Números que envergonham

A Ouvidoria do MPRJ foi para as ruas e o resultado está na ações penais ajuizadas em todo o estado Violência doméstica resultou em 3.840 ações penais em três meses no estado do Rio de Janeiro

Em pleno século 21 o lar ainda é cenário de barbaridades e a violência doméstica continua aumentando. De acordo com o Ministério Público, 3.840 ações penais contra agressores em família foram ajuizadas no primeiro trimestre desde ano, sendo 1.538 no mês de março, quando o MP priorizou o ajuizamento de ações penais pela prática de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, tendo também intensificado uma campanha de esclarecimento sobre a gravidade da violência de gênero.  De acordo com a instituição, só a 1ª Central de Inquéritos foi responsável pela formulação de 735 denúncias. Se esses dados mostram que a Promotoria de Justiça está fazendo o seu dever de casa, comprovam também que as agressões dentro da própria casa continuam sendo uma grande mancha na sociedade.

MPE e MPF vão debater Educação em Caxias

Os profissionais de ensino diz quem o município investe pouco em Educação Os baixos índices da Educação em Duque de Caxias estão nas pautas de debates de duas audiências públicas marcadas para os próximos dias 21 e 28 pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal no Rio, que querem discutir com profissionais, autoridades e a sociedade a qualidade do ensino básico no município. A primeira audiência vai focar nas escolas do 2º e 3º distritos do município. A segunda será sobre as unidades de ensino localizadas em Xerém, no 4º distrito.

Os debates serão conduzidos pela promotora de Justiça Elayne Christina Da Silva Rodrigues e o procurador da República Eduardo El Hage. Eles querem verificar a efetividade dos programas do MEC/FNDE, ouvir os órgãos da administração pública municipal e estadual, além de representantes das comunidades e instituições locais sobre as demandas na área.

N. Iguaçu vai ter que devolver dinheiro não usado na Saúde

Área onde deveria ser construída uma unidade médica virou terminal de vans.

Embora tenha saído da Prefeitura no dia 31 de março de 2010, o ex-prefeito Lindberg Farias, hoje senador e pré-candidato a governador pelo PT, continua sendo lembrado pelas irregularidades nos cinco anos e três meses em que governou o município de Nova Iguaçu. Dessa vez a administração municipal vai ter que devolver ao Fundo Nacional de Saúde (FNS) cerca de R$ 155 mil, repassados para construção da Unidade de Saúde José Muller. É que a obra foi abandonada e área onde seria construída a unidade foi requerida pela Prefeitura para implantar um terminal para as vans que fazem o transporte alternativo.

MP arrocha Prefeitura de Meriti por plano de saneamento

Acordo judicial obriga edição do plano até 31 de dezembro

O prefeito de São João de Meriti, Sandro Mattos, tem até o dia 31 de dezembro para apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico. O prazo foi fixado em acordo judicial formado com a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do núcleo de Duque de Caxias. Pelo acordo, homologado pela 3ª Vara Cível de São João de Meriti, o plano a ser editado terá de contemplar o centro da cidade e os bairros Éden, Novo Rio, Vila São João, Vilar dos Teles, Jardim Íris, Jardim Sumaré, Vila Rosali, Parque Analândia, Parque Tietê, Parque Araruama e Vila Tiradentes.