Itaguaí: alteração no contrato do lixo reduz serviços que podem ser fiscalizados com maior facilidade e aumenta o volume de ações mais difíceis de serem conferidas pela população

● Elizeu Pires

Mesmo com um contrato de mais de R$ 25 milhões empresa contratada sem licitação não estaria dando conta do recado - Foto: Reprodução Escolhida sem licitação em março deste ano pela Prefeitura de Itaguaí para prestar os serviços de varrição, roçada, capina, pintura de meio-fio, podas de árvores e coleta de lixo e entulhos, pelo total de mais de R$ 25 milhões, a FGC Pavimentação e Construção Civil teve, recentemente o contrato alterado por meio de um termo aditivo que está dando o que falar e levantando suspeitas entre observadores mais atentos.

Embora quase R$ 6 milhões acima do total gasto com o serviço em 2024, coleta de lixo vem deixando a desejar, reclamam moradores de Itaguaí

● Elizeu Pires

Contratada sem licitação na gestão interina de Haroldo de Jesus (presidente da Câmara de Vereadores que governou entre 1º janeiro e 16 de junho), para prestar os serviços de varrição, roçada, capina, pintura de meio-fio, podas de árvores e coleta de lixo e entulhos no município de Itaguaí, por mais de R$ 25 milhões, a FGC Pavimentação e Construção Civil, segundo reclamam moradores de bairros mais distantes do centro, estaria deixando a desejar, embora tenha ganho um contrato com valor que supera em quase R$ 6 milhões os gastos com os mesmos serviços durante o ano passado.

Tribunal de Contas não julga processo que aponta irregularidades em edital e contrato bilionário do lixo continua vigorando em Caxias

● Elizeu Pires

“Recomenda-se, assim, cautela quanto à continuidade do certame, dada a gravidade das falhas descritas, em especial: violação de princípios licitatórios (legalidade, isonomia, publicidade, eficiência); risco de contratação antieconômica e necessidade de revisão da modelagem da PPP (parceria público privada) e do edital”.

São Francisco de Itabapoana: Prefeitura firma contratos para 1,2 milhão de litros de combustíveis sem licitação

● Elizeu Pires

Quem entra no site oficial da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana – pequeno município do interior do estado do Rio de Janeiro – e procura pelos contratos 171, 173, firmados no dia 22 de agosto deste ano para garantir o abastecimento da frota da administração municipal, não os encontra. Mas eles existem. Foram assinados juntos com o de número 172 (o único encontrado no portal). Os três somam 1,2 milhão de litros de combustíveis e seus extratos foram publicados na edição do diário oficial que circulou com data do dia 28 daquele mês.

São Francisco de Itabapoana: empresa vista na cidade como “péssima prestadora de serviços” deverá continuar fazendo a coleta de lixo com dispensa de licitação, embora uma concorrência já tenha sido feita

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução Desde 2021 esperando para se livrarem de uma empresa que classificam – pelo volume de reclamações – como “péssima prestadora de serviços”, os moradores de São Francisco do Itabapoana, pequena cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, ao que parece, vão ter de esperar mais um pouco.

Miguel Pereira: Justiça bloqueia mais de R$ 8 milhões nas contas de André Português em ação de improbidade administrativa

● Elizeu Pires

Foto: Reprodução Quatro meses após a publicação da matéria MP propõe ação de improbidade administrativa contra ex-prefeito de Miguel Pereira por supostas irregularidades em contrato da limpeza pública, postada no dia 30 de maio, o juízo da Vara Única de Miguel Pereira decretou o bloqueio de R$ 8,8 milhões nas contas do ex-prefeito André Pinto de Afonseca, o André Português (foto), por supostas irregularidades na contratação de uma empresa para os serviços de limpeza na cidade, feita em 2017.

Saquarema: Empresa de terceirização de mão de obra com mais de 190 processos trabalhistas já recebeu de R$ 77,2 milhões da Prefeitura

● Elizeu Pires

A terceirização de mão de obra com as prefeituras contratando postos de trabalho junto à empresas prestadoras de serviços, cooperativas ou organizações sociais, é um negócio que cresceu muito país a fora nos últimos 20 anos, mas a coisa nem sempre é boa para o trabalhador alocado que teve a má sorte de ser dispensado no fim dos contrato sem receber seus direitos trabalhistas, sem contar os atrasos no pagamento dos salários.

Justiça Federal confirma multa de R$ 10 milhões da ANTT a concessionária da BR-393

Foto: Reprodução A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu na Justiça a manutenção da multa de R$ 10 milhões aplicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) à concessionária K-Infra Rodovia do Aço S.A. A penalidade decorre da não execução de obras obrigatórias previstas no contrato de concessão da BR-393 entre os municípios de Sapucaia (RJ) e Além Paraíba (MG), trecho da chamada Rodovia do Aço.

A concessionária tentou anular a multa por meio de embargos à execução, alegando desproporcionalidade, entraves ambientais e suposta ilegalidade na aplicação de autos de infração. A Justiça Federal, no entanto, considerou legítima a atuação da ANTT, com base em cláusulas contratuais e parecer técnico detalhado. A sentença afirmou que a sanção foi proporcional à gravidade da infração e respeitou os limites legais previstos.