Campos: Guardas Municipais doam alimentos para comunidade da Vila Industrial, em Guarus

 “Esta doação é uma provisão de Deus porque a pandemia desempregou muita gente na comunidade e precisamos de doações para aplacar a fome de famílias carentes aqui na região”. Assim se expressou Jorge Carlos da Silva Junior, presidente da ONG Amor e Arte, ao receber a doação dos alimentos entregues pelo comandante da Guarda Civil Municipal,  Carlos Augusto Leão, e pelo diretor do Departamento de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social,  Marcelo Arêas.

A entrega foi feita na sede da ONG Amor e Arte, que ensina aulas de teclado, violão e violino, e presta assistência social, acompanhamento pedagógico e acolhimento espiritual para crianças e seus familiares na Rua Nova Aurora, 42, no Parque Vila Industrial, em Guarus, na região que no passado, devido aos alagamentos, era denominada Lagoa do Sapo 2.

Justiça volta a enquadrar o prefeito de Caxias por bagunça na campanha de vacinação: Determinação é para que seja garantida a segunda dose

Elizeu Pires

A campanha de vacinação em Duque de Caxias tem sido marcada filas longas, aglomeração e desrespeito às regras Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 que o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB) vem aparecendo de forma negativa no noticiário pela insistência em descumprir o esquema de imunização, aplicando a vacina a sua maneira e ainda achando que está certo. Ele, inclusive, já foi multado por não acatar ordem judicial, mas ainda não tomou jeito.

Estado já repassou R$ 4,9 bilhões para as prefeituras fluminenses

A última transferência, no valor de R$ 454 milhões, foi feita esta semana

O governo do Rio de Janeiro repassou nesta semana R$ 454 milhões para os 92 municípios fluminenses. O depósito feito pela Secretaria de Fazenda refere-se ao montante arrecadado no período de 12 a 16 de abril. Os valores correspondem à distribuição de parte da arrecadação dos tributos ICMS e IPVA às administrações municipais. O total depositado no mês de abril, até o dia 20, foi de R$ 724 milhões. Desde o início deste ano, ao adicionar as cotas-parte e os repasses relacionados às transferências federais e à receita diretamente arrecadada pelo Estado, os municípios receberam um total acumulado de R$ 4,9 bilhões.

Prefeito de Barra Mansa é absolvido em processo no qual foi acusado de abuso de poder na campanha eleitoral

Elizeu Pires

O juízo da 94ª Zona Eleitoral julgou improcedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida contra o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (foto) e a vice-prefeita Maria de Fátima Lima da Silva, representados na ação pelos advogados Eduardo Damian e Marcio Alvim. O prefeito e a vice foram denunciados por suposto abuso de poder político e econômico, com uso da maquina administrativa na campanha.

Vereador denunciado por compra de votos perde cargo no estado

Ratinho Junior tinha sido nomeado subsecretário e suplente já estava pronto para assumir

O governador Claudio Castro voltou tornou sem efeito a nomeação do vereador de São João de Meriti, Giovani Leite de Abreu Junior, o Ratinho Junior (foto), para um cargo de subsecretário na Secretaria de Esportes. A nomeação, datada de 16 abril já tinha siso publicada no Diário Oficial. O recuo do governador foi motivado por uma reportagem levada ao ar na noite da última sexta-feira, na qual a TV Globo revelou um esquema de compra de votos que teria sido montado pelo então candidato a vereador e o pai dele, deputado estadual Giovani Ratinho.

Estado terá alívio de R$ 4,5 bi com Novo Regime de Recuperação Fiscal

Programa foi regulamentado pelo governo federal e Secretaria de Fazenda já está com pedido de adesão adiantado

Até maio o desembolso chegaria a R$ 1,204 bilhão O estado do Rio de Janeiro vai pedir adesão ao novo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), regulamentado esta semana pelo Decreto 10.681, publicado em edição especial do Diário Oficial da União. A adesão ao novo Regime poderá proporcionar um alívio no caixa do estado superior a R$ 4,553 bilhões só este ano. Isso porque os pagamentos do serviço da dívida junto à União, em 2021, chegariam a R$ 5,757 bilhões. Como ainda está no RRF original, instituído pela Lei Complementar 159/17, o estado vem sendo obrigado a arcar com elevados pagamentos à União desde setembro de 2020, com desembolso total de R$ 1,204 bilhão até maio.

TCE notifica Edmar Santos e Gabriell Neves por fraude em contratação de UTIs

Atos assinados por ex-secretário e ex-subsecretário têm potencial sobrepreço de R$ 74,5 mi

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) decidiu notificar o ex-secretário de Estado de Saúde Edmar Santos e o ex-subsecretário executivo da pasta Gabriell Neves por cinco irregularidades na contratação emergencial de leitos de UTI para combate à pandemia da Covid-19. Auditoria governamental da Corte apontou diferença de valores na contratação do mesmo serviço. Um exemplo é o potencial sobrepreço na ordem de R$ 74.520.000,00 no contrato de uma empresa quando comparado à celebração com outra prestadora. Os citados têm 15 dias para apresentar defesa. A decisão foi tomada na Sessão Plenária Telepresencial desta quarta-feira (21/04).

“Era Biriba” ainda não teria acabado na Câmara de Mesquita, onde o gasto do dinheiro público é tão transparente que não dá para ver

Elizeu Pires

O plenário da Câmara é tão vazio quanto o Portal da Transparência da Casa, que só tem feito sessões para votar mensagens do Poder Executivo No tempo em que fora presidida pelo vereador Marcelo dos Santos Rosa, o Biriba, que não se reelegeu, a Câmara de Vereadores de Mesquita, município mais jovem da Baixada Fluminense, ficou marcada por escândalos, denúncias de irregularidades nos contratos de fornecimento e prestação de serviços, além de nomeações de assessores que teriam recebido salários sem trabalhar. O tempo passou, Biriba ficou sem mandato e o Legislativo é presidido por Saint Clair Esperança Passos, o Sancler Nininho. Porém, ao menos no quesito transparência, a “Era Biriba” não teria terminado, pois os gastos da Casa, que deveriam ser públicos, não são encontrados no que a Câmara Municipal chama de Portal da Transparência.

Washington Reis vai acabar falando sozinho no MDB: Prefeito de Belford Roxo vai deixar a legenda e levar uns dez com ele

Elizeu Pires

Waguinho, reeleito com 80,40% dos votos, está de saída do MDB, legenda das qual Washington Reis se comporta como dono A arrogância do prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis vai acabar custando caro ao MDB, partido no qual age como dono e senhor da vontade dos demais integrantes. Esse é o raciocínio de políticos de várias legendas, com base na Baixada Fluminense e no interior do estado. Nos próximos dias a legenda deverá ficar menor com a saída do prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, que está de malas prontas para embarcar rumo ao PSL, que, ao que tudo indica, terá mais dois parlamentares, a deputada federal Daniela Carneiro, e o estadual Márcio Canela, que deverão aguardar a abertura da janela partidária, em março de 2022, evitando o risco de serem enquadrados por infidelidade partidária.