marina Rocha, que adotou o jeito republicano de governar, o grupo passou a votar pela reprovação até propostas que visam o benefício da população, e tentou antecipar a eleição da mesa diretora, cujos componentes ainda tem mais um ano e meio para permanecerem nos cargos.  

Convênio entre Prefeitura e Defensoria Pública vai facilitar o fornecimento de remédios sem necessidade de ação judicial

O prefeito Rogerio Lisboa e o Defensor Público Geral do Estado, Rodrigo Pacheco firmaram o convênio - Foto: Divulgação/PMNI A Prefeitura de Nova Iguaçu e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro assinaram um convênio que vai facilitar o fornecimento de medicamentos, exames, consultas, internações e demais procedimentos sem a necessidade de ingresso de ação judicial. A medida vai permitir atender o cidadão de forma mais eficaz. Vai otimizar e qualificar o atendimento das pessoas que procuram a Defensoria em busca de serviços de saúde. O prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, e o Defensor Público Geral do Estado, Rodrigo Pacheco, participaram da assinatura.

“A partir deste convênio, a pessoa vai enviar agora um ofício para a Defensoria Pública que encaminhará diretamente para Procuradoria e para a Secretaria de Saúde para que ocorra o fornecimento de medicamento e ou a internação nos moldes estabelecidos pelo acordo. Assim o atendimento é feito de forma direta, independentemente de mandado judicial. Ainda nos comprometemos a sanar os processos antigos da saúde que transitam até hoje nas varas cíveis em Nova Iguaçu. É o primeiro município que faz esse tipo de convênio tão profundo com a Defensoria Pública”, afirma o procurador geral de Nova Iguaçu, Rafael Alves.