Itatiaia vai gastar até R$ 2,7 milhões para ‘desinfetar órgãos públicos’, enquanto vereadores trocam fiscalização por ‘briga’ para eleição suplementar

● Elizeu Pires

O vereador Thiago Moreira é o terceiro prefeito interino em um ano Afeitos a celebrar contratos e empréstimos multimilionários diante da vista grossa e a aprovação de seus vereadores, os governos recentes de Itatiaia escancararam as torneiras dos cofres públicos nos últimos anos, mas o dinheiro, ao que tudo indica, passou longe de melhorias significativas para os moradores. A administração municipal - controlada pelo grupo político do ex-prefeito Eduardo Guedes, que arrecadou mais de R$ 1 bilhão em sua última gestão e estaria por trás da privatização da água e do esgoto na cidade -, agora quer desembolsar quase R$ 3 milhões dos recursos dos contribuintes para “desinfetar os órgãos públicos”.

Governo reduz para sete dias isolamento de pacientes com covid-19

Liberação, no entanto, está condicionada à ausência de sintomas

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com covid-19. Em entrevista coletiva dada no início da noite de hoje (10), o ministro Marcelo Queiroga (foto) anunciou a nova recomendação do governo. Segundo a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a covid-19 da pasta, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

Crime brutal em Guapimirim: Mãe mata os dois filhos a facadas e tenta o suicídio

Os moradores do bairro Parque Fleixal, em Guapimirim, na Baixada Fluminense, estão chocados. Uma mulher matou os dois filhos – e um de cinco e outro de três anos – a facadas e tentou o suicídio em seguida. Ela foi encontrada com os pulsos sobre a cama e foi socorrida no Hospital Municipal José Rabelo de Melo.

Pelo que foi apurado até agora, a mulher identificada como Stephany Ferreira Peixoto telefonou para o pai dos meninos e avisou que iria se matar. Ele deixou o local onde trabalhava e seguiu para casa, mas não chegou a tempo de evitar a tragédia.

Alexandre de Moraes prorroga investigações no inquérito sobre milícias digitais: Medida é necessária para o prosseguimento das investigações e em razão de diligências em andamento

O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou, por mais 90 dias, o prazo do Inquérito (INQ) 4874, que investiga a existência de organização criminosa voltada a atentar contra a democracia e o Estado de Direito no país.

Uma terça-feira quase definitiva: Governador chama os prefeitos para uma conversa, e as orelhas do presidente da Alerj podem ficar tostadas

● Elizeu Pires

Castro tem o que os prefeitos precisam: Dinheiro para obras Prefeitos alinhados com o governador Claudio Castro foram convocados a estarem amanhã (11) no Palácio Guanabara, e, ao que tudo indica, as orelhas do presidente da Alerj, André Ceciliano, vão queimar um pouco, pois a conversa seria em torno dele, já que a queda de braço entre os dois tornou-se evidente nos últimos dias. Com os cofres cheios, Castro deverá por as cartas na mesa, na base do "quem estiver com ele estará contra mim".

Eleições 2022: TSE endurece regras sobre compartilhamento de notícias falsas envolvendo candidatos e partidos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em dezembro, todas as normas que valerão para as eleições gerais de 2022, incluindo aquelas referentes à propaganda eleitoral. Entre as principais novidades está o endurecimento das regras relativas à produção e compartilhamento de informações sabidamente inverídicas sobre candidatos, partidos e o próprio processo eleitoral.

Tais condutas já eram vedadas e coibidas pela Justiça Eleitoral, mas a nova resolução prevê a responsabilização penal mais severa de quem espalhar desinformação. Quem divulgar, na propaganda eleitoral ou durante a campanha, fake news sobre candidatos e partidos, por exemplo, fica agora sujeito à pena de detenção de dois meses a um ano, além de multa.

Mulheres no mercado de trabalho: elas são a aposta da vez no saneamento

Colaboradoras da Águas do Rio exercem funções nas ruas e na área administrativa

Rosana Paula e Tatiana de Oliveira trabalham na Águas do Rio, na sede em Duque de Caxias - Foto: Divulgação As mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, inclusive desenvolvendo atividades antes consideradas predominantemente masculinas. Trocar hidrômetros, fazer instalação e religação de água também passou a ser função delas, como é o caso da agente comercial Rosana Paula, que trabalha na Águas do Rio, atuando na cidade de Duque de Caxias. Ao todo, 20% do quadro de funcionários da concessionária é formado por mulheres.

Presidente da Anvisa lava a alma dos servidores do órgão e mostra que ainda tem gente no governo desapegada a cargo e sem medo de ser taxada de comunista pela idiotia nacional nas redes sociais

● Elizeu Pires

Desde o início da semana atacando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conta da autorização da imunização infantil contra Covid, o presidente da República, Jair Bolsonaro tomou na cara neste sábado (8). O tapa sem mão foi dado pelo contra-almirante Antonio Barra Torres, presidente do órgão, que emitiu nota cobrando uma retratação.

No atacado sai mais caro em Tanguá: Computador adquirido pela Prefeitura por R$ 3.704 é oferecido a R$ 2.700 em rede varejista

● Elizeu Pires

Quem navegou pela internet ontem (6) buscando por um notebook 11ª geração produzido pela Dell Technologies, o encontrou fácil no portal da rede de lojas Magazine Luiza, ao valor promocional de R$ 2.699,10 para pagamento a vista, com o preço cheio de varejo a R$ 3.299, valor máximo cobrado fora da promoção.