Denunciado como chefe de milicia, ex-vereador de Araruama é preso em ação do MP

Sérgio Roberto Egger de Moura era policial militar

Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) saíram às de Araruama na manhã desta terça-feira (3) para cumprir mandados de prisão contra sete acusados de integraram uma milicia naquele município. Um dos alvos é o ex-policial militar e ex-vereador Sérgio Roberto Egger de Moura (foto). A operação de hoje tem outros seis alvos, entre eles um ex-guarda municipal e um servidor da Prefeitura.

Rede Sol tem contrato suspenso pela Prefeitura do Rio, mas continua faturando em vários municípios fluminenses, já tendo recebido cerca de 160 milhões de sete deles nos últimos anos

● Elizeu Pires

Foto : Reprodução Por ter sido citada nas investigações que apuram suposto elo da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) com empresas do setor de combustíveis, a Rede Soul Fuel Distribuidora teve a contratação suspensa pela Prefeitura do Rio na última semana, mas continua contratada por vários municípios fluminenses, entre eles Arraial do Cabo, Itaboraí, Maricá, Nilópolis, São Gonçalo, Silva Jardim e Volta Redonda, nos quais já recebeu cerca de R$ 160 milhões nos últimos anos, de acordo com dados dos sites oficiais desses municípios.

Perdas materiais serão recuperadas, diz Lula em visita a Minas Gerais

O presidente se reuniu com prefeitos das cidades mais atingidas

Foto: Ricardo Stuckert/PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (28), que todos os prejuízos causados pelas chuvas nos municípios da Zona da Mata de Minas Gerais serão recuperados. Lula chegou na região pela manhã e, à tarde, se reuniu com os prefeitos Margarida Salomão, de Juiz de Fora; José Damato, de Ubá; e Maurício dos Reis, de Matias Barbosa, três cidades que estão em situação de calamidade pública. Outros dois municípios – Divinésia e Senador Firmino – encontram-se em emergência.

Ministério Público vai realizar audiência pública para fortalecer a educação digital nas escolas de Campos

Foto: Reprodução A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, estará promovendo, na terça-feira (3/3), a partir das 15h, uma audiência pública para debater a implementação da educação digital nas escolas públicas e privadas. O encontro vai acontecer no auditório do CRAAI/Campos, no Parque Conselheiro Thomaz Coelho.

O objetivo é alinhar gestores escolares, educadores, representantes do poder público e famílias quanto ao cumprimento da Resolução nº 02/25 do Ministério da Educação, que estabelece a obrigatoriedade da educação digital como competência transversal em todas as etapas da educação básica a partir de 2026.

Ministério da Saúde inclui exame de alta tecnologia no SUS para doenças raras e espera por diagnóstico reduz de 7 anos para seis meses

O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha - Foto: Walterson Rosa/MS O Ministério da Saúde anunciou nesta semana o início da oferta no SUS de um exame genético inovador, de alta tecnologia, para a confirmação do diagnóstico de doenças raras genéticas. Trata-se do Sequenciamento Completo do Exoma (WES) que vai atender 90% dos casos dos brasileiros que precisam do laudo em tempo oportuno. Esse é um dos principais gargalos enfrentados pelas famílias, que receberão o resultado em até seis meses (antes eram sete anos). Isso significa uma redução de 93% no tempo de espera.

Na semana do Dia Mundial e Nacional de Doenças Raras, celebrado neste sábado (28/2), a pasta também anuncia o investimento de R$ 26 milhões/ano, que vão ampliar a oferta do exame para todo o país. Na rede privada, o Sequenciamento Completo do Exoma chega a custar até R$ 5 mil. Na rede pública, será gratuito.  Atualmente, cerca de 13 milhões de brasileiros têm alguma das 7 mil doenças raras catalogadas, sendo mais de 70% de origem genética.  

Governo federal reforça apoio técnico a Meriti após fortes chuvas

Visita técnica da Defesa Civil Nacional e da deputada Daniela Carneiro avança no reconhecimento do desastre e na captação de recursos para reconstrução

O prefeito Léo Vieira, vice-prefeita, Dra. Letícia Costa, deputada Daniela Carneiro e representantes da Sedec no bairro de Venda Velha - Foto: Gilberto Rocha A Prefeitura de São João de Meriti realizou, na sexta-feira (27), uma visita técnica para ações de resposta com representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a deputada federal Daniela Carneiro e a comitiva do prefeito Léo Vieira, para tratar das medidas emergenciais diante das fortes chuvas que atingiram o município.

Governo estuda viabilidade de Tarifa Zero no transporte público

Ministro explicou que já há estudos em curso para calcular impactos

Foto - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil O ministro das Cidades, Jader Filho (foto), confirmou que o governo federal segue estudando a viabilidade de implementar a chamada Tarifa Zero no transporte público, em todo o Brasil. Segundo o ministro, a medida pode ser uma resposta à crise enfrentada pela maioria dos sistemas de transporte público do país, baseado em um modelo segundo o qual usuários e Poder Público, juntos, pagam às empresas de ônibus uma tarifa capaz de cobrir os custos operacionais e a margem de lucro previsto.

Ex-vereadora de Búzios é presa por desvio de recursos públicos e dá uma “banana” para os que filmavam a ação do MP

Foto: Reprodução O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) cumpriu, nesta terça-feira (24) mandado de prisão contra uma ex-vereador de Búzios, na Região dos Lagos. Durante a ação, a ex-parlamentar fez gesto com o braço, dano uma "banana" para pessoas que filmavam a ação.

 Gladys Pereira Rodrigues da Costa (foto) e outras três pessoas foram denunciadas pelos crimes de associação criminosa e peculato, a partir de investigação do Ministério Público, aberta para apurar um esquema de “rachadinha”, com desvio de recursos públicos praticado na Câmara Municipal entre 2017 e 2020.

Ministério Público apura atuação truculenta de seguranças contratados pela Prefeitura de Areal para atuarem no carnaval

Foto: Reprodução A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Três Rios instaurou, nesta sexta-feira (20/02), inquérito civil para apurar a atuação de agentes privados que teriam sido contratados pelo Município de Areal para realizar a segurança dos eventos de carnaval na cidade, localizada no Centro-Sul fluminense.

A Promotoria recebeu imagens que mostram seguranças da empresa JF Segurança agredindo repetidamente pessoas com golpes de cassetete, inclusive quando algumas já se encontravam caídas no chão, durante uma confusão.