Itaguaí: Viaduto sobre linha férrea avança após décadas de espera; obras serão iniciadas em agosto

O anúncio foi feito durante audiência pública na Câmara de Vereadores - Foto: Divulgação Após décadas de reivindicações da população, o projeto do Viaduto de Chaperó, em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, entrou na etapa que antecede o início das obras. A proposta foi apresentada durante audiência pública na Câmara Municipal, quando técnicos da concessionária MRS Logística detalharam o cronograma, os estudos que embasaram a intervenção e as mudanças previstas para a circulação de veículos e pedestres. A construção está programada para começar em agosto deste ano e ser concluída em julho de 2027.

A obra pretende eliminar o cruzamento em nível entre a linha férrea e a principal via de acesso ao distrito de Chaperó, onde o fechamento frequente da passagem para a circulação de trens provoca congestionamentos, aumenta o tempo de deslocamento e dificulta o atendimento de serviços de emergência. Para isso, será implantado um muro de vedação ao longo da faixa ferroviária, direcionando pedestres, ciclistas e veículos para a travessia segura por meio do viaduto, eliminando os cruzamentos em nível atualmente existentes.

Japeri: Estação Saúde leva mais de 1.200 atendimentos aos usuários dos trens

Programa da Prefeitura em parceria com a Agetransp e Trens RJ, transforma estações ferroviárias em pontos de prevenção e cuidado com a população

Foto: Gabriela Figueiredo/Divulgação Um circuito de cuidados marcou mais uma edição do Programa Estação Saúde em Japeri. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Agetransp e a Trens RJ. A ação ofereceu mais de 1.200 atendimentos aos usuários que circulavam pelas plataformas das composições com destino à Central do Brasil e a Paracambi.

Levy Gasparian: Ministério Público ajuíza ação para regularizar para que a Prefeitura regularize os serviços de limpeza urbana

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Três Rios ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que o Município de Comendador Levy Gasparian regularize os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pede que seja instituída, em até 90 dias, a regulação técnica e cobrança dos serviços, especialmente dos grandes geradores de resíduos, conforme normas de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

De acordo com a ACP, a promotoria acompanha a política municipal de resíduos sólidos desde 2023, por meio de procedimento administrativo instaurado para fiscalizar a gestão do setor. Durante as investigações, foi identificada ausência de regulação formal dos serviços e a inexistência de um sistema de cobrança que garanta a sustentabilidade financeira da coleta e destinação dos resíduos.

Meriti inicia coleta seletiva nesta quinta-feira

Com um caminhão destinado somente a essa finalidade, o projeto acontecerá todas as quintas-feiras e será expandido para outras regiões

Foto: Divulgação A Prefeitura de São João de Meriti, através das Secretarias Municipais de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal; de Obras e de Serviços Públicos, inaugurou a coleta seletiva na cidade. Inicialmente prevista para ocorrer no bairro Grande Rio, a coleta seletiva acontecerá na localidade todas as quintas-feiras, e em breve será expandida para outras regiões do município. Um caminhão novo foi disponibilizado para a iniciativa. A coleta em Meriti faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que por sua vez é exigido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Nova Iguaçu: Programa Educar para Cuidar mobiliza 7,5 mil alunos em ações de sustentabilidade e proteção animal

Foto: Divulgação Caixas de papelão, garrafas plásticas, tampinhas e outros materiais que normalmente seriam descartados ganharam uma nova utilidade nas mãos de estudantes da rede municipal de Nova Iguaçu. Mais de 7.500 alunos do 4º ano participaram do Educar para Cuidar, programa que une proteção animal, sustentabilidade e comunicação não violenta. O evento de conclusão do semestre foi realizado na Casa do Professor, com apresentações culturais e a entrega dos mais de 320 materiais recicláveis produzidos pelos estudantes para os protetores de animais do município.

Uma das novidades para este ano foi a avaliação das mudanças de comportamento provocadas pelo programa nos estudantes. Pesquisa apresentada durante o evento apontou que 85% dos alunos passaram a guardar materiais recicláveis para reaproveitamento após participarem das atividades. Antes do projeto, esse percentual era de 62%.

Ministério Público recomenda adoção de medidas para melhorar transporte em Arraial do Cabo

Foto: Reprodução A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio expediu, nesta segunda-feira (15), Recomendação para que a prefeitura de Arraial do Cabo, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Auto Viação Salineira adotem medidas para melhorar o transporte público no município.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pede, entre outras medidas, que seja apresentado, no prazo de 15 dias, um cronograma atualizado do processo de concessão. Em dez dias, o MPRJ pede a criação de uma página no site oficial da prefeitura com informações sobre linhas, horários, itinerários, canais de reclamação e andamento do procedimento, além da divulgação do instrumento jurídico que atualmente autoriza a operação da Auto Viação Salineira.

Meriti: Prefeitura capacita 200 idosos para atuar em situações de riscos

Voluntários foram certificados e poderão auxiliar redes de Nupdec's em conjunto com a Defesa Civil

Em dos módulos, os participantes aprenderam sobre Prevenção e Combate a Incêndios e Acidentes Domésticos - Foto: Bruno Carneiro As secretarias municipais de Resiliência Urbana, Proteção e Defesa Civil e de Atenção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, realizou, na Câmara de Vereadores da cidade, a entrega dos certificados de conclusão do curso de formação de novos voluntários para o Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (Nupdec).

Japeri: Saúde Bucal leva Unidade Odontológica Móvel às escolas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, mais uma edição do Dia D da Saúde Bucal em Japeri, levando atendimentos da Unidade Odontológica Móvel (UOM) às Escolas Municipais Carlos Alberto Pereira dos Santos, no Morro do Cruzeiro, e Aristides Arruda, em Nova Belém. A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE), que aproxima serviços preventivos e assistenciais do ambiente escolar.

O programa promove atendimentos odontológicos, vacinação, pesagem do Bolsa Família e ações educativas em unidades municipais – Foto: Suzane Vasconcellos Além dos atendimentos odontológicos, estudantes, profissionais das unidades e familiares também tiveram acesso à vacinação, pesagem do Programa Bolsa Família e palestras educativas promovidas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos territórios.

Japeri: Obras de drenagem avançam na Aldeia e aproximam moradores do sonho da pavimentação

Foto: Divulgação As obras de drenagem e infraestrutura no bairro Aldeia seguem avançando e já começam a transformar a realidade dos moradores. Nesta segunda-feira (1), a prefeita Fernanda Ontiveros esteve na localidade acompanhada pelo secretário municipal de Obras, Cristiano Pingin, e pelo secretário municipal de Comunicação, Danilo Paes, para verificar o andamento dos trabalhos que estão sendo executados em diversas vias da região.

As intervenções contemplam ruas estratégicas da localidade, entre elas Isaac, Aarão, Manoel Lopes de Oliveira, João Alves Ferreira, Avenida Marquês de São Marcos, além de dois trechos da Rua Rebeca e a Rua Nazaré. As obras fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura viabilizado por meio de emendas parlamentares, que também contempla intervenções em outras áreas do município, como o bairro Largo do Sapo.

Saúde de Paracambi reinaugura laboratório municipal e amplia capacidade de atendimento

Unidade foi modernizada com novos equipamentos, climatização e reforma completa na estrutura - Foto: Divulgação A Prefeitura de Paracambi reinaugurou o novo laboratório municipal. O equipamento, localizado no Centro da cidade, foi totalmente reformado e modernizado para ampliar a qualidade e a capacidade dos atendimentos realizados à população. A unidade passou por uma reforma completa, com a instalação de novos equipamentos tecnológicos, informatização dos processos administrativos e climatização dos ambientes.

Também foram realizadas melhorias na acessibilidade, como a instalação de um elevador para pessoas com mobilidade reduzida, e na estrutura do espaço, garantindo mais conforto para pacientes e profissionais.