Artesãs e educadores de Nova Iguaçu são capacitados a transformar bitucas de cigarro em papel artesanal

Integrantes do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu e professores da Secretaria Municipal de Educação foram capacitados, de forma inédita no estado do Rio, a transformar a reciclagem de bitucas de cigarros coletadas no município em papel artesanal. A iniciativa é da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), e a empresa paulista Poiato Recicla.

“A bituca de cigarro causa dois problemas ao meio ambiente: o descarte em solo público e a contaminação das águas pelas gimbas jogadas nos ralos. A empresa paulista descontamina a bituca e depois a transforma em massa de celulose para fazer papel reciclado. Com isso, podemos fazer blocos, agenda e peças de artesanato. De 2019 até agora, já recolhemos mais de 520 mil bitucas em Nova Iguaçu”, afirmou o presidente da Emlurb, Wesclei de Melo Pandim.

Proibido reboque de veículo na presença do motorista

Mas os condutores ainda estarão sujeitos às penalidades do estacionamento em locais irregulares.

Os carros estacionados em locais proibidos não poderão mais ser rebocados na presença do proprietário ou motorista. É o que determina a Lei 9.351/21, de autoria do deputado Samuel Malafaia (DEM), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (9). A medida valerá mesmo quando o veículo estiver guinchado ou em cima do reboque e, caso o motorista comprove que a liberação do automóvel não foi permitida, o proprietário não será obrigado a pagar a diária de permanência no depósito público. A medida prevê como provas fotografias e vídeos do momento do içamento do veículo.

Prefeito de Miguel Pereira quer ser peixe grande no mar eleitoral mesmo nadando no que pode ser visto como um simples aquário

● Elizeu Pires 

André Português sonha ultrapassar os limites de Miguel Pereira - Foto: Divulgação Prefeito de Miguel Pereira, pequena cidade do centro-sul do estado Rio de Janeiro, André Pinto de Afonseca, o André Português (PSC), não é o que se pode chamar de político pragmático. Pelo menos é o que sugere o desejo pessoal de ser escolhido candidato a vice na chapa do governador Claudio Castro, um sonho muito distante da realidade, considerando ser Miguel Pereira apenas um traço no mapa eleitoral fluminense.

Japeri vai ganhar uma maternidade pública

Implantação será feita com ajuda do governo estadual

O secretário Max Lemos recebeu os projetos da prefeita Fernanda Ontiveros e confirmou a parceria do governo estadual - Foto: Divulgação O município de Japeri, na Baixada Fluminense, vai ganhar uma maternidade pública. O anúncio foi feito ontem (9), pela prefeita Fernanda Ontiveros, depois de uma reunião com o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos. No encontro foi decidido ainda a pavimentação da e a pavimentação da Estrada São José, via que liga a localidade de Engenheiro Pedreira a Japeri. Max Lemos prometeu a cooperação técnica e recursos para as duas obras.

Meriti é premiado por projeto de prevenção ao câncer de mama, voltado para melhoria das condições de pessoas em situação de vulnerabilidade social

O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde, na 1ª Edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer, no qual esteve representado através do trabalho da médica mastologista Sandra Gioia, com o Programa da Navegação de Pacientes com Câncer de Mama, que surgiu com o objetivo de melhorar as condições de pessoas em situação de vulnerabilidade social e com baixo acesso aos atendimentos oncológicos.

O trabalho é realizado pelas equipes de saúde na prevenção e controle da incidência do câncer, entre os usuários do SUS. A iniciativa foi  selecionada por um comitê formado por representantes do Ministério e convidados que avaliaram itens como as melhorias no acesso aos serviços prestados à população, alinhamento com as políticas de atenção à saúde, capacidade de respostas a crises, criatividade e inovação.

Promessa de depoimento secreto de ex-governador na CPI da Covid estaria deixando muita gente preocupada no Rio

● Elizeu Pires 

Wilson Witzel chegou a dizer que corre risco de vida O avanço repentino da Associação Mahatma Gandhi na gestão de hospitais públicos e UPAs no estado do Rio de Janeiro e a contratação – sem licitação – da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mutuípe (APMIM) para administrar o Hospital Regional Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, são apenas alguns dos pontos obscuros que a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro deveria ter esclarecido há muito tempo, mas não se tem visto, a não ser por parte do Tribunal de Contas fluminense, nenhum esforço nesse sentido. A luz sobre os contratos firmados com as várias organizações sociais – entidades ditas sem fins lucrativos, mas que faturam alto gerindo hospitais públicos –, entretanto, deverá ser lançada por quem foi apeado do poder debaixo de denúncias de fraudes milionárias em nome do enfretamento ao novo coronavírus.

Ministério Público apura desvio dinheiro de hospital em Petrópolis

Sócio da unidade teria descoberto um para cobrir o outro

Pelo menos R$ 3 milhões podem ter sido desviados das contas do Hospital Clínico de Correias (HCC) para pagas contas do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), ambos localizados no município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com investigação do Ministério Público, o desvio teria sido feito por Alexandre Gonçalves Pessurno, que era sócio do HCC, com o intuito de ajudar o filho dele, responsável pela administração do HNSA.

Em queda livre, Bolsonaro faz novas ameaças contra eleições, endurecendo ainda mais o discurso

 "Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições", disparou nesta quinta-feira (8) diante de uma plateia de apoiadores o presidente Jair Bolsonaro, que a cada dia vem aumentando o tom das ameaças à democracia, como se estivesse acima do bem e do mal. Sem mostrar provas, Bolsonaro afirmou que houve fraude nos pleitos de 2014 e 2018. Diz isso, mas se recusa apresentar as provas ao Tribunal Superior Eleitoral.

O ataque feito hoje coincide com a divulgação de nova pesquisa do Datafolha, na qual ele aparece com 51% de rejeição. Ladeira a baixo, o presidente mostra-se despreparado para enfrentar uma situação de queda acentuada de popularidade e desgaste diante das denúncias de corrupção na CPI da Covid.

Secretário Max Lemos recebe presidentes de entidades vinculadas e almeja alavancar o setor da construção civil no Rio

O secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, realizou, ontem (7), sua primeira reunião de trabalho com os presidentes do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA), Marcos Muffareg, da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), André Braga, e da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (Cehab), Ângelo Monteiro Pinto.

Na pauta do encontro, que aconteceu na sede da Seinfra, localizada em São Cristóvão, foram definidas as atribuições de cada órgão e as estratégias de execução do programa habitacional que será desenvolvido nos próximos meses pelo Governo do Estado.  “Trabalhando juntos, a Seinfra, o IEEA, a Emop e a Cehab vão alavancar um movimento de prestação de serviços de obras à população nunca visto da história do Rio de Janeiro”, adiantou o secretário Max Lemos.

Municípios de Minas vão dividir R$ 1,5 bi do acordo de Brumadinho

Recursos serão repassados diretamente às contas de 853 cidades

Um total de R$ 1,5 bilhão, extraído do acordo firmado para reparar os danos coletivos da tragédia de Brumadinho, será repassado diretamente às contas dos 853 municípios de Minas Gerais. A divisão do valor se dará proporcionalmente à população de cada cidade. A proposta de uma transferência direta, construída nas últimas semanas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi inicialmente recebida com resistência pelo governo do estado. O Executivo queria o repasse de forma indireta, por meio de convênios feitos com as prefeituras para projetos específicos. O impasse teria sido superado em uma reunião realizada ontem (7), mesmo dia em que foi aprovada em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição do Estado (PEC) 68/2021, que possibilita a transferência dos recursos.