Tanguá, capital Itaboraí

Valber vem desagradando em Tanguá Ex-distrito é tratado como "filial" para empregar privilegiados da "matriz"

Instalado no dia 1º de janeiro de 1997, com a posse do prefeito Jailson Cardoso (eleito pelo PL, legenda que acabou ocupando todas as nove vagas da Câmara de Vereadores), o município de Tanguá vai completar 20 anos de emancipação no dia 15 de novembro, mas os moradores não veem motivos para comemorar. Alguns se queixam de que a emancipação não aconteceu de fato para eles, pois, entendem, "a cidade continua sendo tratada como distrito de Itaboraí", pelo menos quando se trata da distribuição de cargos comissionados e da contratação indireta de mão de obra através de uma cooperativa.

TCE aprova contas do prefeito cassado de Itaguaí

Luciano foi cassado pela Câmara de Vereadores enquanto estava cumprindo o afastamento determinado pela Justiça Federal Luciano Mota é acusado de desviar milhões de reais e foi cassado por isso

Dono de uma Ferrari e um helicóptero (ambos apreendidos pela Polícia Federal), o ex-prefeito de Itaguaí, Luciano Mota (sem partido), é acusado de ser o cabeça de um esquema que pode ter desviado mais de R$ 100 milhões dos cofres públicos, mas em sessão plenária realizada ontem o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), aprovou as contas de gestão referentes ao ano passado. Luciano - que primeiro foi afastado por 90 dias pela Justiça Federal - só não retornou ao cargo porque dias antes de vencer o prazo do afastamento teve o mandado cassado pela Câmara de Vereadores, por prática de irregularidades na administração dos recursos do município.

Ex-prefeito morto em Macuco era nome forte para 2016

O ex-prefeito Rogério Biachini era muito querido na cidade Rogério Bianchini foi assassinado no dia 30 de abril quando chegava em casa. Polícia diz que foi crime político

Uma vez vice-prefeito e duas vezes prefeito, o político Rogério Bianchini pode ter sido executado para não atrapalhar os planos de um grupo que estaria querendo garantir o poder a partir das próximas eleições. De acordo partidários dele no PMDB, legenda a qual Rogério era ligado, ele era o nome mais contado para o pleito de 2016. O crime já está praticamente esclarecido e ontem agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói prenderam Daniel Aleixo, em São Gonçalo, apontado pela Polícia Civil como o autor dos cincos disparos que mataram Bianchini. Daniel foi assessor do vereador Douglas Borges (PSC), que está sendo investigado, junto com o presidente da Câmara de Macuco, Frank Monteiro Lengruber (PSD). Frank é irmão atual prefeito, Felix Lengruber.

Servidores de Rio das Ostras temem pelo futuro

O OstrasPrevi ganhou sede própria, mas está faltando transparência em relação a dívida que o governo quer parcelar Dívida não revelada do governo com fundo de pensão vai ser quitada a perder de vista

Implantado em 1994, o instituto de previdência dos servidores municipais de Rio das Ostras, o OstrasPrevi, completou 21 anos no mês passado e, segundo sua diretoria, está gozando de boa saúde financeira. Entretanto, um projeto de lei de autoria do líder do governo na Câmara de Vereadores, Eloi Dutra dos Reis, deixou muitos funcionários da Prefeitura preocupados com o amanhã. É que o dispositivo legal visa autorizar o governo a parcelar em 240 meses, nada menos que 20 anos, os débitos do ente patronal para com a entidade, sem que a administração municipal revelasse até agora o tamanho da dívida a ser parcelada, já que nenhum número nesse sentido foi divulgado até ontem.

Câmara de Rio das Ostras prefere manter as escolas de lata

As escolas de lata surgiram na gestão de Carlos Augusto e parecem aprovadas por Alcebíades Sabino, que na campanha prometeu acabar com elas, mas as mantém Vereadores rejeitam projeto de lei que limitaria o uso de contêineres como salas de aula

Desde a gestão do prefeito Carlos Augusto Balthazar que o município de Rio das Ostras vem gastando boa parte da receita destinada ao setor de Educação com o aluguel de contêineres para serem usados como salas de aula, o que nos últimos dez anos já teria consumido dinheiro suficiente para a construir ao menos 20 escolas com o mínimo de seis salas cada uma. Entretanto, embora o atual prefeito tivesse prometido na campanha eleitoral que acabaria com as escolas de lata, se depender dele e do seu bloco de apoio na Câmara Municipal, essa prática vai continuar por muito tempo. É que a Casa reprovou um projeto de lei apresentado pelo vereador Deucimar Toledo, que pretendia limitar em 180 dias, no máximo, o uso dessas estruturas. Dos 13 membros da Câmara um faltou à votação, dois se retiraram do plenário na hora da apreciação e sete votaram contra, liberando o prefeito Alcebíades Sabino dos Santos para continuar locando contêineres na quantidade e pelo tempo que quiser, mantendo o desconforto de alunos, que certamente não devem ter nenhum grau de parentesco com o prefeito, com a secretária de Educação Andréa Machado ou com qualquer membro do Poder Legislativo.

Mangaratiba renova, sem licitação, contrato de R$ 21 milhões

Evandro Capixaba fez o contrato e o seu sucessor Ruy Quintanilha fez a quarta prorrogação Beneficiada é uma empresa de lixo sucessora da Locanty também investigada pelo Ministério Público

Investigada pelo Ministério Público por denúncias de irregularidades e suspeita de superfaturamento em contrato emergencial firmado com a Prefeitura de Valença, em 2013, a empresa Própria, especializada em coleta de lixo está faturando alto no município de Mangaratiba, onde acabou de ter renovado, sem licitação, um contrato no valor de R$ 21.197.148,24. A renovação se deu em termo aditivo autorizado pelo prefeito Ruy Quintanilha, que assumiu o governo no dia 17 de abril deste ano, após a prisão do prefeito Evandro Bertino Jorge, o Evandro Capixaba, processado por ameaça, fraude em licitação e formação de quadrilha. Em Valença, apesar do mesmo CNPJ, a empresa foi contratada com o nome de Própria Comércio e Serviços, recebendo cerca de R$ 750 mil mensais e, agora denominada Própria Ambiental, vai faturar R$ 1.766.429,02 por mês em Mangaratiba.

Guapimirim pensa que investir em turismo é gastar recursos públicos com aluguel de tendas, palcos e banheiros químicos

O projeto de turismo ecológico mais conhecido não tem nenhuma ajuda da administração municipal Entre janeiro de 2013 e 31 de julho deste ano a Secretaria de Turismo de Guapimirim teve uma despesa total de R$ 6,8 milhões e não há nenhuma informação sobre onde, em que e para que fora gasto esse dinheiro, uma vez que a contabilidade parece trancada numa espécie de caixa-preta, a qual a Prefeitura não abre de jeito algum. Como nenhum projeto visando a incrementação do setor no município - que tem um grande potencial para o turismo ecológico - saiu do papel nesse período, pode se dizer que a única atuação da secretaria está na organização das festas em comemoração do aniversário da cidade e na promoção do carnaval oficial, eventos que parecem agradar mais as empresas locadoras de tendas, banheiros químicos e palcos para shows, que ao povo propriamente.

Recentemente membros da Câmara de Vereadores foram alertados sobre supostas irregularidades na locação de banheiros químicos para o carnaval de 2014 e o deste ano, mas até agora não foi dado um passo sequer no sentido de buscar esclarecer os fatos, já que a Prefeitura não disponibiliza de forma clara informações sobre essas despesas. A administração municipal não explica, por exemplo, como consumiu R$ 3.210.376,00 de uma dotação orçamentária de R$ 3.559.162,38 empenhada para o exercício do ano passado e os R$ 3.040.102,37 gastos em 2013, muito menos o total de R$ 1.568.069,74 gasto até o dia 31 de julho. 

Vereadores na contramão em Casimiro de Abreu

Bruno sugere cortar os carros que servem a pacientes crônicos e Kinha defende o fechamento de postos de saúde Um quer cortar os carros que transportam pacientes para tratamento de hemodiálise e quimioterapia e outro defende o fechamento de postos de saúde

Uma audiência para debater a antecipação de créditos dos royalties do petróleo para ajudar o município de Casimiro de Abreu a enfrentar a crise que reduziu a receita total do município em cerca de 60%, foi marcada pela sugestão de medidas que afetam os que mais precisam: pacientes que têm de sair da cidade para serem submetidos a sessões de homodiálise e quimioterapia e o grande universo populacional que busca socorro médico nos postos do programa Unidade Básica de Saúde (UBS). É que os vereadores Bruno Miranda e Aldair Abreu de Souza, o Kinha, defenderam, respectivamente, o corte na locação dos veículos que fazem o transporte dos pacientes e o fechamento de postos de saúde como medidas de economia. “Em Barra de São João tem três UBS. Abre só uma e onde tiver duas que feche uma”, disse Kinha, que já se apresenta como candidato a vice-prefeito numa eventual chapa encabeçada pelo ex-prefeito Paulo Dames.

Justiça manda prefeito de Seropédica reassumir o cargo

Waguinho nem teve tempo de esquentar a cadeira de prefeito Magistrado afirma que a Câmara de Vereadores não tem competência para afastar liminarmente o chefe do Executivo

Cabisbaixo e com o olhar fixo no chão o vereador Wagner Vinícius de Oliveira, conhecido como Waguinho do Emiliano (PRB), deixou agora a pouco a Prefeitura de Seropédica, assumida ontem de manhã por ele depois do afastamento, por 90 dias, do prefeito Alcir Martinazzo (sem partido). Wagner saiu do gabinete assim que foi informado da decisão do juiz Alex Quaresma Ravache, da 1ª Vara da Comarca local, que anulou o decreto legislativo que afastava o prefeito. Essa foi a segunda vez que o vereador, que preside a Câmara Municipal, assume o governo. A primeira foi no dia 10 de julho, após o Legislativo cassar o mandato de Martinazzo. Ele ficou uma semana como prefeito e foi tirado da cadeira por uma liminar do mesmo juízo. Na última segunda-feira a Câmara fez uma nova sessão e depois de uma rápida leitura do relatório preliminar de uma comissão processante, por oito votos, decidiu-se pelo afastamento temporário do prefeito.

Prefeito de Seropédica é afastado por 90 dias

Alcir Martinazzo ficou em situação mais difícil agora E grupo ligado ao prefeito de Mesquita comemora a decisão da Câmara de Vereadores

Por oito votos a Câmara de Vereadores de Seropédica afastou, pela segunda vez em 45 dias, o prefeito Alcir Martinazzo, acusado de várias irregularidades. Dessa vez a mesa diretora da Casa tomou os cuidados que faltaram na decisão do dia 10 de julho, quando, na ânsia de assumir o governo o presidente do Legislativo atropelou a legalidade e a cassação foi suspensa pela Justiça. O afastamento agora é por prazo determinado, para que, em 90 dias, os vereadores concluam as investigações e deliberem pela cassação ou não do mandato de Martinazzo. Embora o afastamento seja temporário, empresários com contratos na Prefeitura de Mesquita e o ex-prefeito de Japeri, Bruno Silva dos Santos, o Pastor Bruno, comemoraram a decisão como se tivessem conquistado uma grande vitória na tarde dessa segunda-feira. Bruno deverá ser o secretário de Governo e há informações de que os fornecedores com contratos nas áreas de saúde, educação e limpeza urbana, os mais rentáveis, deverão ser substituídos.