Tribunal de Contas multa em cerca de R$ 900 mil ex-governadores e ex-secretários por irregularidades no Rioprevidência

Em decisão tomada nesta terça-feira (17), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro multou os ex-governadores Sergio Cabral e Luiz Fernando Pezão por irregularidades na previdência dos servidores estaduais, Rioprevidência, ocorridas entre 2014 e 2018.

A decisão atinge ainda Gustavo de Oliveira Barbosa – que presidiu o instituto de 6 de outubro de 2010 a 18 de julho de 2016 – e os ex-secretários de Fazenda Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins e  Renato Augusto Zagallo Villela dos Santos. Somados, os valores a serem pagos passam de R$ 880 mil.

Em busca de governabilidade, bolsonaro pode acabar com vice “traidor”, diz cientista político da FGV

Claudio Couto é cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas Em busca de governabilidade para um eventual segundo mandato, o presidente Jair Bolsonaro terá no nome do candidato à vice-presidência na chapa a principal escolha para a candidatura à reeleição, em 2022. A avaliação é do cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Cláudio Couto. Segundo ele, já que o atual vice-presidente Hamilton Mourão, novato na política, foi escanteado pelo governo, a procura por um perfil mais político poderia ajudar a conciliação a partir de 2023. Entretanto, ao buscar ampliar a governabilidade, Bolsonaro pode acabar com um futuro vice "traidor".De acordo com Couto, Mourão foi escolhido em 2018 por dar certa segurança ao chefe do Executivo, pois seria um vice que ninguém gostaria que assumisse. Mas, após três anos de governo e diversos atritos, Mourão está distante do presidente, que o classificou como um cunhado. "Você casa e tem que aturar", ironizou o presidente.Para 2022, Bolsonaro - que Couto avalia como fragilizado devido à queda da popularidade e seus movimentos de aliança com o Centrão - pode escolher um vice entre os integrantes da área mais fisiológica da política. "Se ele (Bolsonaro) escolher um vice de dentro da classe política mais estabelecida, o risco é de viver o que a Dilma (Rousseff) viveu com (Michel) Temer, de ter um vice que pode de alguma forma conspirar contra ele".Além da escolha do vice, outros fatores que devem influenciar na campanha de 2022 e na eventual governabilidade de Bolsonaro são as alianças políticas e por qual partido disputará as eleições.

(Com a Agência Estado)

Justiça indefere dois candidatos à eleição suplementar de Itatiaia

● Elizeu Pires

Rafael e Fabíola ainda podem recorrer ao TRE O juiz titular da 198ª zona eleitoral Hindenburg Brasil acatou parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) e indeferiu na tarde desta segunda-feira (16), os registros de candidatura de Rafael Boeher (PSB) e de Fabiola Soares (PSOL) para a eleição suplementar de Itatiaia, marcada para o dia 12 de setembro. Eles ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Já os candidatos Irineu Nogueira (PTB) e Silvano Rodrigues, o Vaninho (PSC), receberam sinal verde para a corrida eleitoral, enquanto os outros dois postulantes, Márcio Braga (Cidadania) e Adalberto Bisol (PDT), ainda aguardam a decisão da Justiça.

“Gosto de achar que não há risco à democracia”, diz o presidente do TSE

Para ministro Luís Roberto Barroso as instituições são sólidas O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, descartou nesta segunda-feira (16) riscos à democracia brasileira, apesar do atrito entre instituições, em especial, do que chamou de ameaças pelo “populismo extremista, autoritário e golpista”. “Gosto de achar que não há risco para a democracia no Brasil porque não há nem em nome de quê se dar um golpe. Falar em perigo comunista é risível no Brasil de hoje”, disse o ministro nesta tarde (16) sem citar nomes.

Barroso, entretanto, disse que fica um pouco preocupado com o número de vezes em que é perguntado sobre a possibilidade de golpes, mesmo que não haja uma causa que legitime a ruptura democrática. “Verdadeiramente acho que as instituições são sólidas e estamos atravessando uma turbulência. Mas o avião é seguro e vai conseguir pousar em 2022 com tranquilidade. Assim espero, assim desejo e para isso trabalho”, afirmou.

Secretaria Estadual Obras tem subsecretário que estaria querendo mandar mais que o titular

● Elizeu Pires

O substantivo comum de dois gêneros, sub tem o sentido de "hierarquicamente inferior", mas, ao que parece, o suplente de deputado estadual Elton Cristo (foto) não teria conhecimento disso. Pelo menos é o que pensam alguns funcionários da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras, para onde ele - a pedido do presidente da Assembleia Legislativa, Andre Ceciliano - foi nomeado como subsecretário

Possível candidatura de Mourão ao governo do Rio é vista como um alívio para o presidente Bolsonaro

● Elizeu Pires

Com a bola mais cheia que a do presidente Bolsonaro, o vice Hamilton Morão é bem chegado em vários estados para fins de eleição A família Bolsonaro não esconde de ninguém o apoio ao governador Claudio Castro, que abriga em cargos importantes vários indicados pelo clã, o que significa dizer que nenhum outro nome que vier a ser lançado ao governo fluminense teria o apoio do presidente da República ou dos filhos, o que, a essa altura do campeonato ninguém pode afirmar ser bom ou ruim.

Alerj deve votar regulamentação do Fundo Soberano até o final de agosto

Em novo debate  participantes sugerem como propostas a redução do ISS para o setor de tecnologia, ampliar o investimento em inteligência artificial, diminuir custos dos transportes, e reduzir a burocracia

O presidente André Ceciliano ouviu as sugestões das instituições que compõem o Fórum - Foto: Divulgação/Alerj A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deverá votar até o final deste mês de agosto o Projeto de Lei Complementar nº 42/21, que regulamenta o Fundo Soberano do Estado, criado por meio da Emenda Constitucional 86/21. A informação foi divulgada pelo presidente da Casa e autor original da Emenda, deputado André Ceciliano (PT), durante reunião sobre o Fundo realizada nesta sexta-feira (13/08) pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, que celebra 18 anos.

Real digital reduzirá ainda mais uso de dinheiro em papel

Papel-moeda representa apenas 3% dos recursos disponíveis no país

É incomum encontrar quem ainda vai a um banco sacar dinheiro para fazer pagamentos. As transações digitais, seja por meio de transferências, cartões ou Pix, facilitam o dia a dia e já fazem parte da rotina de muitos consumidores. E em alguns anos, os brasileiros terão mais uma forma de lidar com o dinheiro. Será lançado o real digital, que está atualmente em estudo pelo Banco Central (BC). O dinheiro digital será emitido pelo BC.

Cerca de 20% dos municípios pretendem punir servidor que se negar a tomar vacina, revela pesquisa da CNM

O servidor público municipal que se negar a tomar a vacina contra a Covid-19 deve ser punido por quase 20%, ou 235 municípios. É o que revela a 21ª edição da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Desses, 52,8% afirmaram que a punição será instauração de processo administrativo disciplinar. Pelo levantamento, realizado de 9 a 12 de agosto, 75,8 % dos gestores, dos 1.269 que responderam a essa questão, não devem obrigar os servidores a se vacinar.

A pesquisa desta semana ouviu, no total, 2.383 dos 5.568 Entes locais e identificou que a vacinação está avançando cada vez mais e cerca de 37% das administrações públicas já vacinam jovens de 18 a 24 anos. Em 28%, a vacinação está entre 25 e 29 anos e 21% imunizam pessoas com idade entre 30 e 34 anos. Dos entrevistados, apenas um município afirmou ainda estar na faixa etária acima de 50 anos. Já a falta de imunizantes ainda foi registrada por 445, ou 18,7% dos respondentes. A vacinação segue normalmente em 1.910 prefeituras, ou 80%. Dos que afirmaram não ter doses para vacinar a população, 93% registraram a falta para a 1ª dose e 20% para a 2ª dose.