Com 94,1% dos idosos vacinados caem a zero os surtos de Covid em instituições, informa a Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio informou que concluiu a primeira etapa de vacinação para idosos no sábado, 24, com índice de imunização de 94,1% nessa faixa etária. A meta no início da campanha era vacinar pelo menos 90%. Moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) estiveram entre os primeiros a serem vacinados, e segundo dados da prefeitura o resultado já pode ser visto: não houve nenhum novo surto de covid-19 nessas instituições no mês de abril.

Em comparação, foram registrados sete surtos em janeiro, quatro em fevereiro e dois em março. Apesar dos bons números, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para que a população mantenha os cuidados e pede para que os idosos que ainda não tenham se vacinado procurem os postos de saúde "o mais rápido possível".

TCE aponta superfaturamento de cerca de R$ 90 milhões na planilha do Samu no Rio: Empresa recebeu até pagamento que não estava previsto

Elizeu Pires

A OZZ Saúde, empresa que opera os serviços do Samu em vários estados, pode ter sido beneficiada com sobrepreço de R$ 89,8 milhões no Rio de Janeiro. A soma a maior é apontada pelo Tribunal de Contas do Estado na planilha relativa ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em todo o território fluminense. Uma auditoria do  TCE-RJ encontrou sete irregularidades, entre elas valores para cima que somam quase R$ 90 milhões, além de um pagamento de R$ 27.342.467,46, feito “sem previsão contratual, sem o oferecimento de garantia específica”.

Comissão de Saúde da Alerj debate situação do atendimento nos hospitais federais do Rio, que registram déficit de funcionários

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pela deputada Martha Rocha (PDT), realiza audiência pública nesta segunda-feira (26), às 14h, para debater a situação dos atendimentos de alta complexidade na rede hospitalar federal do estado do Rio. A reunião poderá ser acompanhada pela TV Alerj.

A audiência foi solicitada por meio de um requerimento da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) à comissão, da qual é vice-presidente. "Estamos com déficit de trabalhadores na rede federal, mesmo tendo alertado ao Ministério da Saúde sobre o caos anunciado se os contratos vigentes não fossem prorrogados. Isso levou a não abertura de leitos, prejudicando a assistência como um todo", declarou a parlamentar.

Saúde atualiza cenário epidemiológico da pandemia no Brasil

Ministro citou tendência de redução de casos, recursos e protocolo

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concedeu entrevista coletiva neste sábado (24) para atualização do cenário epidemiológico da pandemia de covid-19 no Brasil. Ao veículos de comunicação, ele citou que a pasta vem registrando, ao longo dos últimos dias, uma tendência de redução dos diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus e, por consequência, uma diminuição na pressão sobre o sistema de saúde do país.

Consórcio de Imprensa: vacinados contra a covid-19 chegam a 28,9 milhões, 13,7% da população

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou neste sábado (24) a 28.969.324, o equivalente a 13,68% da população total. Nas últimas 24 horas, 204.067 pessoas receberam a primeira dose da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.

Entre os quase 29 milhões de vacinados, 12.499.298 milhões receberam a segunda dose, o que representa 5,90% da população com a imunização completa contra o novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, 237.036 pessoas receberam essa dose de reforço. Somando as vacinas de primeira e segunda dose aplicadas, o Brasil administrou 441.103 doses neste sábado.

Aumento de salários concedido a prefeitos, vices e secretários em plena pandemia vira alvo de ações do Ministério Público

Elizeu Pires

Joacir Barbaglio Pereira, o  Joa, prefeito de Três Rios, sancionou o aumento do próprio salário em março, retroagindo os efeitos a janeiro Milhões de famílias, no Brasil inteiro, estão sem ter o que comer, mas, ao que parece, os agentes políticos de Rio Bonito, Saquarema e Três Rios, municípios do estado do Rio de Janeiro – onde a situação de extrema pobreza atinge casas aos milhares –, não dão a mínima importância a isso. Tanto que, no pior momento da pandemia de Covid-19 aumentarem os vencimentos de prefeitos, vices e secretários municipais, em índices de até 50%, com os novos valores passando a valer a partir de 1º de janeiro deste ano. Diante de tamanha irresponsabilidade e aparente falta de noção, o Ministério Público entrou de sola para conter os abusos, impetrando ações judiciais para anular os aumentos aprovados pelas Câmaras de Vereadores.

Itatiaia: Após sofrer mais uma goleada no TSE, Dudu estaria negociando passe para vestir camisa do time de Imberê

Elizeu Pires

O prefeito interino Imberê Moreira Alves era aliado de Dudu na campanha de 2020 e agora deverá receber o apoio do ex-governante na eleição suplementar Após sucessivas derrotas na tentativa de reaver, ainda que indiretamente, o controle administrativo de Itatiaia, o ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, estaria em negociação avançada com o prefeito interino Imberê Moreira depois de um racha de quase quatro meses entre os dois, desde que o presidente da Câmara colocou a mão na “caneta de ouro” da cidade do sul fluminense, objeto de desejo de Dudu.

Fiocruz entrega 500 mil doses a mais que a previsão semanal

Foram liberadas 5,2 milhões de doses

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) superou em 500 mil doses o quantitativo de vacinas previsto para ser entregue ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) nesta semana. Foram liberadas hoje (23) 5,2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Na quarta-feira (21), a fundação antecipou que a entrega semanal iria superar as 4,7 milhões de doses inicialmente previstas, mas estimou que seriam liberadas hoje 5 milhões de doses.

Nova Iguaçu começa a vacinar pessoas com comorbidades de 59 a 57 anos e profissionais de educação de 59 a 57 anos

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, na próxima semana, a vacinação contra a Covid-19, seguindo o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, para pessoas com comorbidades entre 57 e 59 anos e profissionais da educação de 57 a 59 anos. A cidade também tem um novo ponto de vacinação, que foi aberto na Clínica da Família Maraú, em Austin, nesta sexta-feira (23), totalizando 22 locais de imunização contra a doença.

A vacinação de pessoas com comorbidades terá início, na segunda-feira (26), pelas mulheres de 59 anos. Na terça (27) será a vez dos homens nesta faixa etária. Na quarta (28), mulheres de 58 anos serão imunizadas. Na quinta (29), os homens de 58 anos. As mulheres de 57 anos serão vacinadas na sexta (30). No sábado (1/5), homens desta mesma idade poderão procurar um dos pontos de vacinação.