Políticos de Petrópolis apostam que eleição suplementar será em novembro, mas ainda tem recurso a ser julgado no TSE

● Elizeu Pires 

O vereador Hingo Hammes está como prefeito interino desde janeiro - Foto: Divulgação O recurso impetrado pelo candidato mais votado na cidade em 2020 ainda vai ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas já tem político em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, apostando que uma eleição suplementar deverá ser marcada para novembro e que esta não deverá contar com a participação direta do ex-prefeito Bernardo Rossi, que ficou em segundo lugar em sua tentativa de reeleição. O que se comenta nos ambientes políticos da Cidade Imperial é que Rossi vai abrir mão da candidatura, devendo apoiar o prefeito interino Hingo Hammes (DEM).

Amanhã é dia de ‘Prefeitura no seu Bairro’ em Meriti

Dia também marcará início do PROEIS, com reforço policial na cidade

Amanhã (17), a Prefeitura de São João de Meriti, em parceria com o governo estadual, dará início ao programa Prefeitura no seu Bairro. O evento, que vai durar três dias, é uma grande ação social que levará diversos serviços da administração pública aos bairros e às comunidades do município.

Japeri lança nesta sexta-feira o programa Assistência Presente

Projeto é voltado a pessoas em vulnerabilidade social

O Assistência Presente vai funcionar três dias por semana na Praça Wendel Coelho - Foto: Felipe Bragança Em parceria com programa Segurança Presente, a Prefeitura de Japeri vai lançar amanhã (16) um projeto voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A primeira edição do Assistência Presente vai acontecer a partir das 9h na Praça Wendel Coelho, na localidade de Engenheiro Pedreira, com aplicação de vacina contra a covid-19 na população de rua, distribuição de kits de higiene pessoal e arrecadação de agasalhos. 

Convênios firmados entre a Secretaria de Transportes e a Riocard são ilegais, aponta o Tribunal de Contas: Empresa recebeu mais de R$ 3 bilhões

● Elizeu Pires

Entre 2010 e 2018 a Riocard Tecnologia da Informação, empresa controlada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), recebeu a soma exata de R$ 3.175.613.509,68 dos cofres públicos estaduais a titulo de pagamento de subsídio ao bilhete único. Na prática, as empresas de ônibus geriam o dinheiro público e pagavam a elas mesmas, além de controlarem o volume de passagens a serem recebidas. No popular seria a raposa tomando conta do galinheiro, mas somente agora é que foram apontadas ilegalidades nos convênios firmados com o Estado.

Jovens aprendizes beneficiados pela maior cota oferecida no país já estão trabalhando

Os novos profissionais têm entre 14 e 24 anos e são do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Baixada

Os esforços do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) para efetivar a maior cota de jovens aprendizes do país - 918 vagas, oferecidas em abril deste ano pela Comlurb - já estão rendendo bons frutos.  Do grupo, 100 jovens já foram inseridos no mercado de trabalho como jovens aprendizes após darem início a cursos de profissionalização no Senai nas áreas de instalador hidráulico e padeiro e confeiteiro.  Os novos profissionais têm entre 14 e 24 anos e são do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Mesquita e Queimados.  

Dona das marcas Sadia e Perdigão esperou seis anos por alvará de funcionamento para poder operar em Seropédica: processo administrativo foi aberto em 2015 e só concluído ontem

● Elizeu Pires 

O gerente industrial Luiz Antonio recebeu o alvará das mãos do prefeito Lucas Dutra - Foto: Divulgação Esperando há mais de seis anos para entrar em operação, um empreendimento que vai gerar cerca de 300 empregos diretos e pelo menos 1,5 mil indiretos, enfim vai começar a funcionar em Seropédica, na Baixada Fluminense. A demora na abertura do centro da produção da BRF – dona das marcas Sadia e Perdição – ocorreu por falta de alvará, um processo que ficou engavetado este tempo todo e sem maiores explicações na Prefeitura.

Prefeitura de Valença vai comprar R$ 2,7 milhões em pneus sem revelar a quantidade de veículos em sua frota

● Elizeu Pires 

Depois de contratar uma empresa por R$ 4,5 milhões para fazer a manutenção dos veículos a serviço da municipalidade, sem revelar o tamanho da sua frota, a Prefeitura de Valença, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, decidiu comprar R$ 2,7 milhões em pneus incorrendo na mesma falta de transparência. O Pregão 26/2021vai acontecer às 10h desta terça-feira (13).

Itatiaia: Trabalho social teria sido usado por aliada do prefeito interino para tentar queimar adversário em denúncia de abuso de poder econômico

● Elizeu Pires

A campanha para a Prefeitura só vai começar no dia 7 de agosto, mas os pré-candidatos já começaram a se bicar Após uma testemunha afirmar ao Ministério Público ter recebido uma cesta básica em data fora do período eleitoral e sem que lhe fosse feito pedido de voto ou qualquer outra forma de contrapartida, o pré-candidato a prefeito de Itatiaia Irineu Nogueira não deverá ter grandes problemas com o processo de abuso de poder econômico, que tramita na Justiça Eleitoral desde o final do ano passado. Pelo menos é o que dizem pessoas próximas ao empresário.

Artesãs e educadores de Nova Iguaçu são capacitados a transformar bitucas de cigarro em papel artesanal

Integrantes do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu e professores da Secretaria Municipal de Educação foram capacitados, de forma inédita no estado do Rio, a transformar a reciclagem de bitucas de cigarros coletadas no município em papel artesanal. A iniciativa é da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), e a empresa paulista Poiato Recicla.

“A bituca de cigarro causa dois problemas ao meio ambiente: o descarte em solo público e a contaminação das águas pelas gimbas jogadas nos ralos. A empresa paulista descontamina a bituca e depois a transforma em massa de celulose para fazer papel reciclado. Com isso, podemos fazer blocos, agenda e peças de artesanato. De 2019 até agora, já recolhemos mais de 520 mil bitucas em Nova Iguaçu”, afirmou o presidente da Emlurb, Wesclei de Melo Pandim.