Nilópolis gastou mais de R$ 1,5 milhão com combustíveis alegando emergência, embora prefeito já estivesse no cargo há mais de um ano

● Elizeu Pires

É comum numa passagem de governo, o gestor que estiver entrando depare com situações de emergência em alguns setores e apelar para dispensas de licitações, as já manjadas e questionáveis dispensa de licitação. Mas em Nilópolis, na Baixada Fluminense, o prefeito Abrahão David Neto, o Abrahãozinho (PL) demorou mais de um ano para descobrir que precisava comprar combustíveis para abastecer a frota e as máquinas da administração municipal.

Missões de Observação: maioria dos eleitores entrevistados pela confia no sistema eleitoral brasileiro

A Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) foi uma das 17 instituições nacionais que enviaram Missões de Observação Eleitoral (MOEs) para acompanhar as Eleições Gerais de 2022. A entidade apresentou dois relatórios: um preliminar, relativo aos trabalhos do primeiro turno de votação, e outro com observações sobre a segunda etapa do pleito. Nos documentos, informou que entrevistas realizadas com eleitores em todo o país indicam alto grau de confiança da população na Justiça Eleitoral. Como conclusão, a instituição afirmou: “Em uma democracia, aceitar o resultado da eleição eleva o valor da soberania popular”.

A MOE da Anadep foi chefiada pela presidente da entidade, Rivana Barreto Ricarte de Oliveira, e composta, no segundo turno, por 57 pessoas que atuaram em 35 localidades e em 370 seções eleitorais de 19 estados. Os objetivos da Missão foram coletar impressões sobre o aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro, auxiliar na propagação de transparência e integridade do sistema e ainda fortalecer a confiança pública nas Eleições 2022 no Brasil.

Educação de Nilópolis vai gastar mais de R$ 9 milhões na compra de tablets; quem entende do assunto diz que aluguel seria melhor negócio

● Elizeu Pires

Quatro dias após a veiculação da matéria Nilópolis marca licitações para compra de tablets e ar-condicionado, mas não disponibiliza os editais no Portal da Transparência, a Prefeitura liberou os documentos que estão deste ontem (21) disponíveis no site oficial do município, como determina a lei. Agora dá para saber, por exemplo, que a Secretaria de Educação pretende adquirir seis mil tablets para distribuir aos alunos da rede municipal de ensino, se propondo a pagar até R$ 1.635,83 por aparelho, chegando ao total de R$ 9,8 milhões, valor visto como muito alto por gente que opera no mercado.

Magé: Novo presidente da Câmara quer o Legislativo “mais próximo do povo e a união de todos para o desenvolvimento do município”

● Elizeu Pires

Quando janeiro chegar estarão de volta à Câmara Municipal de Magé dois nomes muito respeitados no município pelo fato de terem demonstrado competência e retidão ao lidarem com a coisa pública em passagens anteriores por lá. Jamil Harb retomará a função de diretor-geral, e o advogado Fabrício Gaspar será o procurador-geral. Ambos foram confirmados agora há pouco ao elizeupires.com pelo futuro comandante da Casa, o vereador Valdeck Ferreira de Matos Silva (foto), eleito por unanimidade para presidir o Legislativo mageense no biênio 2023/24.

Nilópolis marca licitações para compra de tablets e ar-condicionado, mas não disponibiliza os editais no  Portal da Transparência

● Elizeu Pires

Na edição de 11 de novembro do veículo que é usado pelo município como diário oficial, a Prefeitura de Nilópolis, na Baixada Fluminense, anunciou a abertura de dois processos licitatórios para serem realizados no próximo dia 30 deste mês e em 1 de dezembro. Tratam-se dos pregões 29 e 30, que têm como objetos, respectivamente, a aquisição de tablets para os alunos da rede municipal de ensino e a compra aparelhos de ar-condicionado.

Paulo de Frontin: Prefeitura pagou mais de R$ 1,5 milhão por centro de triagem da Covid-19 terceirizado, mas contrato não aparece no sistema

● Elizeu Pires

Em seis meses o Centro de Triagem Custou R$ 1.580.811,52 aos cofres públicos Dizem lá pelas bandas de Paulo de Frontin, pequeno município do estado do Rio de Janeiro, que a gestão do prefeito José Emmanoel Rodrigues Artemenko, o Maneko Artemenko (PSDB), é tão transparente que nem dá para ver os números dos gastos públicos, principalmente os valores pagos a fornecedores e prestadores de serviços, e os respectivos contratos.

A pedido de Lula PT não deverá apresentar candidatos às presidências da Câmara e do Senado

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao seu partido que não apresente candidaturas às Presidências da Câmara e do Senado no ano que vem. O petista, que vai assumir o Palácio do Planalto em 1º de janeiro de 2023, e seus aliados têm articulado para a formação de uma base aliada no Congresso. Lula passou, até mesmo, a fazer acenos ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com quem trocou farpas antes da campanha eleitoral.

“O presidente Lula já pediu que o Partido dos Trabalhadores discuta uma posição de não apresentar candidaturas às Presidências da Câmara e do Senado. Isso é uma medida que pode parecer simplória, mas não é. Ela facilita, ajuda no diálogo”, declarou Dias, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.